O Brasil registrou recorde histórico na criação de novas empresas, com destaque para Itajaí, que se consolida como um dos principais polos de negócios no país, com a abertura de 10.678 novas empresas até a segunda quinzena de outubro. Desse total, 93,28% correspondem a Micro e Pequenas Empresas. Os setores de comércio e serviços lideram as novas aberturas, representando 25,36% e 61,13%, respectivamente.
O Brasil alcançou novo recorde na abertura de empresas, com mais de 3,3 milhões de novos CNPJs registrados nos nove primeiros meses de 2024, segundo dados do Sebrae. Desse total, 96% são micro e pequenas empresas, o que demonstra o fortalecimento do empreendedorismo no país. Em meio a esse cenário de crescimento, Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, desponta como um dos principais polos de negócios, tendo registrado a abertura de 10.678 novas empresas de janeiro até a segunda quinzena de outubro. Desse total, 93,28% correspondem a Micro e Pequenas Empresas (MPEs), que incluem Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Os setores de comércio e serviços lideram as novas aberturas, representando 25,36% e 61,13%, respectivamente.
Com o maior PIB de Santa Catarina e infraestrutura robusta, Itajaí se destaca pela capacidade de atrair investimentos privados e públicos. Um dos exemplos desse potencial é o Passeio São Vicente, novo mall que está em construção e que promete ser um marco para a economia local, especialmente por trazer movimentação econômica ao bairro localizado nas proximidades da área central e, com isso, expandir o desenvolvimento. Com R$ 30 milhões em investimentos, o empreendimento terá 5,5 mil metros quadrados de área na primeira fase e deve gerar 300 empregos diretos, além de movimentar R$ 4 milhões mensais em negócios.
"O crescimento econômico de Itajaí e seu potencial empreendedor foram fatores decisivos para o investimento no Passeio São Vicente. A cidade oferece mão de obra qualificada e uma localização estratégica, com fácil acesso a rodovias, portos e aeroportos, o que a torna uma escolha natural para empresas que buscam se estabelecer em um mercado dinâmico e em expansão", afirma Jeferson Ferrão, diretor do Passeio São Vicente.
O Passeio São Vicente será um ambiente ideal para a instalação de diversos tipos de empresas, como comércios de varejo, restaurantes, clínicas de saúde e beleza. O empreendimento também se beneficia da localização no bairro São Vicente, que é considerado o novo centro urbano da cidade, com uma população crescente e uma oferta cada vez maior de serviços e comércios.
Itajaí: polo de negócios e infraestrutura de ponta
Além do recorde no número de empresas abertas, Itajaí é reconhecida por sua infraestrutura de alto nível, com um dos maiores portos do Brasil e localização estratégica às margens da BR-101. Isso, aliado a altos índices de segurança e qualidade de vida, faz da cidade um ambiente propício para negócios e para a valorização de imóveis comerciais e residenciais.
Com o Passeio São Vicente e grandiosos projetos de infraestrutura em andamento, como o Promobis, que prevê a construção de um túnel submerso entre Itajaí e Navegantes e a implementação de ônibus elétricos intermunicipais, a cidade se consolida como um dos principais destinos para investimentos no Brasil.