Blog Top Society - Karla Cruz

Desenhos expressam sentimentos das crianças no retorno das aulas

11/11/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/7430_post_1958.jpg
Desenhar e colorir na folha em branco são atividades que as crianças adoram realizar. O desenho é uma das primeiras formas de expressão na primeira infância. Em uma das aulas do Marista Escola Social Curitiba, que atende crianças de 1 a 6 anos, gratuitamente, no Bairro do Fazendinha em Curitiba (PR), a forma como as crianças representaram os professores chamou a atenção. O desenho feito pelos alunos conta com olhos grandes e sem nenhuma boca. 
 
Para o coordenador pedagógico Josué de Melo Andrade, o desenho representa o que acontece no entorno das crianças. “Quando eles criam por meio de pinturas, as cores que são escolhidas trazem muitas informações sobre o individual de cada um. O registro da Sofia aconteceu em um desses momentos, a turma estava desenhando coisas diferentes, até que ela se levantou e caminhou até nós com um sorriso nos olhos e nos disse: olha eu fiz você.” 
 
Nova rotina e forma de adaptação
 
Diferente de antes da pandemia, agora as crianças na primeira infância se adaptam todas as semanas em novas rotinas na escola, com protocolos, reencontros, organização da alimentação e das aulas na sala. “O desenho representa muito o que ela conhece e está sentindo, o fato da boca não aparecer demonstra, na prática, a efetividade da emoção que eles colocam no momento do desenho. Algumas crianças nunca viram seus professores sem a máscara e por isso eles não as fazem. Através de rodas de conversa, explicamos que neste momento se faz necessário esconder a boca e o nariz, pois estamos vivenciando um momento pandêmico”, revela a educadora Kharine Thamaris Antunes, uma das responsáveis pela atividade na sala de aula. 
 
A aluna Sofia Valentine de Araújo, de apenas 5 anos, é a responsável pelos desenhos que se tornaram tema do mês dos professores na escola. “Eu sou muito boa em desenhar, aqui na escola o que eu mais gosto de desenhar são as coisas que eu penso, ai eu desenho, se eu pensar na flor, eu desenho ela e vou colorir, desenhar as professoras foi muito legal”, revela. 
 
A educadora Rosa Miriam Clemente de Oliveira, reforça que esses desenhos retratam o tempo que vivemos, e que é possível incentivar que as crianças expressem seus sentimentos, seja com uma brincadeira, uma música ou um desenho. “Esse período ficou marcado na memória delas. Como uma escola, podemos oferecer acolhimento e ser fonte de inspiração não somente para o desenvolvimento pedagógico e artístico, mas também no diálogo das emoções, priorizando a saúde e o bem-estar, tão importantes neste momento”, finaliza. 
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página