1 – Turismo de experiência
O turista moderno quer fazer parte de uma
experiência ao visitar um lugar novo, quer vivenciar um pouco da realidade
local, como colher frutas em um pomar, ajudar a cuidar dos bichos em uma
fazenda. Um novo nicho de mercado, o chamado turismo de experiência ocorre
quando existe essa interação real com o espaço visitado, quando consumidor vive
uma experiência de forma mais emocional. E o Vale Europeu tem muitas
oportunidades para embarcar nessa tendência.
2 – Gastronomia afetiva
A gastronomia do Vale Europeu já é um sucesso e
certamente continuará em alta. Temos produtos regionais, como cerveja,
chocolate, cachaças premiadas, entre tantos outros itens. São muitas opções. E
produtos com afetividade ganham destaque no cardápio dos produtos regionais.
Apenas para ilustrar um exemplo, a linguiça Blumenau tem fama nacional.
3 – Segurança sanitária
Depois de tantos meses de pandemia, todo mundo
está ansioso por viajar e o cuidado com a segurança é pré-requisito para
encorajar os turistas a caírem na estrada. Hotéis, restaurantes e outros locais
de livre circulação têm redobrado seus cuidados em relação à higiene e
segurança, além de inserir novos protocolos sanitários. Sem dúvidas, os
clientes se sentirão mais seguros em se hospedar e frequentar locais com
padrões de limpeza mais consistentes e que garantam a saúde e proteção de
todos. O setor de turismo está em constante transformação e promete trazer
muitas novidades nos próximos meses. Por isso, é importante que o visitante se
adapte a esse novo momento e, sobretudo, respeite as orientações e
recomendações das autoridades.
4 - Conexão criativa
Os viajantes estão mais conectados e
digitalizados do que nunca. Todas as empresas e os destinos turísticos que não
davam a devida importância para o marketing digital correram para ambiente
virtual e, como consequência, hoje a competição pela atenção do potencial
cliente é ainda maior. Assim, uma das tendências do turismo em 2021 é a conexão
criativa, ou seja, entender o que realmente tem valor para cada perfil de
cliente. E a partir daí, lançar campanhas que criem conexões e gerem segurança
a esses viajantes, que buscam experiências e estão sedentos por inspiração.
5 – Conexão com a natureza
Essa será uma das opções mais procuradas pelos
visitantes no turismo pós-pandemia, sobretudo por aqueles que amam contato com
a natureza e esportes radicais. E no Vale Europeu, temos opções para todos os
gostos neste quesito. Além de ser sustentável, o turismo ecológico e o de
aventura permitirão ao turista conhecer locais lindos dentro do próprio país,
como reservas naturais e parques, e fazer passeios ao ar livre para renovarem
as energias.
6 - Tecnologia disruptiva
Conciliar o turismo tradicional com recursos
tecnológicos inovadores é uma tendência mundo afora e os empresários do Vale
Europeu precisam embarcar nessa onda. Em muitos museus, já é possível que
durante a visitação o turista vivencie uma imersão virtual por meio de
aplicativos que proporcionam experiências de realidade aumentada. Ao visualizar
um ambiente físico que reproduza uma casa de época, o aplicativo permite
“visualizar” esse ambiente habitado e movimentado, por exemplo.
7 - Sustentabilidade
Turistas contemporâneos procuram destinos menos
caros e mais sustentáveis. A parte cultural e os aspectos ambientais são
critérios essenciais na hora de definir o destino a ser visitado.
8 - Locais sem aglomeração
Você sempre quis conhecer praias paradisíacas e
cachoeiras? Então esse é o momento. Todos os destinos que englobam ar puro,
contato com natureza e belas paisagens ficarão cada vez mais interessantes no
turismo pós-pandemia. E se você for viajar com crianças, melhor ainda, pois
geralmente esses ambientes não possuem aglomeração. Por fim, evite a agonia das
grandes cidades e as praias superlotadas.
9 - Viagens de carro com a família
As viagens de carro também são uma tendência do
turismo pós-pandemia. Você poderá planejar longos tours com a família, em um
ambiente controlado e longe de contaminações por descuido. Além disso, viajar
de carro pode ser mais barato do que viajar de avião, além de mais enriquecedor
como experiência. Por fim, famílias que viajam de motorhome ainda dispõem de
cozinha e hospedagem próprios.
10 – Cicloturismo
Já falamos aqui do turismo de aventura, mas o
cicloturismo merece um tópico a parte. O Vale Europeu tem excelentes rotas que
já atraem ciclistas de todo o mundo. E o setor está em um momento de procura
crescente. O clicoturismo permite contato direto com a natureza e, ao mesmo
tempo a prática de exercícios em ambientes livres, além do passeio em si, entre
pontos turísticos da região.
Contribuição de: Develon da Rocha, presidente do Blumenau & Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, aceitou nosso desafio e elencou 10 tendências.