Comemorar o centenário de uma
história de sucesso não é para qualquer um. E, por isso, este ano
será especial, já que antecede o principal aniversário da Altenburg.
No dia primeiro de janeiro de 2021, a empresa renovou a logo e a identidade
visual, com uma marca mais robusta e ao mesmo tempo minimalista. A nova
identidade marcou o primeiro passo das comemorações do centenário da empresa.
Mas, antes mesmo de ser apresentada ao grande público, a campanha
interna, intitulada “Nosso jeito”, que nasceu com o objetivo de resgatar o
propósito da empresa, apresentou em primeira mão aos colaboradores a nova
logomarca da empresa, para que aqueles que ajudaram a construir o patrimônio se
familiarizassem com a novidade e a grande mudança no conceito da marca.
“Estamos muito felizes em dar início às comemorações do centenário da
Altenburg. Afinal, boas histórias não são desenhadas em linhas retas e foram 99
anos com muitas curvas que precisaram ser vencidas ao longo do caminho. Mais
importante ainda que olhar para trás e celebrar esse momento especial, é
estamos lançando as sementes para as próximas gerações”, comenta Rui Altenburg,
presidente da Altenburg e neto de Johanna Altenburg, fundadora da
empresa.
Agora no início de fevereiro a empresa apresentou ao público, por meio
de suas redes sociais, a nova linha Premium de produtos para casa, a
Altenburg Haus, trazendo ao mercado uma proposta mais elegante,
sustentável e sofisticada, que se manifesta na simplicidade, com produtos de
alta qualidade em parceria com os melhores fornecedores do mundo. Além disso,
além das três fábricas no Brasil, localizadas no sul e sudeste, e uma no
Paraguai, a empresa passa a contar como uma fábrica parceira na Ásia,
levando Santa Catarina para além do continente americano.
O lançamento trouxe para o showroom montado especialmente para os
representantes comerciais do Brasil uma linha para a classe A, que são
consumidores que valorizam experiências com produtos e serviços que sejam
autênticos, elegantes e sofisticados, que se manifestam na simplicidade do dia
a dia. As embalagens desta nova linha são a sensação, em forma de bolsas
e sustentáveis, com a preocupação de causar o menor impacto ao meio
ambiente e com valor agregado. Para Tiago Altenburg, diretor de marketing, o
ano está só começando e muitas novidades serão implantadas e deverão ser
impactantes para o futuro da empresa. “Ao pensarmos na sustentabilidade da
empresa, temos que vislumbrar os impactos para as próximas gerações. Produtos
diferenciados geram valor agregado e aproximam a marca dos costumes dos consumidores,
mas também não podemos perder a essência do know-how que nos trouxe até
aqui”, finaliza.
A primeira comemoração oficial rumo ao centenário foi uma live
com o presidente da Altenburg, Sr. Rui Altenburg, que falou com os 1.700
funcionários em todo o Brasil sobre esse novo e tão esperado momento da
empresa. Emocionado e com a voz embargada, ele agradeceu a todos os
colaboradores pelo empenho e dedicação. “Reconhecemos que ninguém faz nada
sozinho, é com a colaboração de todos que conseguimos chegar aonde estamos.
Cada um dos nossos colaboradores faz parte desta conquista, deixa, todos os
dias, nesta empresa, um pouco da sua essência e, é isso, que nos move e nos
faz, buscar a excelência”, comentou Rui Altenburg.
Além disso, o presidente da Altenburg destacou que a empresa sempre
buscou se atualizar e se aperfeiçoar. “Contudo, nunca perdemos nossa origem e a
nossa essência: o bem-estar, que já foi pensado por minha avó lá no
início, há 99 anos, e continuará a fazer parte de nosso legado”, completou.
Gabriel Altenburg, membro do Conselho da Altenburg, também destacou a
importância das vivências e experiências de cada um dos
colaboradores no dia a dia da empresa. “A valorização das pessoas está em nosso
DNA e, isso muito nos orgulha e iremos levar para os próximos 100 anos”.
No encerramento da live, foi inaugurado um totem interativo, com
a contagem regressiva, que está localizado na entrada da fábrica, em Blumenau.