Blog Top Society - Karla Cruz

Dor na coluna pode ser tratada com procedimento minimamente invasivo?

25/01/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/4873_post_3528.jpg
Com o avanço das técnicas minimamente invasivas, diversos problemas de coluna podem ser tratados sem a necessidade de cirurgia. Esse é o caso do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, que recentemente submeteu-se a um procedimento chamado “bloqueio facetário”, para tratar as dores causadas por uma hérnia de disco.
 
A neurocirurgiã Danielle de Lara, que atua no hospital Santa Isabel e faz parte da equipe que atendeu Hildebrandt, explica que este é um procedimento comum na área de Neurocirurgia.
 
"Em vez de fazer uma cirurgia na coluna injetamos um medicamento na hérnia ou próximo dela para tentar desinflamar e diminuir o tamanho e, assim, evitar uma cirurgia. Após esse procedimento, temos que avaliar como o paciente reage para, posteriormente, analisarmos se será necessária a cirurgia ou não”, explica.
 
Segundo estatísticas, com a infiltração da coluna as dores podem melhorar em cerca de 70 a 80% dos casos. O bloqueio facetário é uma técnica utilizada para pacientes que apresentam dores na coluna originárias de uma Síndrome Facetária.
 
Esta síndrome é um quadro de dor na coluna que pode surgir por desgaste das articulações facetárias da coluna, a espondiloartrose, ou por inflamação destas articulações, relacionadas ao desgaste, sobrecarga ou outros fatores individuais. Segundo Danielle, geralmente está relacionada a má-postura, sobrepeso, distúrbios ocupacionais, sedentarismo ou excesso de atividades com impacto, genética e traumas.
 
A especialista esclarece que o procedimento é minimamente invasivo e realizado com o paciente sob sedação consciente e anestesia local. É seguro e raramente observam-se efeitos colaterais. A indicação do procedimento deve ser feita sempre por um especialista neurocirurgião ou cirurgião de coluna.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página