Blog Top Society - Karla Cruz

Varejo de Santa Catarina começa a se adequar à emissão de NFC-e

22/04/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5463_post_13235.png
Hoje, cada estado brasileiro possui liberdade para determinar as regras no que diz respeito à emissão dos documentos fiscais eletrônicos, e é por este motivo que em alguns estados a emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) já é obrigatória e, em outros, esta transição do cupom fiscal para digitalização do varejo ainda está acontecendo, como é o caso de Santa Catarina. O estado catarinense é o último do país a se adaptar a este novo cenário no varejo, que ainda não tem data para a obrigatoriedade.
 
Para o diretor técnico do MYRP, empresa especializada na emissão de documentos fiscais eletrônicos por meio de um sistema de gestão empresarial 100% online, Tibério César Valcanaia, a digitalização do varejo pode trazer muitos benefícios. “Com a migração para a nota fiscal de consumidor eletrônica, o processo proporcionará vantagens para os consumidores, varejistas e também para os profissionais do setor contábil”, diz.
 
Em Blumenau (SC), uma loja do setor de vestuário já emitiu a sua primeira nota fiscal de consumidor eletrônica. Com a solução disponibilizada pelo MYRP, software de emissão de documentos fiscais eletrônicos por meio do seu sistema de gestão empresarial, a loja Noa Noa, localizada no Giassi Supermercados, emitiu em 7 de março de 2021 a sua primeira NFC-e, conforme relata a empreendedora Valéria de Fátima Martins Trentini. “O programa é muito fácil de utilizar, facilitando a emissão da nota fiscal. Além disso, consigo acompanhar de forma remota a emissão”, conta a proprietária da loja.
 
Valéria comenta que a principal vantagem na emissão da nota fiscal de consumidor eletrônica (NFC-e) para o seu negócio é a economia financeira. “Se não tivesse acontecido essa parceria com o MYRP, eu teria que investir em torno de 4 mil reais para comprar a impressora fiscal lacrada e mais a instalação do sistema. Pesquisei entre muitas empresas de Blumenau e região, não havia nenhuma que se mostrasse efetiva e que me auxiliasse dessa forma. Pude implantar tudo com o custo somente da mensalidade”, completa a proprietária da loja Noa Noa.
 
Profissionais contábeis
 
Para os profissionais que atuam no setor contábil, a emissão da NFC-e também é muito vantajosa, principalmente, quando pensamos na facilidade que o contador terá em fazer o download dos dados do cliente.
 
A profissional de contabilidade, Fabiele Cristine Thomazi, explica que com a chegada da NFC-e o processo de emissão de nota fiscal para o cliente será mais rápido e econômico. “O armazenamento dos documentos também será mais seguro. Já tivemos problemas com clientes que tinham um emissor de ECF que acabou dando problema na máquina e acabaram não conseguindo recuperar os dados. A facilidade também é um grande benefício, já a importação da NFC-e para o nosso sistema também será muito mais rápida, não precisando lançar manualmente os dados da redução enviados pelos clientes”.
 
Benefícios
 
Valcanaia destaca que a adoção em todos os estados de um modelo de documento fiscal eletrônico para o varejo é uma demanda antiga dos grandes varejistas nacionais, que precisavam coordenar várias iniciativas diferenciadas em cada estado com lojas. “Em Santa Catarina, por exemplo, o modelo de cupom fiscal exige uma série de controles exclusivos. Com o processo de emissão padronizado, a adequação de sistemas e de processos se torna mais facilitada”, afirma.
 
Além disso, por não precisar de uma impressora fiscal, o modelo abre oportunidades para novas formas de venda, como o checkout móvel, permitindo que o vendedor finalize as vendas sem necessidade de passar por um caixa, por exemplo, além de reduzir custos com compra de papéis e espaço para armazenamento. “A novidade também abre espaço para a convergência entre documentos fiscais eletrônicos e meios de pagamento além de facilitar a integração entre as empresas e contadores: com um modelo eletrônico o processo de escrituração pode passar a ser on-line”, explica Valcanaia.
 
Primeira NFC-e emitida em Santa Catarina
 
A estreia da NFC-e no Estado aconteceu na MEGA LOJA Koerich, em São José. A implantação do sistema de emissão no grupo foi feita por meio do sistema da Inventti Soluções Empresariais, uma das líderes nacionais em documentos fiscais eletrônicos e pertencente ao mesmo grupo do sistema MYRP.
 
Sobre o MYRP
 
Como todo negócio de sucesso, o MYRP também começou com uma simples ideia. Da experiência de observar como as grandes empresas do mercado realizam sua gestão, as ferramentas que utilizam e como organizam seus processos, pensamos: e se houvesse um sistema de gestão que entregasse para as pequenas empresas tudo o que as grandes utilizam?
 
A partir dessa pergunta nasceu o MYRP, um sistema de gestão empresarial completo que oferece às micros e pequenas empresas as melhores ferramentas para os negócios crescerem exatamente de acordo com as principais necessidades gerenciais.
 
O MYRP utiliza o motor fiscal e faz parte do Grupo Inventti, pioneira em NF-e e uma das maiores empresas nacionais de documentos fiscais eletrônicos. Hoje, já são mais de 30.000 negócios atendidos e cerca de 450 escritórios de contabilidade parceiros – números que não param de crescer. Comece a utilizar o MYRP agora mesmo e #VamosCrescerJuntos.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página