Blog Top Society - Karla Cruz

Saúde Integrativa para Qualidade de Vida

18/10/2020    Maristela Brites

img/topsocie_blog/4233_post_3022.jpg
Programa de Autocura Inteligente - Projeto PAI
Normalmente diríamos que são procedimentos e relativos a uma alimentação saudável com atividade física apropriada, medições e análise de massa, gorduras corporais, além de outras medições e exames laboratoriais para controle de diversos fatores orgânicos, respeito a momentos de repouso, uma hidratação adequada, e outros procedimentos que são reconhecidos pertinentes como de prevenção de doença e promotores de saúde.
Estes procedimentos devem fazer parte de uma vida saudável. Mas, eles seriam suficientes para a real definição do que é saúde integrativa, e realmente garantiriam a qualidade de vida?
Como definição, conceito de Saúde Integral, adotamos a percepção da American Holistic Medical Association, que define: “A saúde é um estado de bem-estar no qual o corpo, a mente, as emoções e o espírito de uma pessoa estão em harmonia com o ambiente natural, cósmico e social” (apud TEIXEIRA, 1998:XV-XVI).
Conforme a sabedoria oriental ensina que; O ser humano é um “microcosmo,” e traz em sua constituição os mesmos princípios que regem o “macrocosmo”. Deste modo, há uma estrutura do sistema de influência mútua entre microcosmo e macrocosmo, inferindo que a harmonia ou a desarmonia, em um aspecto da vida, seja necessário para o fluxo das energias, refletir-se no outro. Assim sendo o outro também é parte de minhas manifestações e projeções. Em outras palavras: O que eu percebo no outro de bom ou de ruim, também está em mim.
Na definição de Saúde e Doença em uma Visão Integrativa, para que possamos nos proporcionar um estado de saúde integral, faz-se necessário comparação das Visões:
Pressuposições da Visão Mecanicista x Pressuposições da Visão Integrativa
Tratamento dos sintomas especializado ou a busca de padrões e causas, mais tratamento dos sintomas integrado, preocupado com a pessoa como um todo.
Ênfase na eficiência do tratamento ou ênfase nos valores humanos.
Os profissionais devem ser emocionalmente neutros ou o desvelo dos profissionais é um dos componentes do tratamento.
Dor e doenças são negativas por completo ou dor e doenças são informações sobre conflitos e desarmonias.
Intervenções básicas com medicamentos e cirurgias ou intervenções mínimas com a “tecnologia apropriada”, complementadas com todo o instrumental de técnicas não agressivas (dietas, psicoterapias, exercícios bioenergéticos).
O corpo é visto como uma máquina em bom ou mal estado de manutenção ou o corpo é visto como um sistema dinâmico, um contexto, um campo de energia dentro de outros campos de energia.
A doença e a deficiência é vista como uma coisa, uma entidade ou doença e deficiência é vista como um processo.
Ênfase na eliminação dos sintomas, da doença ou ênfase na obtenção do bem-estar máximo, “meta-saúde”.
O “paciente” é dependente ou o “consulente” é (ou deve ser) autônomo.
O profissional é a autoridade ou o profissional é um facilitador do processo terapêutico.
Corpo e mente são separados. Os males psicossomáticos são mentais ao serem entregues ao psiquiatra. Mente é um fator secundário na doença orgânica ou perspectiva corpo-mente são males psicossomáticos e estão dentro da competência do terapeuta, cujo trabalho é integrado com outros profissionais da área da saúde sem intervir na alopatia já designada pelo profissional anterior.
Efeitos de placebo mostram o poder da sugestão ou efeitos de placebo mostram o papel da mente na doença e no processo de autocura.
Crença básica em informações quantitativas (fichas médicas, testes, outros dados diversos) ou crença básica em informações qualitativas, inclusive relatos subjetivos dos pacientes e intuições dos profissionais, tornando os dados quantitativos complementares.
Na prevenção em grande parte ambiental: vitaminas, repouso, exercícios físicos, imunização, proibição do fumo, álcool e drogas ou prevenção como sinônimo de integridade: trabalho, relacionamentos, objetivos, corpo-mente-espírito.
 Nos desequilibrarmos com a expressão de emoções negativas: ego, inveja, irritabilidade, medo, ansiedade, letargia etc, ou observarmos atentamente os nossos pensamentos, sentimentos e atitudes, que podem nos auxiliar a manter o nosso equilíbrio com a expressão de nossas emoções positivas: intuição, dinamismo, coragem, concentração, tenacidade, harmonização,fraternidade, compaixão, perdão, paz.
Nossas crenças limitantes, princípios, valores e padrões com regras que criamos sem levar em consideração nossa incapacidade de controlar fatores externos, afetam a nossa neurologia, que na relação com o mundo (meio-ambiente), geram emoções positivas ou negativas, que sempre afetarão o nosso corpo físico, psíquico emocional e espiritual, promovendo estados de saúde ou de doença, em razão da sensibilidade e da inter-relação dos sistemas nervoso, imunológico e endócrino.
 
Assim podemos dizer:
 Que Saúde é o estado de harmonia do corpo físico e com o espiritual, no qual o indivíduo mantém consigo mesmo e com o meio ambiente, levando a um equilíbrio dinâmico entre corpo, mente e espírito.                  
Que Doença é a quebra nessa harmonia, trazendo ao indivíduo sensações objetivas ou subjetivas de desprazer, desconforto ou mal-estar, desencadeando distúrbios psíquicos ou disfunções orgânicas, manifestadas através de diversos sintomas físicos e espirituais.
 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página