Blog Top Society - Karla Cruz

Exposição "Mulheres do Mundo" celebra o Dia Internacional da Mulher

01/03/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5104_post_1362.jpg
Ligiane Finardi Meyer, a Ligi, apresenta sua exposição “Mulheres do Mundo”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher – 8 de março – durante uma semana.
 
Ela é autodidata, uma fotógrafa por vocação e com um trabalho que lhe exige muitas viagens, mas sempre sobra um bom tempo para registrar momentos, lugares lindos, com a opção de contar histórias, culturas e tradições através de seu olhar apurado no exato momento do ‘clic’.
 
Ligiane prefere e tem um maior acervo de fotos sobre a natureza, seja por aqui na praia de Cabeçudas, em Itajaí, onde ela reside ou pelas suas andanças mundo afora.

img/topsocie_blog/5104_post_4501.jpg
img/topsocie_blog/5104_post_1826.jpg
“Eu também gosto de registrar rostos locais, tradições, culturas distintas e já o fiz de algumas mulheres. Cada foto escolhida tem por trás, uma história minha, da fotografada, do lugar onde foi feita e do estado emocional no momento do ‘clic’ (mesmo que em um flagrante!). Elas despertam em mim algum tipo de sentimento individual e que remete no final, ao que toda mulher sente: alegria, cansaço, tristeza, inocência, delicadeza, força. Do Japão ao Amazonas, a maioria das mulheres é assim, um mix intenso de sentimentos e várias histórias para contar”, diz Ligi.
 
Parte desse contexto você pode conferir de 1º a 8 de março, através de 25 fotografias que compõem a Exposição “Mulheres do Mundo” que estará no jardim da casa da Santacosta, na praia Brava, em Itajaí.
 
Sobre o Dia Internacional da Mulher
As histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher alimentam o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os eventos que levaram à criação da data são bem anteriores a este acontecimento e foram muitos. Mas, foi em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro no calendário Juliano, adotado pela Rússia até então), quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II, as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra - em um protesto conhecido como "Pão e Paz" - que a data consagrou-se, embora tenha sido oficializada como Dia Internacional da Mulher, apenas em 1921.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página