Em sua 4ª edição, o Café com Jornalistas, encontro
exclusivo e gratuito para profissionais de imprensa, já tem data marcada. Será
em 22 de setembro, terça-feira, às 9 horas. O evento, dessa vez, em
formato on-line, tem como objetivo reunir jornalistas e executivos de
companhias alemãs e das principais empresas paranaenses que compõem o Conselho
da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná).
Diante do atual cenário, o tema debatido será: “O que as
organizações aprenderam com a pandemia? Conheça o novo mindset das empresas
alemãs”. De acordo com o diretor regional da AHK Paraná, Andreas
Hoffrichter, o mindset alemão contribui neste momento porque está focado na
inovação contínua e no planejamento estratégico de longo prazo, além do comprometimento
de realizar aquilo que é definido. “O alemão planeja e realiza o programado. A
disciplina e o foco são prioritários na realização das tarefas, principalmente
em momentos delicados pelos quais estamos passando”, afirma.
Diante do contexto econômico e do tombo recorde de 9,7%
no PIB no segundo semestre, conforme informações do IBGE, o diretor da AHK
Paraná comenta que a queda significativa, nunca antes percebida, provoca
ociosidade superior a 70% do setor produtivo. Com exceção da agroindústria, que
tem bom desempenho devido à demanda chinesa por alimentos. A cotação do dólar é
outro fator que auxilia as empresas exportadoras.
Apesar do cenário sensível, é preciso enxergar
oportunidades e tomar decisões ágeis. “A crise é sinônimo de oportunidade e o
que a indústria pode fazer é aumentar, cada vez mais, a sua eficiência, ao
rever processos e qualificar a mão de obra. As empresas estão redefinindo o
conceito de trabalho, por meio do home office, modalidade introduzida durante a
pandemia em algumas e ampliada em outras. Essa é a oportunidade de ampliar a
eficiência e produtividade”, alerta o diretor da entidade que possui mais de
200 empresas associadas.
Ainda segundo Hoffrichter, todos estão aprendendo com a
pandemia e, para sobreviver neste ambiente, um “novo normal” veio para ficar.
As companhias estão redefinindo e repensando o modelo de negócios. “Cada vez
mais, percebo a importância da sustentabilidade, dos processos de inovação, da
inteligência artificial, da Indústria 4.0 para a perenidade dos negócios”, finaliza.
Esses e outros pontos serão amplamente debatidos durante
o 4° Café com Jornalistas, que contará com a participação do diretor regional
da AHK Paraná, Andreas Hoffrichter, e membros do Conselho: Bernt Entschev (De
Bernt Entschev Human Capital), Daniel da Rosa (Sindipeças/ IBGC), Dieter
Brepohl (Lapinha SPA), Emerson Nogueira (OKE - Alemanha), Emilio
Abelenda (Kleiberit do Brasil), Fernando Borer (Robert Bosch), Lourdes
Manzanares (Interprint do Brasil), Marcelo Fatuch (Servopa S/A), Max Forte
(Brose do Brasil), Rafael Tögel (Licks Attorneys) e Wilson José Andersen Ballão
(Andersen Ballão Advocacia).
4° Café com Jornalistas da AHK Paraná
(On-line via Zoom)
Sobre a AHK Paraná – Estimular
a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos,
comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação
regional e global entre os blocos econômicos. Esta é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná),
entidade atualmente dirigida pelo Conselheiro de Administração e Cônsul
Honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas F. H. Hoffrichter.
Fundada em 1972, a AHK Paraná integra uma rede composta por mais de 130 Câmaras
binacionais alemãs em 90 países ao redor do mundo que trabalham em prol do
fomento profissional de seus associados e no estímulo ao networking entre
diferentes organizações. Com foco no desenvolvimento do Paraná, a AHK Paraná está entre as cinco
melhores e mais completas câmaras bilaterais do Brasil e agrupa empresas de
capital ou know-how alemão e companhias brasileiras instaladas no estado com
interesses na Alemanha.