Blog Top Society - Karla Cruz

NSC exibe programa especial em comemoração aos 170 anos de Joinville

04/03/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5144_post_12211.jpg
A NSC TV apresenta neste sábado (6) o programa “Francisca, a princesa de Joinville”. O especial é um dos presentes da emissora para a cidade de Joinville - que completa 170 anos no próximo dia 9 - e será transmitido, exclusivamente, para a região Norte do Estado.
 
O programa irá homenagear uma personagem importante da fundação da cidade, a Princesa Dona Francisca, que recebeu de presente de casamento as terras onde hoje fica Joinville e chegou a emprestar o seu nome no início do povoamento, quando a região ainda se chamava Colônia Dona Francisca.
 
A reportagem resgata momentos importante da vida da princesa, da infância órfã no Brasil, ao casamento com um príncipe francês, destacando a relação com o irmão Dom Pedro II e a força política de uma mulher que lutou pela monarquia na França e no Brasil.
 
Para compor o perfil desta importante personagem histórica, a produção ouviu mais de 10 historiadores brasileiros e portugueses. O diretor do Palácio Nacional da Ajuda, em Portugal, José Alberto Ribeiro, foi um dos pesquisadores que ajudaram a traçar o perfil da princesa. "Ela vem de um mundo muito ligado a Dom João VI e, já no final, de um mundo mais moderno. Ela assistiu a isso tudo. Repúblicas e impérios, um mundo muito conturbado, com muitas mudanças políticas e sociais e, portanto, é de fato uma figura muito interessante."

img/topsocie_blog/5144_post_271.jpg
img/topsocie_blog/5144_post_6547.jpg
 
O especial também mostrará quem são os únicos descendentes de Dona Francisca que vivem atualmente no Brasil. A equipe da NSC TV foi a São Paulo conhecer a Casa Imperial Brasileira, onde moram os dois homens que seriam os primeiros na linha de sucessão, caso o Brasil ainda fosse uma monarquia.
 
O programa destaca ainda a relação entre a Princesa Dona Francisca e a cidade que ela ganhou de presente, mas nunca conheceu. “O nome dela está em todos os lugares aqui em Joinville, nas ruas, nos comércios, nos livros de história, mas, paradoxalmente, ela parece desconhecida da grande maioria das pessoas. Por isso, nós acreditamos que o programa deve aproximar ainda mais os joinvilenses da sua princesa”, avalia o coordenador de Jornalismo da NSC TV em Joinville, Rafael Custódio.
 
O especial “Francisca, a princesa de Joinville” foi produzido nos últimos três meses. A reportagem é de André Lux, Silas Júnior e Hilton Maurente, com edição de Derick Padilha, produção de Anderson Marques e direção geral de Rafael Custódio. Após a exibição, o programa poderá ser visto também no Globoplay.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página