Blog Top Society - Karla Cruz

10 de julho Dia da Saúde Ocular: a importância dos cuidados com a visão

10/07/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/3574_post_8094.jpg
No próximo dia 10, é celebrado o Dia Mundial da Saúde Ocular, data estabelecida para chamar a atenção para a importância dos cuidados com a saúde dos olhos e mostrar à população os benefícios das medidas preventivas. Problemas de visão podem acarretar consequências no dia a dia – como perdas de oportunidades no mercado de trabalho, deficiências na aprendizagem e acidentes –, quando não tratados adequadamente. A prevenção pode fazer a diferença na qualidade de vida das pessoas. É o caso de Alberto Salles Paraíso Borges, 82 anos, coronel aposentado da Polícia Militar, que, após duas cirurgias, faz tratamento antigiogênico para assegurar que a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) não prejudique o convívio familiar e nem seu maior hobby, a leitura: só neste ano já leu 15 livros. 
 
“Algumas doenças oculares são silenciosas, ou seja, podem ocorrer lentamente sem que a pessoa perceba no início e prejudicar de forma importante e definitiva a visão. Uma consulta preventiva anual torna possível o diagnóstico precoce e a prevenção”, afirma a Dra. Marcielle A. Ghanem, Oftalmologista do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, empresa do Grupo Opty. 

img/topsocie_blog/3574_post_76.jpg
Durante a consulta realiza-se além da avaliação da visão, o acompanhamento do grau, a medida da pressão intraocular e o exame do fundo de olho. Com isto, é possível diagnosticar precocemente alguma doença ocular e o início do tratamento pode ser decisivo para o melhor resultado visual”, comenta a especialista em Cirurgia Refrativa. No Brasil, mais de 1,2 milhões de pessoas são cegas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que em 60% a 80% dos casos a cegueira é resultado de causas previsíveis e/ou que poderiam ser tratadas. “Por isso a realização de exames oftalmológicos periódicos é tão importante“, reforça. 
 
Cirurgia Refrativa para a autoestima
 
Com os cuidados e os avanços tecnológicos, a oftalmologia pode melhorar a vida das pessoas, um exemplo é o caso da Angelita De Bona, 38 anos que superou um problema de visão e ainda aumentou sua autoestima. Para ela, seu vilão sempre foi o astigmatismo. Aos oito anos de idade, relata que tinha dificuldades de copiar o que a professora escrevia na lousa e na vida adulta também não conseguia ficar sem os óculos no trabalho como supervisora de produção em uma confecção. “Na fase da infância sofria de baixa autoestima, pois usar óculos era motivo de risos e chacotas. Na adolescência e juventude, já não riam ou me chateavam com isso, mas essa sensação já estava dentro de mim e eu me achava feia. Os óculos atrapalhavam em vários momentos, como a maquiagem que ficava escondida, o incômodo de lentes sujas, embaçadas, a perda frequente dos óculos, enfim, muito mais, que só quem os usa sabe o quanto ajudam na visão, mas incomodam no dia a dia”, explica. 
 
Por volta dos 20 anos, foi informada por sua oftalmologista, Dra. Marcielle A. Ghanem, sobre a Cirurgia Refrativa que, na época, só era realizada no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, há 410 km da sua cidade. “Fiz acompanhamento, e, quando o grau estabilizou, aos 29 anos, fui mãe, e adiei os planos”, conta. A mudança na qualidade de vida de Angelita somente veio no ano passado, quando finalmente conseguiu realizar a tão sonhada cirurgia. Angelita diz que, ao usar óculos a melhora da visão é significativa, após a cirurgia, poder ver “sem ser através de um vidro”, é melhor do que pensava: “é maravilhoso, é lindo, até as cores ficam mais nítidas”. Completando um ano do procedimento, ela só se arrepende de não o ter realizado antes. “Não dói, é uma cirurgia rápida e a recuperação tranquila, seguindo as recomendações do pós-operatório. Costumo dizer que, depois da minha filha, a cirurgia foi a segunda melhor decisão que tomei na vida. Deveria ter feito 10 ou 12 anos antes. “Hoje sou muito feliz e satisfeita com o resultado“, comemora.
 
Sobre o Opty
O Grupo Opty nasceu em abril de 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas apoiados pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. No formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas, mantendo o foco no exercício da medicina. 
Atualmente, o Grupo Opty é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando 20 empresas oftalmológicas, 1700 colaboradores e mais de 560 médicos oftalmologistas. O Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), o Instituto de Olhos Villas (BA), a Oftalmoclin (BA), o Hospital Oftalmológico de Brasília (DF), o Hospital de Olhos INOB (DF), o Hospital de Olhos do Gama (DF), o Centro Oftalmológico Dr. Vis (DF), o Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC), o Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul (SC), a Clínica Visão (SC), o HCLOE (SP), a Visclin Oftalmologia (SP), o Eye Center (RJ), Clínica de Olhos Downtown (RJ) e COSC (RJ), Lúmmen Oftalmologia (RJ), Hospital de Olhos do Meier (RJ) e Hospital Oftalmológico da Barra (RJ) fazem parte dos associados, resultando em 40 unidades de atendimento. Visite www.opty.com.br.
 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página