Blog Top Society - Karla Cruz

Gustavo Kraemer Trio lança single "Cabo Polônio", o segundo trabalho a ser divulgado do disco "Artesã"

24/09/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6996_post_14386.jpg
Trabalhar com música exige constante lapidação. Esta é a frase que baliza o novo trabalho de Gustavo Kraemer, músico natural de Dourados/MS e que atualmente reside na Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina. Nesta quinta-feira (23), o músico lança o single “Cabo Polônio'', segunda faixa do disco “Artesã” a ser divulgada. O material inédito estará disponível no canal do YouTube de Gustavo Kraemer, às 12h, e em áudio em todas as plataformas de streaming a partir das 00h do dia 23.
O lançamento dá o tom daquilo que o público pode esperar de “Artesã”: um trabalho que mostra o processo de lapidação de cada canção e que se apresenta sempre com duas versões, levando ao público a reflexão sobre “a ação do tempo sobre uma obra e sobre o artista, que se reflete na forma como ele escolheu apresentar o trabalho”, como explica Gustavo. A primeira versão da música (Cabo Polônio | Sessão Pedra Redonda) - instrumentada por violão e flugelhorn - foi lançada no último dia 09. Para esta nova versão, Gustavo apresenta “Cabo Polônio” ao piano e acompanhado por Caio Maurente (baixo acústico) e Lucas Fê (bateria).
O novo disco é o  primeiro trabalho individual e autoral de Gustavo, terá 10 faixas e será lançado no final de 2021. De acordo com o músico, este trabalho nasceu da reflexão profunda sobre o papel da arte no mundo através do contato com alunos em isolamento social. “Na pandemia, decidi que iria aproveitar a pausa nas atividades presenciais que realizava e finalmente gravar o disco instrumental fruto desses anos de imersão em Tatuí”, explica Gustavo. 
Carreira - Com uma trajetória na música desde os 8 anos de idade, quando um pequeno violão de presente do avô e com sua primeira composição musical feita aos 11, Gustavo dedica-se aos estudos de harmonia e piano e integra o Conservatório de Tatuí, considerado como maior centro de performance musical da América Latina. “Mergulhei profundamente na música como matemática da natureza, estudei harmonia, arranjos para pequenos grupos, big bands, orquestras, Jazz, música erudita, música popular brasileira, música do interior do Brasil e atualmente estou encarregado dos pianos da Big Band profissional do Conservatório, tocando com os professores do curso de música popular que são referência no continente”, destaca. 
Em sua agenda atual também está o trabalho em uma obra inédita para repertório sinfônico junto à IBOC (International Brazilian Opera Company), com o apoio do compositor João Macdowell, brasileiro radicado em Nova York. 
 
Além das atribuições de como músico profissional, Gustavo Kraemer também atua como  gestor da casa de cultura Instituto Casa Nobre, na praia da Guarda do Embaú (SC), lecionando piano, violão, guitarra, práticas de conjunto, improvisação e regendo o coral da comunidade. “Trabalhar como gestor de uma Casa de Cultura na Guarda do Embaú é algo mágico, pois este lugar é dotado de uma energia diferente de quase todos os outros lugares que passei e já conta com uma história de generosidade, apoio a comunidade e de gestão coletiva que me faz sentir ainda mais pertencente a ideia toda”, completa Gustavo.

Sobre o Single - A composição Cabo Polônio é inspirada na praia homônima localizada em uma reserva ambiental no Uruguai, um micro-povoado ao qual se pode chegar apenas pelo transporte oficial da guarda ambiental uruguaia e onde não há rede elétrica: o autor brinca que Cabo Polônio é uma “praia do passado”. Na areia dessa praia nasceu a música, escrita na madrugada do dia em que conheceu Jorge Drexler, a convite do músico Zelito Ramos em 2017.

Musicalmente, o single Cabo Polônio | Sessão Estúdio SOMA em versão trio chega influenciado por temperos sul-americanos, incorporando uma estética rítmica inspirada em Robertinho Silva e João Donato, ao mesmo tempo em que a re-harmonização foi feita pensando nas ondas do mar que abrem picos e vales melódicos, inspirados pelos arabescos de Debussy, explorando cores que não estavam presentes na versão anterior para violão. 
 
// GUSTAVO KRAEMER TRIO
Pré-save ‘Cabo Polônio’ tratore.ffm.to/cabopolonio-sessaoestudiosoma 
Conheça o artista linklist.bio/gustavokraemer

FICHA TÉCNICA DA MÚSICA
Piano, composição e produção musical - Gustavo Kraemer
Bateria - Lucas Fê
Baixo - Caio Maurente
Captação de áudio - Clauber Scholles
Mixagem e masterização - Wagner Lagemann
Capa e design promocional - Vitória Proença 
 
// FICHA TÉCNICA DO VÍDEO
Captação - 229 Visuais (Vini Angeli, Vitória Proença) + OCorre Lab (Bruno dos Anjos, Guilherme Becker)
Montagem/Edição - Vini Angeli
 
// PREVIEW EXCLUSIVO PARA IMPRENSA

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página