Blog Top Society - Karla Cruz

Personal Branding como opção de carreira cresce durante a pandemia

01/02/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/4937_post_9790.jpg
Uma das maiores consequências da pandemia de Covid-19 na vida profissional foi o “boom” da Internet, que antecipou tendências que vinham sendo gradativamente implantadas, como o home office e a seleção de profissionais de forma totalmente online, assim como, o surgimento de novas profissões.
 
Dentro das organizações, ocorreram diversas mudanças abrangendo as relações de trabalho, configurações dentro das empresas para priorizar a segurança e saúde dos colaboradores, critérios de contratação e formas de medir a produção dos profissionais.
 
A consultoria em Gestão da Marca Pessoal, do inglês Personal Branding, foi uma das carreiras que cresceram durante a pandemia. A Especialista Internacional em Personal Branding e sócia-fundadora da Youbrand.Company, Daniela Viek, atribui esse crescimento a diferentes motivos. Dentre eles: a necessidade de posicionamento digital ou de melhorar o posicionamento já existente; transição de carreira ou reinvenção do modelo de negócio exigindo estratégias e apontamento de caminhos; necessidade de um planejamento e ações assertivas; novas oportunidades de negócios geradas pela pandemia, como teletrabalho e a necessidade de diferenciação e relevância frente a muito ruído gerado pela avalanche de usuários online disseminando informações pela rede.
 
Segundo Daniela, o Personal Branding é um processo de gestão pessoal com enfoque na Marca Pessoal, para que fique clara a proposta de valor para o público-alvo e serve para atrair mais oportunidades para a carreira e negócios. “Diferente do que aplicar um conjunto de ferramentas e técnicas do mundo corporativo para uma pessoa física, o Personal Branding precisa considerar o fator humano, sua complexidade e todas as suas variantes”, explica a especialista.
 
Gestão da marca pessoal passou a ser essencial durante a pandemia
 
Um fato que desencadeou o crescimento do Personal Branding como carreira foram as demandas digitais.  Quem não utilizava tanto as plataformas tecnológicas precisou se adaptar e adaptar os modelos de negócios. Todos passaram a consumir mais conteúdo online e as redes sociais, ocorrendo até excesso de informação, e com isso, a necessidade de relevância no meio de tanto ruído.
 
“Quem não pensava na marca pessoal, passou a pensar. A concorrência no ambiente online aumentou, para além de visibilidade. Pensar o posicionamento, estratégias e possibilidade de vendas se tornou necessário. E com isso, muitos profissionais se reinventaram, e o Personal Branding foi crucial para alavancar as mudanças necessárias com consistência e visão de curto, médio e longo prazo”, comenta Daniela.

img/topsocie_blog/4937_post_7755.jpg
Com isso, a consultora afirma que a gestão da marca pessoal se tornou essencial, antes, durante e depois da pandemia do novo Coronavírus.
 
“Para funcionar, a gestão da marca pessoal não pode ser oportunista, apenas quando se deseja uma promoção, vender um produto ou conquistar um emprego, ou seja, ela deve ser contínua. Neste período quem ainda não havia despertado para a importância e oportunidades que podem surgir a partir de um posicionamento estratégico da marca pessoal, começou a olhar para o tema com mais atenção”.
 
Benefícios de uma Consultoria em Personal Branding
1.   Clarificação sobre quem você é e o valor do que entrega ao mercado;
2.   Identificar seus objetivos e metas de curto, médio e longo prazo;
3.   Melhorar o alinhamento entre sua identidade, imagem e reputação;
4.   Descobrir o seu Diagnóstico de Imagem online;
5.   Aprimorar sua comunicação estratégica (Storytelling, Pitch);
6.   Mapear seu capital relacional e transformar em verdadeiras e poderosas conexões;
7.   Identificar para quem comunicar a sua mensagem, seu target;
8.   Analisar o mercado (oportunidades, concorrentes) para melhor posicionamento da sua marca pessoal;
9.   Ter o seu plano de ação para executar e indicadores claros para sua gestão e evolução.
 
“Importante lembrar que nenhum consultor fará a gestão da marca pessoal de um cliente. O próprio cliente é responsável por isso. O consultor é um facilitador na jornada que vai auxiliar o cliente não apenas a desenvolver uma estratégia clara e aplicável para sua marca pessoal, mas irá o ferramentalizar para este processo se torne contínuo”, completa Daniela.
 
Cursos e Especializações
 
Estamos em um momento em que marcas corporativas estão se humanizando e marcas pessoais se profissionalizando. Por exemplo, o conceito H2H ou Human to Human, é uma realidade que tem impactado profundamente carreiras e o mundo dos negócios. E, para exercer a profissão de Personal Branding é preciso se aperfeiçoar na área.
 
O mercado de atuação para especialistas em Personal Branding é amplo, em universidades, empresas, associações e pode ser direcionado para profissionais liberais, executivos, celebridades, esportistas, empreendedores, lideranças, produtos digitais, entre tantos outros.
 
Além disso, já é possível se especializar no assunto. Um exemplo disso é a empresa Youbrand.Company, com soluções que vão desde a consultoria, treinamentos, escola de formação, software e evento. A empresa auxilia profissionais de qualquer área com um programa para Gestão Estratégica de Marcas Pessoais que tem auxiliado profissionais de mais de 17 países a se posicionarem no mercado.
 
Ainda, outro exemplo, é a Personal Branding Academy, considerada a primeira Escola Executiva em Personal Branding do Brasil e a maior carga horária de certificação internacional na área do Mundo. São 260 horas de formação, totalmente online.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página