Uma das maiores consequências da pandemia de Covid-19 na vida
profissional foi o “boom” da Internet, que antecipou tendências que
vinham sendo gradativamente implantadas, como o home office e a seleção de
profissionais de forma totalmente online, assim como, o surgimento de novas
profissões.
Dentro das organizações, ocorreram diversas mudanças abrangendo as
relações de trabalho, configurações dentro das empresas para priorizar a
segurança e saúde dos colaboradores, critérios de contratação e formas de medir
a produção dos profissionais.
A consultoria em Gestão da Marca Pessoal, do inglês Personal Branding,
foi uma das carreiras que cresceram durante a pandemia. A Especialista
Internacional em Personal Branding e sócia-fundadora da
Youbrand.Company, Daniela Viek, atribui esse crescimento a diferentes motivos.
Dentre eles: a necessidade de posicionamento digital ou de melhorar o
posicionamento já existente; transição de carreira ou reinvenção do modelo de
negócio exigindo estratégias e apontamento de caminhos; necessidade de um
planejamento e ações assertivas; novas oportunidades de negócios geradas pela
pandemia, como teletrabalho e a necessidade de diferenciação e relevância
frente a muito ruído gerado pela avalanche de usuários online disseminando
informações pela rede.
Segundo Daniela, o Personal Branding é um processo de gestão
pessoal com enfoque na Marca Pessoal, para que fique clara a proposta de valor
para o público-alvo e serve para atrair mais oportunidades para a carreira e
negócios. “Diferente do que aplicar um conjunto de ferramentas e técnicas do
mundo corporativo para uma pessoa física, o Personal Branding precisa
considerar o fator humano, sua complexidade e todas as suas variantes”, explica
a especialista.
Gestão da marca pessoal passou a ser essencial durante a pandemia
Um fato que desencadeou o crescimento do Personal Branding como
carreira foram as demandas digitais. Quem não utilizava tanto as
plataformas tecnológicas precisou se adaptar e adaptar os modelos de negócios.
Todos passaram a consumir mais conteúdo online e as redes sociais, ocorrendo
até excesso de informação, e com isso, a necessidade de relevância no meio de
tanto ruído.
“Quem não pensava na marca pessoal, passou a pensar. A concorrência no
ambiente online aumentou, para além de visibilidade. Pensar o posicionamento,
estratégias e possibilidade de vendas se tornou necessário. E com isso, muitos
profissionais se reinventaram, e o Personal Branding foi crucial para
alavancar as mudanças necessárias com consistência e visão de curto, médio e
longo prazo”, comenta Daniela.
Com isso, a consultora afirma que a gestão da marca pessoal se tornou
essencial, antes, durante e depois da pandemia do novo Coronavírus.
“Para funcionar, a gestão da marca pessoal não pode ser oportunista, apenas
quando se deseja uma promoção, vender um produto ou conquistar um emprego, ou
seja, ela deve ser contínua. Neste período quem ainda não havia despertado para
a importância e oportunidades que podem surgir a partir de um posicionamento
estratégico da marca pessoal, começou a olhar para o tema com mais atenção”.
Benefícios de uma Consultoria em Personal Branding
1.
Clarificação sobre quem você é e o
valor do que entrega ao mercado;
2.
Identificar seus objetivos e metas de
curto, médio e longo prazo;
3.
Melhorar o alinhamento entre sua
identidade, imagem e reputação;
4.
Descobrir o seu Diagnóstico de Imagem online;
5.
Aprimorar sua comunicação estratégica (Storytelling,
Pitch);
6.
Mapear seu capital relacional e
transformar em verdadeiras e poderosas conexões;
7.
Identificar para quem comunicar a sua
mensagem, seu target;
8.
Analisar o mercado (oportunidades,
concorrentes) para melhor posicionamento da sua marca pessoal;
9.
Ter o seu plano de ação para executar e
indicadores claros para sua gestão e evolução.
“Importante lembrar que nenhum consultor fará a gestão da marca pessoal
de um cliente. O próprio cliente é responsável por isso. O consultor é um
facilitador na jornada que vai auxiliar o cliente não apenas a desenvolver uma
estratégia clara e aplicável para sua marca pessoal, mas irá o ferramentalizar
para este processo se torne contínuo”, completa Daniela.
Cursos e Especializações
Estamos em um momento em que marcas corporativas estão se humanizando e
marcas pessoais se profissionalizando. Por exemplo, o conceito H2H ou Human
to Human, é uma realidade que tem impactado profundamente carreiras e o
mundo dos negócios. E, para exercer a profissão de Personal Branding é
preciso se aperfeiçoar na área.
O mercado de atuação para especialistas em Personal Branding é
amplo, em universidades, empresas, associações e pode ser direcionado para
profissionais liberais, executivos, celebridades, esportistas, empreendedores,
lideranças, produtos digitais, entre tantos outros.
Além disso, já é possível se especializar no assunto. Um exemplo disso é
a empresa Youbrand.Company, com soluções que vão desde a consultoria,
treinamentos, escola de formação, software e evento. A empresa auxilia
profissionais de qualquer área com um programa para Gestão Estratégica de
Marcas Pessoais que tem auxiliado profissionais de mais de 17 países a se
posicionarem no mercado.
Ainda, outro exemplo, é a Personal Branding Academy, considerada
a primeira Escola Executiva em Personal Branding do Brasil e a maior
carga horária de certificação internacional na área do Mundo. São 260 horas de
formação, totalmente online.