Blog Top Society - Karla Cruz

Rotulagem de alimentos com informações relevantes para o consumidor é debatido na FIESC

21/04/2016    Karla Cruz

As normas para a rotulagem de embalagens estão cada vez mais rigorosas. Com o aumento dos problemas de saúde relacionados à intolerância a diversos alimentos, a informação na embalagem deve ser cada vez mais precisa. Na noite desta terça-feira (19), profissionais da panificação de Lages puderam acompanhar na Associação dos Sindicatos Filiados à Fiesc a palestra “Informação Nutricional dos Produtos de Padaria, conforme RDC 360”, ministrada pela equipe de alimentação do Serviço Social da Indústria (Sesi) e organizada pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria (Sindipan).

Há 24 anos no mercado comercializando massas especiais caseiras, a adequação e atualização dos produtos passou a fazer parte da rotina na empresa de Giovani Dondé. A pesquisa dos alimentos produzidos teve início na Universidade Federal de Santa Catarina, e a necessidade de atualização das informações e modificações em alguns ingredientes fizeram com que a empresa contratasse uma nutricionista para fazer o trabalho. “Nos preocupamos muito com a qualidade dos nossos produtos. O cliente quer mais informação sobre o produto que será consumido e a tabela nutricional é fundamental”, explica. 

Informações completas são fundamentais

Entre as obrigatoriedades na rotulagem dos alimentos estão a indicação da presença de transgênicos, gorduras trans e glúten, e ainda o lote, lista de ingredientes, prazo de validade, origem dos alimentos e o conteúdo liquido.

Flaviane Barbosa, nutricionista do Sesi, explica que o principal problema enfrentado ainda hoje pelos consumidores é identificar onde estão as informações nutricionais de cada produto. “As informações mais importantes ainda estão muito escondidas. Fica difícil para o consumidor entender se aquele produto é ou não saudável, é ou não adequado para ele”, afirma.

Com a parceria do Sesi, as panificadoras de Lages e região interessadas em adequar as tabelas nutricionais das empresas poderão contar com a assessoria e a consultoria da equipe de alimentação. A diretora do Sesi, Silvia Di Pieri Oliveira, explica que o propósito é entender as necessidades  das indústrias e qualificar os profissionais. “A equipe irá acompanhar o processo produtivo, fazer a pesagem, acompanhar quais ingredientes estão sendo utilizados e garantindo, desta forma, a qualidade do produto que está sendo produzido”.

Para o vice-presidente da Fiesc para a Serra, Israel Marcon, apoiar os sindicatos e seus associados é fundamental para o desenvolvimento da indústria e principalmente para a qualificação profissional. “As soluções para as necessidades enfrentadas pelos associados estão dentro da nossa Federação e das nossas Casas. Assim, essa participação e troca de experiências do que acontece dentro de cada indústria é extremamente importante”, conclui.




Texto e fotos: Catarinas Comunicação





Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página