A pandemia acelerou todos os processos de digitalização no mercado.
No e-commerce, muitas empresas precisaram investir em plataformas e logística
para poder atender a demanda de mercado. E mais, com as adequações necessárias
para atender ao boom de pedidos, o entrave, para muitas empresas, foi no acesso
as matérias-primas.
Neste cenário, a empresa catarinense Altenburg, líder no mercado da
América Latina na produção de travesseiros, já vinha investindo na
reestruturação de processos e em sua logística e registrou crescimento no
mercado e celebra acréscimo no faturamento.
“Em 2018 iniciamos toda a nossa reestruturação do e-commerce, com
ampliação de nossa plataforma, focando na experiência de compra dos
consumidores, com maior conversão de vendas e ampliação do tícket médio. Todo
esse esforço foi revertido em resultado bruto, com crescimento de 70% no
e-commerce em 2020 em comparação com 2019”, destaca Ilson Luz, coordenador de
e-commerce da Altenburg. Para 2021 a empresa mantém as expectativas na casa de
dois dígitos e que a utilização do omnichannel é cada vez mais uma estratégia
de venda, contribuindo não apenas para conversão de vendas, mas também e,
principalmente, para melhoria no relacionamento com os consumidores.
Ao analisar os dados de 2020, 30% das vendas do e-commerce da
Altenburg foram realizadas pelas capitais e 70% para as cidades de interior.
“Os produtos que mais venderam foram voltados especificamente para conforto e
experiência. Os consumidores passaram mais tempo dentro de casa, devido à pandemia,
e apuraram o olhar para itens diferenciados, como os pillow tops de colchões,
travesseiros com tecnologia avançada, cochas e roupa de cama puxaram a alta nas
vendas”, explica o coordenador de e-commerce da Altenburg.
O estado de São Paulo foi o campeão de vendas em 2020, número que
também se justifica pela grande territorialidade. Na sequência aparecem os
estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Rio de
Janeiro. Quando segmentamos o olhar para as cidades, temos como potencializadores
dos números no e-commerce São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro,
Brasília, Belo Horizonte, Florianópolis, Blumenau, Goiânia e Campinas.
Segundo dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de
Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) em parceria
com o Neotrust | Movimento Compre & Confie, em 2020 o país registrou um
crescimento de 73,88% em comparação com os dados de 2019.
Ainda de acordo com o Relatório Setores do E-commerce, durante a
pandemia, 86% dos brasileiros conectados à internet e acima de 18 anos
compraram online pelo menos uma vez. A maioria (38%) fez de 2 a 5 compras e
11,1% realizaram mais de 10 compras.
Na mesma análise, os consumidores informaram os canais que mais
influenciaram para realização de uma compra. O grande destaque foi o
Google/outros mecanismos de busca (62,43%), seguido de Instagram (com 46,45%) e
Facebook (com 46,15%).
Segundo a ABCOM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), os
segmentos que mais cresceram no período foram alimentos e bebidas, com alta de
241%; seguida por itens de cama, mesa e banho, com alta de 236%; brinquedos,
que subiram 211%; móveis, com alta de 174%; e eletros portáteis, com alta de
164%.
Sobre a Altenburg:
A empresa familiar catarinense está perto de completar 100 anos de
atuação no mercado e é uma das maiores indústrias têxteis do país. Atualmente é
a maior produtora de travesseiros da América Latina, gera cerca de 1,7 mil
empregos diretos, em três plantas no Brasil e uma no Paraguai, estando presente
em mais de 7 mil pontos de venda.
A Altenburg mantém um sólido compromisso com o consumidor, com foco
em design, conforto e qualidade, levando mais de 1,2 milhões de produtos às
casas dos brasileiros e de toda a América Latina. Também comercializa seus produtos
em 13 lojas próprias e no e-commerce www.altenburg.com.br.