Profissionais precisam se adaptar e dar voz aos clientes
O termo é relativamente novo.
Surgiu em 2017 no Centro de Transformação de Negócios Digitais (DBT Center) e
está relacionado principalmente à tecnologia, mas abrange também uma
comunicação mais facilitada com as pessoas.
Quando o profissional que vivenciou
a transição do Mercado 1.0 para o Mercado 4.0 diz que passou por uma
revolução ele não está exagerando. O mundo vem mudando rapidamente e o
trabalho, obrigatoriamente, teve de se reinventar para sobreviver ao novo
momento, que foi completamente afetado pela tecnologia e requer mão de obra
capaz de incorporar diversas habilidades e de atuar em ambientes complexos. Em
outras palavras, a inteligência humana vai ter que trabalhar, cada vez mais, em
parceria com a artificial, onde uma vai complementar a outra.
Como a tecnologia está em tudo, não
seria diferente com o mercado imobiliário. A inovação neste setor faz toda a
diferença, por isso é cada vez mais comum vermos sites estruturados com
ferramentas, como "tour virtual", "imagens e vídeos 360º",
"corretor online" e um melhor posicionamento nas redes sociais.
Não há volta. Empresas e corretores
de imóveis que não se atualizarem, automaticamente, ficarão para trás.
Quem defende esta mudança é o CEO
da Imobi, Fabio Barros dos Reis Siqueira, que há cerca de dois anos criou um
aplicativo revolucionário no mercado imobiliário. Junto com os sócios Nepson
Nep Ribeiro (COO) e Wagner Peinado (CMO) eles desenvolveram o Imobi Places, que
conecta numa única plataforma o cliente que busca o imóvel, o corretor, a
imobiliária e o proprietário do imóvel.
Fabio Barros explica que o termo
"indústria ou mercado 4.0" abrange qualquer tipo de negócio e trouxe
a revolução nos processos de execução e entrega de serviços e produtos. “O
mercado Imobiliário 4.0 faz parte dessa mudança que tem como foco principal,
gerar experiência de valor para o cliente. A ideia é otimizar a experiência das
pessoas, onde o profissional corretor de imóveis, por exemplo, deve ter total
conhecimento do seu produto, passando confiança ao consumidor”.
O mercado 4.0 não se trata em
substituir o atendimento humano pelo digital, pelo contrário. A intenção é
aproveitar o máximo dos recursos tecnológicos, unindo à expertise humana para
oferecer soluções de forma mais eficiente, confortável e prática. Esse foi
o objetivo ao desenvolver o APP. “Queríamos que as pessoas tivessem uma
experiência diferenciada, com atendimento rápido e eficaz, onde o cliente tem
voz na negociação. Ao contrário do Mercado 1.0, onde o cliente era convencido a
comprar, no 4.0 ele sabe o que procura e tem a informação antes de conhecer o
imóvel pessoalmente, ou seja, o papel do corretor mudou e ele precisa se
adaptar a este novo momento”, explicou Fabio.
- Com um mercado imobiliário mais
inteligente, que utiliza a tecnologia a seu favor, quem fecha negócio hoje é o
cliente final e embora, evidentemente o corretor de imóveis nunca deixará de
existir, ele precisa se reinventar, se virtualizar e colocar a vontade do
cliente como prioridade.