Blog Top Society - Karla Cruz

Livro infantil "Antônio e o Boi" será lançado em 10 de junho

01/06/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5856_post_12244.jpg
Uma das principais manifestações da cultura popular de Santa Catarina, o folguedo do Boi de mamão é tema do livro “Antônio e o Boi”, da autora Tábata Torres, que será lançado no dia 10 de junho. A obra literária tem o intuito de conectar crianças com os costumes e tradições do litoral catarinense, para incentivar, desde a infância, o conhecimento e a valorização da sua identidade. Além disso, contribui para a acessibilidade ao contemplar produções para portadores de deficiência visual e auditiva.

O lançamento acontece às 20h, em uma live no Instagram da autora (@ta.teconto). No evento, Tábata irá falar sobre o livro, seu processo como escritora e disponibilizará os canais de acesso ao conteúdo. O livro narra a história de amizade entre o menino Antônio e seu boi de estimação, que vivem em uma pequena comunidade pesqueira. “Por muito tempo procurei livros em formato de prosa para poder explicar para o meu filho pequeno o que era toda aquela encenação do folguedo do Boi de mamão”, relata Tábata. Com isso nasceu o primeiro livro publicado de sua carreira, ilustrado pelo artista Lelê Lou. 

img/topsocie_blog/5856_post_384.jpg
img/topsocie_blog/5856_post_3516.jpg
As ilustrações também foram pensadas para proporcionar a inclusão de crianças com dificuldades de baixa visão e similaridade com cores, como o daltonismo. A autora busca trazer acessibilidade para seus projetos e com “Antônio e o Boi” não foi diferente. Além de exemplares físicos, a obra conta com três versões digitais: em audiolivro, em audiolivro com audiodescrição (para descrever as imagens para  pessoas com deficiência visual) e em vídeo com tradução em libras. Todos serão disponibilizados de forma gratuita. 

O livro é resultado do projeto contemplado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura de 2020, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), realizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina. Também conta com patrocínio de Lily Empreendimentos e GK Empreendimentos.

Sobre a autora
Tábata Torres - É designer de moda de formação e possui especialização em design gráfico, além de ser capista e diagramadora. Tábata é coautora em antologias da Editora Cartola e, desde 2017, atua como diretora de cultura na Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas. É mãe, TDAH ansiosa e criativa e trabalha com acessibilidade digital nas redes sociais. Instagram literário @ta.teconto.

Sobre o ilustrador
Leandro Lougedo (Lelê Lou) – É quadrinista, ilustrador e muralista profissional. Leandro nasceu em Buenos Aires, na Argentina e formou-se na Escola de Artes Visuais de Martín A.Malharo, em Mar del Plata. Viajante por natureza, hoje vive no Brasil aperfeiçoando a sua arte. Instagram @leandrolougedo.

Lançamento do livro “Antônio e o Boi”
On-line por meio do Instagram @ta.teconto (https://www.instagram.com/ta.teconto/)
10 de junho, às 20h
Mais informações: (47) 99243-2797, com Louise Stefany, ou (47) 99782-6662, com Bárbara Benetti
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página