O rapper Emicida foi o
escolhido para narrar o conceito da nova campanha do VOA, programa de
voluntariado da Ambev que compartilha conhecimento em gestão com organizações
sociais. A campanha contará histórias de pessoas impactadas positivamente pelo
trabalho voluntário e trará na voz do cantor uma mensagem escrita por ele sobre
resiliência e inclusão. A campanha foi divulgada nas redes sociais do VOA e da
Ambev para posicionar o programa como uma grande plataforma de visibilidade às
narrativas reais das comunidades em que atua.
Nomeada “Histórias que
VOAM”, a campanha foi lançada no Dia Nacional do Voluntariado, celebrado no último
dia 28 de agosto, na cidade São Paulo com projeções simultâneas em quatro
prédios da Rua Augusta, uma das principais vias da capital. As imagens foram
feitas durante à noite e retrataram as histórias de um fundador de ONG, de uma
mentora da Ambev, além de um jovem beneficiado pelo programa.
A ação foi organizada de
maneira conjunta pelo time de marketing institucional da Ambev com a agência de
publicidade SunsetDDB e o MOOC (Movimento Observador Criativo), agência híbrida
de cultura e tecnologia social, criada por profissionais negros, com foco em
impacto cultural para ações relacionadas à diversidade, representatividade e
soluções quaisquer que envolvam criatividade.
“Com essas projeções,
mostramos como o VOA já contribuiu com a transformação de muitas vidas e já fez
muitas histórias voarem pelo País. Por isso, nada mais justo do que construir
essa campanha do início ao fim com personagens que também carregam histórias
transformadoras. Ações como essa mostram que quando as pessoas se juntam por
causas genuínas o impacto e a transformação são muito maiores na nossa
sociedade”, conta Alexandre Costa, diretor de marketing institucional da Ambev.
Os vídeos das projeções e de
cada personagem também serão compartilhados nas redes sociais do VOA. Essa nova
identidade do programa abre espaço não só para as pessoas contarem como tiveram
suas vidas transformadas como também para engajar a sociedade com as principais
causas do trabalho voluntário e do terceiro setor.
“O nosso maior desafio foi
encontrar um conceito forte para mostrar o impacto positivo do VOA na sociedade
brasileira. O #HistoriasQueVoam sintetiza muito bem a dimensão desta iniciativa
da Ambev. É também um conceito que se insere de maneira muito pertinente na
ideia de usar a projeção de imagens para mostrar as narrativas do VOA, com
mensagens de esperança e histórias de verdadeiras conquistas”, diz Bianca
Bizello, Head de Marcas e Negócios da Ambev na SunsetDDB.
No estado de Santa Catarina,
9 ONGs já receberam mentoria do VOA desde 2018, ano em que o programa foi
criado. Como é o caso do Instituto Guga Kuerten, que conseguiu ampliar o seu
impacto nas comunidades de Florianópolis a partir da mentoria e do
compartilhamento de conhecimento em gestão oferecido pela companhia.
Histórias como essa serão
retratadas até o final do ano nas redes sociais do VOA com o objetivo de
posicionar o programa como uma grande plataforma de aprendizagem em gestão para
ONGs de todas as regiões do País. Para isso, o MOOC, reconhecido por se tornar
um grupo de criatividade e representatividade negra, assumiu a produção
audiovisual dos conteúdos e fará a seleção de dez histórias de representantes
de ONGs, de mentores da Ambev e de pessoas beneficiadas pelas organizações.