Blog Top Society - Karla Cruz

Neumarkt celebra o Dia Internacional do Jazz

29/04/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5516_post_14564.jpg
A atmosfera musical comum em metrôs europeus e nas ruas de New Orleans - berço do Jazz nos Estados Unidos - será transportada para o Neumarkt nesta sexta-feira (30), Dia Internacional do Jazz (Jazz Day). Em parceria com o Clube do Jazz de Santa Catarina, o Neumarkt preparou uma programação especial que vai surpreender o público com este estilo musical caracterizado pela improvisação e o ritmo não linear. As apresentações serão realizadas no túnel da Rua Sete - que dá acesso ao Neumarkt -, em diferentes pontos do shopping e se encerram com um show nacional da cantora Litha (finalista do The Voice Brasil), no Espaço NK Gourmet, em frente ao cinema.
 
Instituído pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, o Dia Internacional do Jazz (Jazz Day) foi criado no ano de 2011 com o intuito de divulgar o gênero musical no mundo e evidenciar sua força em unir pessoas. “A ideia veio do consagrado pianista de jazz americano Herbie Hancock. Desde então, todo dia 30 de abril é dedicado a shows, concertos, palestras e ações humanitárias ao redor do mundo. E Blumenau não poderia ficar de fora deste movimento”, destaca Carlos Schrubbe, curador musical do Neumarkt e diretor do Clube do Jazz de SC.
 
Para recriar o clima jazzístico, o evento traz como uma das referências os metrôs europeus, local onde diversos músicos de jazz costumam se apresentar de forma livre. Outro lugar que inspirou a programação do Dia do Jazz no Neumarkt é o famoso bairro francês Vieux Carré (French Quarter) da cidade norte-americana New Orleans, no estado de Louisiana, onde o gênero musical nasceu no final do século 19 e início do século 20, e onde também músicos de jazz tocam livremente pelas ruas todos os dias.
 
“A ideia é transformar o túnel de acesso ao shopping em uma espécie de metrô europeu. Para isso, vamos colocar músicos de jazz tocando nesse espaço em dois momentos, ao meio-dia e à tarde. E dentro do shopping haverá músicos de jazz espalhados por três pontos simultaneamente, também ao meio-dia e à tarde, para dar a ideia de como é o centro de New Orleans, onde as pessoas caminham e encontram vários músicos de jazz tocando em diferentes lugares. Será uma bela homenagem ao Dia Internacional do Jazz”, afirma o diretor do Clube do Jazz. 
 
Encerrando a programação em grande estilo, às 19h30, o público poderá assistir a um show da cantora Litha, no Espaço NK Gourmet. A finalista do programa The Voice Brasil, em 2019, vai apresentar um repertório que faz a fusão do jazz com o pop, interpretando canções de nomes como Billie Holiday, Amy Winehouse, Aretha Franklin e Nina Simone. “Será um grande show da nossa diva blumenauense, que além de levar o nome da cidade para todo o país é uma cantora muito versátil. Canta rock, blues, pop, MPB e jazz maravilhosamente. Essa alma polivalente expressa o que o jazz é na essência, o que poucos artistas conseguem fazer”, ressalta Schrubbe. 
 
Confira a programação do Jazz Day nesta sexta-feira (dia 30):

12h - Túnel de acesso ao shopping / 17h - Corredores do shopping
André Ribeiro - Músico de Blumenau (guitarra/voz) que traz uma atmosfera nostálgica e descontraída com grandes clássicos que vão de Frank Sinatra, Dean Martin, Louis Armstrong a Django Reinhardt. Sua apresentação varia entre performance solo, duo ou banda.
 
16h - Túnel de acesso ao shopping
Ladson Souza - Escaletista, compositor e educador, nasceu em 1990 em Blumenau. Estudou no Conservatório de Música Popular de Itajaí, sempre buscando extrair novas possibilidades sonoras, desenvolvendo novas técnicas para a escaleta e conquistando o público com sua sensibilidade e bom gosto.
 
12h e 17h - Corredores do shopping
Mazin Silva - Com musicalidade genuinamente brasileira, toca de Samba, Baião, Bossa Nova, Jazz e Funk-rock a baladas e músicas regionalistas do Sul, prevalecendo sempre os diferentes arranjos e o estilo próprio de compor e tocar. Já se apresentou em Viena e Linz (Áustria) e Berlim (Alemanha), além de festivais nos Estados Unidos e na Espanha.
 
12h - Corredores do shopping
Jackson Carlos - Guitarrista, violonista, produtor musical e diretor artístico, desenvolve pesquisa e estudo sobre o jazz e a música brasileira. Atua em formato solo e com o grupo Jackson Carlos Trio. Tem dois álbuns autorais gravados: “Fabergé” (2012) e “Quando eu for grande” (2016). 
 
12h e 17h - Corredores do shopping
Oscar Silva - Iniciou os estudos no violão aos 13 anos e aos 18 migrou para o contrabaixo elétrico. Atuou como professor nas escolas de música Freestudio, Musicarte, Teatro Carlos Gomes e no curso técnico da Escola Barão. Hoje atua como músico, pesquisador, professor e integrante do grupo Jazzmine Trio. 

19h30 - Espaço NK Gourmet (pavimento superior)
Litha - Participante do The Voice Brasil 2019 pelo time Michel Teló, a carioca Litha conquistou o jurado nas audições às cegas ao interpretar a música “Sete Vidas”, da Pitty. Desde 2013, Litha aposta na carreira de cantora solo com projetos de músicas autorais. Atuou como solista no coral do Instituto Sebastião Pereira Portes em 2006, no Rio de Janeiro, onde também foi vocalista das bandas Gade, Rock na Rua e Inove entre 2008 e 2012. Desde 2017 trabalha como professora de técnica vocal em Blumenau.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página