Blog Top Society - Karla Cruz

História Viva promove semana de atividades on-line para celebrar o Dia Internacional do Voluntário

01/12/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/4595_post_9535.jpg
Dia 5 de dezembro é o Dia Internacional do Voluntário – e para celebrar a data e os 15 anos de trajetória, o Instituto História Viva promove a “Semana do Voluntariado”, com atividades on-line e gratuitas, entre os dias 2 e 8 de dezembro, via plataforma Zoom.
 
De acordo com a fundadora e gestora do Instituto História Viva, Roseli Bassi, o História Viva nasceu com a missão de transformar histórias de vida em contos de fada, levando alegria a pessoas em situações de fragilidade física e emocional, por meio da literatura oralizada. “Ao longo dos anos, junto com 3.560 voluntários, transformamos a realidade de pessoas em ambientes hospitalares, lares de idosos e abrigos. E, após 15 anos, tivemos que adaptar o formato de trabalho, assim como as demais organizações”, conta.
 
De acordo com Roseli, desde o início da pandemia, os treinamentos, atendimentos e projetos como Ouvir e Contar vêm sendo realizados de forma on-line. “Mesmo diante do distanciamento social, temos formado novos voluntários, que se adaptaram às possibilidades de contação de história”, relata.
 
A gestora comenta que os hospitais parceiros enviam os nomes e idades das crianças internadas, e os voluntários preparam as histórias, gravam o vídeo e enviam para elas, que assistem por meio de tablets – alguns vindos de doações e outros disponibilizados pelo próprio hospital.
 
Do voluntariado ao storytelling
 
Sobre a comemoração ao Dia Internacional do Voluntário, a fundadora do Instituto História Viva reforça que a entidade dedicará uma semana de atividades e lives relacionadas ao voluntariado, um total de sete aulas ao vivo. Entre os temas abordados estão: storytelling, orientações sobre postura do voluntário, perfil das pessoas atendidas, vantagens em se tornar voluntário, entre outros assuntos. Participe e seja um voluntário do Instituto História Viva!
 
“Semana Internacional do Voluntariado “– Instituto História Viva
Data: 2 a 8 de dezembro
Horário: 19 horas
Inscrições: https://voluntarios.historiaviva.org.br/semana-do-voluntario
*Treinamento (on-line, ao vivo e gratuito)
Saiba mais sobre a ONG em: www.historiaviva.org.br
 
 
 
 
 
Sobre o Instituto História Viva – Fundado em 2005 pela gestora Roseli Bassi, o Instituto História Viva tem como objetivo maior transformar ambientes de dor e sofrimento por meio da literatura oralizada. Por meio deste trabalho, a ONG, que nasceu em Curitiba e, hoje, atua em vários estados brasileiros, tem incentivado a leitura, a educação e a cultura brasileira. Em 15 anos de existência, a entidade já formou 3.560 voluntários na arte de ouvir e contar histórias. Seus voluntários apresentam perfis variados e são capacitados a ouvir, escrever, contar e recontar histórias clássicas, casos de vida e contos da literatura brasileira no intuito de levar alegria a indivíduos em situações de fragilidade física e emocional. A seriedade desse trabalho tem rendido premiações diversas à entidade nos segmentos de cultura, educação e ação social. 

Saiba mais:
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página