Desde que as restrições de mobilidade urbana e
isolamento social limitaram a interação entre pessoas, por conta da crise
causada pela pandemia do novo coranavírus, os serviços de telemedicina passaram
a ser uma alternativa essencial para atender às necessidades de consultas e
cuidados médicos. Com plataformas que permitem com que consultas sejam feitas
de qualquer lugar, seguindo todos os padrões de atendimento, a Unimed Blumenau adotou
o Telessaúde -
modelo inovador que amplia o combate à doença em sua região de atuação, desde o
mês de abril.
A decisão de implantação do serviço seguiu as
diretrizes de órgãos governamentais, regulatório e o conselho de classe médica,
com os princípios básicos de utilização: privacidade, proteção de dados e
sigilo.
“Uma ampla gama de tecnologias digitais pode ser
utilizada para aprimorar estratégias de saúde, e a pandemia gerou de forma
rápida, a oportunidade de utilização da era digital para fins de assistência,
pesquisa, prevenção e promoção à saúde”, destaca o diretor presidente da Unimed
Blumenau, Dr. Alexandre José Ferreira.
O Telessaúde Unimed Blumenau estabelece consultas por
videochamada, inicialmente para 16 especialidades, disponíveis através do
site www.telessaudeblumenau.com.br onde o paciente agenda a consulta por WhatsApp,
diretamente com a clínica do médico. No atendimento remoto ele passa por uma
avaliação inicial e, se necessário, é encaminhado para a consulta presencial em
horário marcado. O uso de plataformas deliberadas aos médicos
cooperados à Unimed Blumenau para
a utilização deste serviço remoto, conta com requisitos técnicos de nível de
segurança 2 (utilização de certificado digital), termo de ciência por parte do
beneficiário, e como recomendação, o Protocolo Hipaa (Health Insurance
Portability and Accountability Act), utilizado na legislação dos EUA para
operadoras de planos de saúde.
Desde o início da
pandemia, além de iniciar a regulamentação de plataformas para utilização da
telemedicina, a cooperativa médica também disponibiliza aos seus clientes a
Central de Atendimento Coronavírus, através do 0800 647 0026 – opção 4, devendo
o beneficiário estar de posse do CPF e do cartão do plano de saúde, para
esclarecer dúvidas e receber atendimento em caso de necessidade.
O Telessaúde estimula os
clientes Unimed a buscar atendimento sem sair de casa, contribuindo para
reduzir o risco de contato com outras pessoas e minimizar as demandas de
emergências e outros serviços de saúde. No Brasil, até a eclosão da
pandemia, a telemedicina só poderia ser utilizada depois de uma consulta
presencial, com um médico. Mas com a alta demanda de atendimentos dos últimos
meses e a necessidade de diminuição da circulação de indivíduos, a estratégia
de atendimento remoto tem se tornado cada vez mais comum.
Perspectivas para o futuro
As perspectivas em relação à telemedicina no Brasil
são positivas, segundo Dr. Alexandre José Ferreira. Especialista em
cardiologia, o médico considera promissor o avanço que este serviço teve nos
últimos meses.
“A telemedicina será cada vez mais utilizada no
futuro e com toda certeza sairá fortalecida deste período de rápidas e intensas
transformações, assim como todo o sistema de saúde. Será um ganho para toda a
sociedade, como também uma ótima oportunidade sustentável na área assistencial
da saúde”, conclui.
A pandemia do novo coronavírus
desafiou o Sistema Unimed a avançar com agilidade no modelo da telemedicina,
respondendo a uma nova realidade de mercado e reduzindo o risco de superlotação
da rede própria.