Blog Top Society - Karla Cruz

As frutas da estação como reforço para a imunidade

14/05/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/3210_post_13479.jpg
Estamos em pleno outono e as próximas semanas podem ser decisivas para quem quer aproveitar os alimentos da estação com o objetivo de reforçar a imunidade ou manter a saúde em dia. E cuidar da saúde nunca esteve tão na ordem do dia como nos tempos atuais; afinal, prevenir é sempre melhor do que remediar. Uma alternativa é aproveitar as frutas da estação, o que pode representar também mais economia no bolso.
 
Segundo a nutricionista Bruna Janaína da Silva, que atua nas lojas da rede Fort Atacadista na Grande Florianópolis, o momento não é propício para realizar dietas muito restritivas, pois estas, segundo a profissional, podem abalar a imunidade. “É essencial manter bons hábitos e uma alimentação equilibrada para a manutenção da saúde. Os alimentos da época, facilmente encontrados, possuem mais qualidade e ainda preços mais baixos”, ressalta Bruna.
 
Entre as frutas que estão mais acessíveis neste período, estão o abacate, laranja, banana-maçã, caqui, jaca, kiwi, maçã, pêra, tangerina, uva, ameixa e mamão. A nutricionista, que entre outras atribuições é responsável por criar um cardápio equilibrado para os colaboradores do Fort Atacadista, enfatiza que consumir alimentos “in natura”, além de mais saudável, é mais econômico do que consumir alimentos industrializados, que necessitam de processos e embalagens. Logo, o preço não é desculpa para deixar de fazer escolhas mais saudáveis na hora das compras.

img/topsocie_blog/3210_post_11637.jpg
img/topsocie_blog/3210_post_12172.jpg
img/topsocie_blog/3210_post_9185.jpg
img/topsocie_blog/3210_post_4503.jpg
 
As frutas, principalmente as mais cítricas, possuem vitamina C, responsável por impedir as inflamações no organismo e melhorar os mecanismos de defesa, fortalecendo assim o sistema imunológico e diminuindo o desenvolvimento de gripes, resfriados e outras enfermidades. “Por isso, é muito bem-vindo o consumo de laranja, limão, tangerina, kiwi, ameixa, entre outras, neste momento”, orienta Bruna.
 
Além disso, o consumo desses itens pode ajudar a manter os níveis de glicemia equilibrado, fazendo com que haja distribuição gradual e mais lenta da energia ingerida nas refeições; “desta forma, o corpo passa a ter tempo para, aos poucos, gastar essa energia”, completa a nutricionista.

Elencamos as propriedades e benefícios de três frutas que são facilmente encontradas nas gôndolas de supermercados e atacarejos nesta época do ano. Confira: 


Laranja: Além da famosa vitamina C, a laranja também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Contém fibras, pectina e flavonóides, que aumentam seu valor nutritivo. O principal benefício da laranja são suas propriedades antioxidantes.
 
Mamão: Melhora o trânsito intestinal, por ser rico em fibras e em água; melhora a pele e a visão, por ser rico em vitamina A; fortalece o sistema imunológico, por ter boas quantidades de vitamina C; auxilia o funcionamento do sistema nervoso, por ter vitaminas do complexo B.
 
Abacate: A fruta ajuda na metabolização do colágeno — substância que dá firmeza à pele. Graças à vitamina E, o abacate age como anti-inflamatório natural. A fruta tem altos níveis de gordura monossaturada e potássio, que ajudam a diminuir a pressão sanguínea e combatem a hipertensão derivada do estresse. Além disso, contribui para aumentar a produção de serotonina, hormônio que alivia ansiedade e estresse. Por ser rico em cálcio, o abacate tem ação direta nos ossos e articulações; também é excelente fonte de recuperação dos tecidos que revestem o músculo. Por ser rico em fibras, o abacate gera sensação de saciedade quando consumido. Com isso, há redução de apetite e natural emagrecimento. O ômega 3 do abacate melhora o funcionamento do cérebro, uma vez que estimula a circulação sanguínea e aumenta a capacidade de concentração e também a memória. 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página