Blog Top Society - Karla Cruz

Mini cozinhas

22/06/2020    Alex Ferrer

Saiba como aproveitar pequenos espaços com eficiência

img/topsocie_blog/3465_post_8683.jpg
 
Um cômodo que não falta em nenhuma casa é a cozinha, afinal precisamos cozinhar e nos alimentar. Com as mudanças familiares nos últimos anos, pessoas morando sozinhas, casais sem filhos, lares menores, um dos desafios da arquitetura tem sido compor cozinhas cada vez menores, aproveitando os cantos e apostando em móveis embutidos e compactos.
E é super possível ter uma cozinha maravilhosa em ambientes muito pequenos, como apartamento conjugado, studios, ou escritórios, que geralmente não tem espaço para tal cômodo.
img/topsocie_blog/3465_post_9121.jpg

Se a casa ou o apartamento tem realmente pouco espaço, o ideal é compactar a cozinha de forma planejada. A relação custo-benefício compensa, já que até o menor espaço é otimizado, cada coisa tem seu espaço e todas as necessidades são previstas.
Um exemplo é o que a Arquiteta Natália Xavier fez em seu escritório, em Balneário Camboriú. O espaço tem apenas 60 m² e apesar de compacto se divide em vários ambientes, na entrada a recepção, seguida da sala da arquiteta, sala de reunião e coordenação de projetos, copa e lavabo. A copa, que serve como cozinha foi concebida em incríveis 4 m² e surpreende pela funcionalidade.
Natália explica que aproveitou um espaço que era um corredor para o projeto. “Adaptei os armários de maneira linear, para não conflitar com a área de circulação. Coloquei armários na parte inferior, sem puxadores para deixar a arquitetura o mais minimalista possível. Além disso, as gavetas possuem sistema push to onen (fecho-toque), que permite a abertura de portas e gavetas apenas com um toque, dispensando o uso dos tradicionais puxadores”, explicou.
img/topsocie_blog/3465_post_2318.jpg

Natália ainda aproveitou para colocar um micro-ondas e um frigobar de maneira embutida, aproveitando ainda mais o espaço e valorizando a decoração. Outra dica da arquiteta, são os painéis atrás da pia. Neste caso eles servem como “disfarce” para a fiação do escritório, mas podem ser usados em outros ambientes, a gosto do cliente.
Para a Arquiteta é possível, sim, gastar menos e, ao mesmo tempo, garantir o melhor aproveitamento do espaço e uma decoração bonita, agradável e com personalidade, originalidade e criatividade.
A dica também vale para lavanderias!
img/topsocie_blog/3465_post_9496.jpg
 
Crédito: Pinterest
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página