Fundada em 2002, a YoungTech é referência nacional em softwares
para automação e gestão de emissoras de rádio e televisão. Nos últimos anos vem
crescendo no cenário nacional, presente em 15 estados, com mais de 400
clientes. Esse crescimento acentuou-se nos últimos anos, com a nova estratégia
de fortalecimento dos produtos de interatividade, transmissões via internet e
redes sociais.
“Realizamos um grande investimento no desenvolvimento e
consolidação desses produtos mesmo nos momentos de recessão que o país tem
enfrentado. Quando muitas empresas diminuíram o quadro de colaboradores, nós
mantivemos o planejamento e investimos em pesquisa e desenvolvimento, até mesmo
com a contratação de pessoas no momento de crise”, pontua Jorge Fernandes,
diretor da YoungTech.
O ano de 2020 está entrando na história da empresa, que tem como
projeção encerrar com faturamento de dois milhões, 20% a mais que no último
ano.
“Mesmo quando o mercado nos sinalizava uma desaceleração,
mantivemos nossos projetos, realizando ajustes para adequarmos a situação
financeira da empresa, mas sempre levando em consideração a manutenção dos
projetos e dos objetivos traçados no nosso planejamento de longo prazo”,
completa Jorge.
Dentre os produtos que estão despontando no cenário de softwares
para automação e gestão de emissoras de rádio e televisão, as soluções de
interatividade para emissoras de televisão, WhatsTV estão entre as mais
acessadas.
“Atualmente, é o nosso produto com maior crescimento e que está
recebendo uma atenção especial de uma equipe própria, liderada por Eduardo
Bento, um dos sócios fundadores da empresa. Na minha opinião, o WhatsTV é uma
solução que muda a forma com que o telespectador se conecta com uma emissora,
especialmente neste momento de isolamento social, já que em poucos segundos ele
pode interagir e fazer parte da programação utilizando a ferramenta de
mensagens mais utilizada no mundo”.
Novos produtos e a
competição com o mercado internacional
Em 2020 o mercado consumiu muitos produtos de lives e transmissões
em tempo real. Neste cenário, a empresa, apesar do momento desafiador, observou
que seria possível criar uma solução para o mercado nacional – mais de 90%
do mercado brasileiro utiliza soluções de fornecedores internacionais, a
YoungTech viu uma grande oportunidade de crescimento.
“Estamos começando a colher excelentes resultados com o nosso
sistema para produção e transmissão de vídeo digital, VideoLive. Sabemos que o
investimento para criação de sistemas para o mercado de broadcast é alto,
contudo, com a crise e a situação cambial atual, temos como ser bastante
competitivos nesse segmento, oferecendo uma solução de alta tecnologia, mas
produzida aqui por brasileiros”, explica o diretor da YoungTech, Jorge
Fernandes.
A preocupação com a equipe frente a pandemia foi um dos alicerces
da empresa catarinense para crescer em meio a crise. “Desde o primeiro momento,
criamos uma equipe para planejar e executar ações de prevenção, orientação e
assistência à equipe. Nossa principal preocupação foi a saúde física e
emocional de todos. Assim, fizemos os ajustes necessários para que nossa equipe
pudesse trabalhar remotamente. Procuramos ao máximo ajustar nossos processos,
sem prejudicar o atendimento dos clientes. Fico orgulhoso em constatar que
nossos clientes continuam usando nossos serviços com tranquilidade e que
conseguimos atendê-los com agilidade”, pontua Fernandes.
Ao mesmo tempo, a pandemia trouxe desafios financeiros. Muitos
clientes foram extremamente impactados quando algumas cidades praticamente
pararam. “Por isso, estabelecemos um processo de negociação e flexibilização de
contratos com estes clientes. Internamente, fizemos redução de jornada para que
fosse possível adequar a situação financeira momentânea da empresa, sem reduzir
nossa equipe. Fico feliz em dizer que não tivemos nenhum desligamento de
colaborador relacionado à crise da pandemia, e sou muito grato ao esforço de
todos da empresa”, explica o diretor da YoungTech.
Cenários para 2021
O empresário projeta 2021 como um ano de desafios e superação. “O
mercado de mídia foi muito afetado pela pandemia, mas percebemos que existe uma
demanda reprimida de vários setores que devem investir no setor de rádio e
televisão no próximo ano. Nos preparamos para o lançamento de mais
algumas soluções e, também, para o início da internacionalização de alguns
produtos. Estamos muito esperançosos com um ano de crescimento para o país e a
perspectiva de controle da pandemia. Sabemos que este processo ocorrerá
ao longo do ano e talvez esta recuperação venha a ocorrer com mais ênfase
somente no segundo semestre. Assim, estamos nos preparando para que possamos
atender essa demanda em 2021. Acima de tudo, estamos motivados e trabalhamos
com a meta de manter o processo de crescimento dos últimos dois anos, cerca de
20% ao ano”, finaliza o diretor da YoungTech, Jorge Fernandes.