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Com Telessaúde, Unimed Blumenau impulsiona atendimento médico remoto na região

19/11/2020    Gustavo Siqueira

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Desde que as restrições de mobilidade urbana e isolamento social limitaram a interação entre pessoas, por conta da crise causada pela pandemia do novo coranavírus, os serviços de telemedicina passaram a ser uma alternativa essencial para atender às necessidades de consultas e cuidados médicos. Com plataformas que permitem com que consultas sejam feitas de qualquer lugar, seguindo todos os padrões de atendimento, a Unimed Blumenau adotou o Telessaúde - modelo inovador que amplia o combate à doença em sua região de atuação, desde o mês de abril.
 
A decisão de implantação do serviço seguiu as diretrizes de órgãos governamentais, regulatório e o conselho de classe médica, com os princípios básicos de utilização: privacidade, proteção de dados e sigilo.
 
“Uma ampla gama de tecnologias digitais pode ser utilizada para aprimorar estratégias de saúde, e a pandemia gerou de forma rápida, a oportunidade de utilização da era digital para fins de assistência, pesquisa, prevenção e promoção à saúde”, destaca o diretor presidente da Unimed Blumenau, Dr. Alexandre José Ferreira.
 
O Telessaúde Unimed Blumenau estabelece consultas por videochamada, inicialmente para 16 especialidades, disponíveis através do site www.telessaudeblumenau.com.br onde o paciente agenda a consulta por WhatsApp, diretamente com a clínica do médico. No atendimento remoto ele passa por uma avaliação inicial e, se necessário, é encaminhado para a consulta presencial em horário marcado. O uso de plataformas deliberadas aos médicos cooperados à Unimed Blumenau para a utilização deste serviço remoto, conta com requisitos técnicos de nível de segurança 2 (utilização de certificado digital), termo de ciência por parte do beneficiário, e como recomendação, o Protocolo Hipaa (Health Insurance Portability and Accountability Act), utilizado na legislação dos EUA para operadoras de planos de saúde. 
 
Desde o início da pandemia, além de iniciar a regulamentação de plataformas para utilização da telemedicina, a cooperativa médica também disponibiliza aos seus clientes a Central de Atendimento Coronavírus, através do 0800 647 0026 – opção 4, devendo o beneficiário estar de posse do CPF e do cartão do plano de saúde, para esclarecer dúvidas e receber atendimento em caso de necessidade. 
 
Telessaúde estimula os clientes Unimed a buscar atendimento sem sair de casa, contribuindo para reduzir o risco de contato com outras pessoas e minimizar as demandas de emergências e outros serviços de saúde. No Brasil, até a eclosão da pandemia, a telemedicina só poderia ser utilizada depois de uma consulta presencial, com um médico. Mas com a alta demanda de atendimentos dos últimos meses e a necessidade de diminuição da circulação de indivíduos, a estratégia de atendimento remoto tem se tornado cada vez mais comum.
 
Perspectivas para o futuro
 
As perspectivas em relação à telemedicina no Brasil são positivas, segundo Dr. Alexandre José Ferreira. Especialista em cardiologia, o médico considera promissor o avanço que este serviço teve nos últimos meses.
 
“A telemedicina será cada vez mais utilizada no futuro e com toda certeza sairá fortalecida deste período de rápidas e intensas transformações, assim como todo o sistema de saúde. Será um ganho para toda a sociedade, como também uma ótima oportunidade sustentável na área assistencial da saúde”, conclui. 
 
A pandemia do novo coronavírus desafiou o Sistema Unimed a avançar com agilidade no modelo da telemedicina, respondendo a uma nova realidade de mercado e reduzindo o risco de superlotação da rede própria. 
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