Blog Top Society - Karla Cruz

CBA será palco para entrega da Comenda do Mérito Agronômico Brasileiro a três personalidades do setor no País

06/10/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/7120_post_11226.png
Três engenheiros agrônomos que simbolizam os valores da categoria agronômica no País receberão, de forma inédita, na noite de abertura do 32º Congresso Brasileiro de Agronomia, em outubro, em Florianópolis, a Comenda do Mérito Agronômico Brasileiro.
 
Esta é uma ação da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), que inova ao introduzir no evento a homenagem às personalidades que construíram sua carreira e dedicaram a vida a dar relevantes contribuições para o desenvolvimento do País. A comenda será entregue na noite de abertura da 32ª edição do CBA, que será realizado de 19 a 22 de outubro, no CentroSul, em Florianópolis.
 
Serão homenageados os engenheiros agrônomos Glauco Olinger, de Santa Catarina, João Bosco de Andrade Lima Filho, de Sergipe, e Anatoly Kravchenko, de Goiás. “Ao longo de todos esses anos de congresso, tivemos centenas de personagens que marcaram a história da agronomia do País. Assim, em atenção a pleito da categoria agronômica, resolvemos inovar e a Confaeab traz, a partir desta edição, a comenda que simboliza os valores do conhecimento agronômico e do associativismo”, ressalta Kleber Santos, presidente da entidade, que realiza o evento em parceria com a Federação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Feagro-SC).
 
As indicações partiram das associações filiadas.
 
Sobre os homenageados
Glauco Olinger, indicado pela Feagro-SC, hoje com 99 anos, foi o responsável pela fundação da Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Santa Catarina (Acaresc), em 1956, que depois de 35 anos foi convertida em Epagri. Também foi o fundador do Centro de Ciências Agrárias (CCA), da UFSC. Ele é considerado a enciclopédia viva da agronomia catarinense.
 
O engenheiro agrônomo Anatoly Kravchenko, indicado pela Aeago, tem 81 anos e foi um dos fundadores do Crea-Go, em 1968, entidade da qual exerceu as funções de presidente, vice-presidente, tesoureiro e secretário até 2001. Atuou como professor na a Escola de Agronomia, da Universidade Federal de Goiás. Teve diversos trabalhos na área de sensoriamento remoto, usos da terra, solos, florestas, drenagens e safras agrícolas. Algumas delas se tornaram livros.
 
João Bosco de Andrade Lima Filho, indicado pela Aease, tem 73 anos. É engenheiro agrônomo pela Escola Agronômica da Universidade Federal da Bahia e licenciado em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Iniciou a vida profissional como pesquisador do Instituto de Pesquisa Agropecuária do Leste Brasileiro, e teve atuação na Associação Nordestina de Crédito e Assistência Técnica Rural de Sergipe (Ancarse), na Usina Proveito S.A. e na Coordenadoria de Terras da Superintendência da Agricultura e Produção do Estado de Sergipe. Também foi diretor da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease), diretor geral do Mutua-se - Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea) e conselheiro federal do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
 
 
Sobre o Congresso Brasileiro de Agronomia
 
O 32º Congresso Brasileiro de Agronomia terá como tema central os “Desafios profissionais no mundo em transformação”, e tratará de assuntos relacionados à política profissional e a aspectos que afetam todo o setor produtivo e a segurança alimentar da população.
 
Serão 14 painéis com cerca de 40 palestrantes nacionais e internacionais, entre eles, Alejandro Luis Bonadeo, vice-presidente da Associação Mundial dos Engenheiros Agrônomos (AMIA), e os ex-ministros da Agricultura Alysson Paolinelli e Roberto Rodrigues. Paolinelli, que foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021 e que foi responsável pelo impulsionamento do agronegócio brasileiro a partir dos anos 1970, fará a palestra magna.
 
Inscrições abertas
 
As inscrições para o 32º Congresso Brasileiro de Agronomia já estão abertas e podem ser feitas neste link (https://www.cba-agronomia.com.br/site/cba2021/informacoes-de-inscricao). A participação pode ser presencial ou online. Há condições especiais para grupos. O evento é voltado a profissionais e estudantes de agronomia.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página