Blog Top Society - Karla Cruz

Habilidades do futuro: 5 dicas para transformar o aprendizado profissional

22/03/2021    Karla Cruz

img/topsocie_blog/5265_post_4450.jpg
Rebeca Toyama comenta sobre as formas de aprendizagens profissionais e traz 5 dicas para desenvolver umas das habilidades do futuro
Em um cenário de muita diversidade, tecnologia e velocidade, o aprendizado tem que se tornar algo ativo e estratégico. Essa é a segunda habilidade do ranking do ‘Relatório do Futuro do Trabalho’ do Fórum Econômico Mundial, a aprendizagem ativa e estratégica. Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira, discute com muita clareza o tema e destaca as habilidades para garantir um espaço no mercado de trabalho. 

Antes, a aprendizagem ativa era um termo apenas conhecido na área da educação e com o passar do tempo, começou a ganhar espaço também dentro das organizações, pois as empresas entenderam a sua responsabilidade no desenvolvimento de seus colaboradores. E mais recentemente, o termo começou a ocupar espaço na agenda dos próprios profissionais, quando suspeitaram que essa é uma responsabilidade muito mais sua, do que de seus empregadores. 

A aprendizagem ativa é um processo amplo e tem como principal característica a inserção do aprendiz como protagonista em sua própria realidade, ou seja, essa metodologia busca estimular a todo tempo a participação do aluno, sempre centralizando na realidade que está inserido. E para a especialista, essa metodologia é uma excelente estratégia que facilita o aprendizado de adultos.
 
“Como a aprendizagem ativa busca compreender um ensino centrado no aprendiz, essa com certeza pode ser uma estratégia para facilitar o aprendizado de adultos que respondem melhor quando desafiados a resolver problemas e a construir novos conhecimentos a partir daquilo que já conhecem.”, explica Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira. 

E quais são as estratégias para ajudar na aprendizagem? 
As estratégias por sua vez, são um conjunto de atividades organizadas que faz com que o aprendiz deixa de ficar apenas escutando ou assistindo conteúdos e passa a ser membro ativo no processo de aprendizagem, por meio de estratégias pedagógicas que estimulam a apropriação e produção de conhecimento e a análise de problemas.


Vale ainda ressaltar que a metodologia ativa não implica necessariamente no uso das tecnologias, embora seja aliada, mas o foco principal é promover a autonomia do aprendiz nos processos de ensino-aprendizagem.
 
Rebeca Toyama ainda cita o autor Fredy Kofman e o livro Metamanagent o sucesso além do sucesso, para comentar sobre o caminho do aprendizado em cinco etapas.


“O autor Kofman mostra em seu livro as cinco etapas do caminho para se aprender, e tudo se resume no aprendiz identificar o campo de ação e admitir que não consegue funcionar naquele domínio, e a partir daí, começam as mudanças. Logo o aprendiz terá experiência suficiente nas situações reais do mundo; Em seguida o pensamento analítico é combinado com uma execução e com certa dose de intuição; e finaliza quando baseado em experiências concretas, a ação do expert não é lógica nem racional, mas intuitiva.”, comenta. 

É importante lembrar que aquisição de conhecimento é apenas uma parte, e para desenvolver uma competência é necessário praticar até adquirir uma habilidade, e acima de tudo ter uma atitude positiva e proativa perante a vida é o que realmente vai transformar o mundo.

“Como hoje vivemos um momento de muita oferta de conteúdo, vale ressaltar ainda que precisamos nos atentar que todo conteúdo que chega até você não é o que você mais está precisando, mas sim, o curso, o livro ou o vídeo que teve a melhor estratégia de marketing para te alcançar.”, finaliza Toyama.


Para auxiliar neste desafio, a especialista em estratégia de carreira, Rebeca Toyama, elaborou 5 dicas para desenvolver uma estratégia para aprendizagem ativa.

  1.   Reconheça o cenário atual e o que realmente você quer e precisa ser mudado: sem perfeccionismo, teimosia ou vaidade;
  2.   Tenha clareza dos resultados esperados: metas, indicadores, objetivos ou novos comportamentos;
  3.   Identifique o que ainda precisa ser aprendido para levar você do cenário atual para o desejado, evite buscar culpados ou justificativas;
  4.   Pesquise boas fontes de aquisição de conhecimento: fuja das distrações ou conhecimentos fragmentados, como por exemplo uma lista de livros ou vídeos desconectados da essência de seus objetivos;
  5.   Seja protagonista de seu crescimento: dedicando-se à aquisição do conhecimento que transformará você na pessoa capaz de realizar o que você veio fazer no mundo.

E diante de tanta oferta de conteúdo, a especialista ainda deixa uma autorreflexão:

1.   Quanto tempo de energia você tem gasto em frente da tela do computador lendo ou assistindo algo?
  1.   Como você efetivamente tem aplicado esse conteúdo?
  2.   Você tem se tornado uma pessoa melhor com o que tem aprendido?
  3.   Tem feito a vida de alguém melhor com o conteúdo absorvido?
 
Sobre Rebeca Toyama 
Rebeca Toyama é fundadora da ACI que integra competências e inteligências e transforma propósitos em carreiras e negócios. Especialista em estratégia de carreira e bem-estar financeiro. Possui formações em administração, marketing e tecnologia. Especialista e mestranda em psicologia. Atua há 20 anos como coach, mentora, palestrante, empreendedora e professora. Colaboradora do livro Tratado de psicologia transpessoal: perspectivas atuais em psicologia: Volume 2; Coaching Aceleração de Resultados e Coaching para Executivos. Integra o corpo docente da pós-graduação da ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal), da Universidade Fenabrave, do Instituto Filantropia, e da Academia GFAI.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página