Blog Top Society - Karla Cruz

Abel lança o single e o videoclipe Pelos Outros com a participação de Eduardo Moreira

23/07/2021    Rosilene Bejarano

img/topsocie_blog/6370_post_8940.jpg

Inspirado em projeto do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra do Paraná, o MC fala sobre a solidariedade e empatia nesse momento de crise sanitária, econômica e Social no Brasil.
A crise que estamos enfrentando nos fez enxergar o quanto o outro é necessário. Ao longo desse 1 ano e meio de caos, as condições mentais, sociais e econômicas pioraram. Sobreviver, para muitas pessoas, só tem sido possível com a ajuda de quem está próximo e até de desconhecidos. Observando esses atos de solidariedade e agregando às suas próprias experiências, Abel compôs “Pelo Outros”.  O jazz rap, com elementos sutis de funk, produzido pelo Zinho Beats cria uma atmosfera leve para que o MC desenrole as ideias, baseadas em Lucas 3:11: “Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira.” 

Para complementar a visão, Eduardo Moreira, do instituto Conhecimento Liberta, eleito um dos 3 melhores economistas do Brasil em 2016, observa na introdução que “a verdade é que ninguém se salva sozinho… o carro que tu anda, a casa onde tu mora, a roupa que tu veste tem  o suor de quem anda a pé, passa frio e vive no perigo. A miséria do irmão é o espelho do que a gente carrega no peito”.

                           OUÇA O SINGLE “PELOS OUTROS” AQUI 

A fonte de inspiração para que Abel amarrasse seus pensamentos foi um projeto do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra do Paraná. “O próprio fato de usar uma máscara, eu estou fazendo por mim e pelos outros. Tomar uma vacina é a mesma coisa… embora isso seja pequeno, possui uma grande importância”, diz. “No meio do processo, por indicação de um grande amigo, conheci o trabalho do MST do Paraná. Através do “Marmitas da Terra”, eles distribuem marmitas feitas com alimentos da Reforma Agrária para pessoas em situação de vulnerabilidade, desde o início da pandemia. Cerca de 1100 pessoas são assistidas por semana, e achei incrível o trabalho… parecia que a música tinha sido feita e pensada a partir do que vi ali.”

Por essa conexão, o vídeo gravado em estúdio sob a direção de Gabriel Silva, fotografia de Renan Bett e edição/pós-produção de Taysson Bett, tem projeção de imagens das ações cedidas pelo próprio MST em Curitiba. Sobre todo o conjunto da obra realizada, Abel revela que “esse é um dos meus trabalhos que mais me tocou até hoje. Não é sobre mim. É um convite a olharmos à nossa volta, o nosso amor a Deus se torna efetivo quando amamos o próximo”.

O single “Pelos Outros” está disponível nas plataformas de música digital (https://onerpm.link/PelosOutros) e o vídeo pode ser assistido no YouTube (https://youtu.be/SNdJ17X-uZo).
SOBRE O ABEL
Envolvido com a música desde a infância, Abel desenvolveu seu talento na igreja. Ainda na adolescência conheceu o RAP através dos Racionais MC’s, RZO, Apocalipse 16, Charlie Brown Jr e Planet Hemp. Essas influências contribuíram diretamente para linguagem musical que criaria mais tarde. Após integrar alguns grupos de RAP, incluindo o Efikaz, fez sua estreia solo em 2012 com o álbum “Sai Fora Caim”. Todo arquitetado pelo próprio MC e beatmaker de Joinville / SC, o projeto abriu portas. Ele dividiu palcos com Benjah, Dominic Balli, Christafari, Oficina G3, Dj Alpiste, Lito Atalaia, Emicida, Marechal. E também participou de trabalhos do Fex Bandollero, Biorki, Felipe Vilela e Jhonatam Marques. Como produtor, a convite do Luiz Café (responsável pela mixagem de "Sai Fora Caim"), Abel gravou bateria em algumas produções, incluindo GRIOT do Marechal. Produziu "Nosso Tempo, do Akira Presidente com Helio Bentes, do Ponto de Equilíbrio, e participou do "Contest Remix Eu Já Sabia", do Marcelo D2, no qual foi um dos finalistas.
 
Canais oficiais do Abel
Instagram.com
Facebook.com
Spotify
Youtube

 Fonte: Adailton Moura
Foto: Divulgação 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página