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Coronavírus impõe mudanças na forma de atender do varejo

30/04/2020    Maristela Brites

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Com o novo cenário delineado com a proliferação do Covid-19, todos os segmentos da sociedade foram afetados pela pandemia. A mudança dos hábitos, em todos os setores, tem sido uma constante. E no varejo, além da adaptação dos lojistas, com novos cenários e formas de se relacionar com os consumidores, o que vem se potencializando é a necessidade da mudança na etiqueta comportamental da sociedade.

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Os lojistas rapidamente perceberam que, para se adaptar ao novo cenário, seria necessário pensar em formas diferentes de se relacionar com os consumidores e implementar uma etiqueta comportamental na hora da venda. Para enfrentar esse momento de pandemia com segurança, sem perder a eficiência, as marcas adaptaram seus processos e, assim, garantir a saúde de clientes e colaboradores. Em Santa Catarina, o Koerich vem se destacando pela preocupação em continuar a atender de forma cuidadosa.
 
Medidas de sanitização em lojas físicas
Nas cidades onde já existe a flexibilização das atividades comerciais, já há uma nova realidade no comércio local. O Koerich, por exemplo, transformou seus processos para seguir com rigor as orientações de segurança para prevenção do novo coronavírus. O objetivo é conter a disseminação da doença tanto entre seus colaboradores quanto entre o público final.
— Estamos frente a uma nova etiqueta de circulação pública. Temos que reforçar a mensagem da imprescindibilidade do uso de máscara, de mantermos distância segura entre as pessoas, de evitar contato físico, evitar tocar nos produtos e da importância de utilizar álcool gel antes e depois da compra — explica Rafael Koerich, gestor de inovação.
 
O Koerich implementou protocolos de segurança em todas as lojas da empresa, que passou a seguir rigorosamente as orientações do Ministério da Saúde, distribuindo álcool gel nas entradas, demarcando o distanciamento de dois metros entre cada pessoa, exigindo a utilização de máscaras e restringindo a quantidade de pessoas dentro das lojas para não gerar aglomeração.
 
Proteção aos colaboradores
Além disso, a empresa adotou medidas extras para proteger seus colaboradores e clientes, como a higienização de todos os produtos manipulados na área de logística, a redução de produtos dentro dos caminhões e o uso de máscaras e luvas e álcool gel na hora da entrega da mercadoria, visando evitar a contaminação.
 
Neste cenário desafiador, as lojas de bairros tornaram-se grande aliadas. Com o isolamento social, os atendimentos nos bairros permitem que os clientes façam compras sem precisar fazer grandes deslocamentos. Assim, quem precisa adquirir algum produto pode acessá-lo de forma segura.
 
A vez do e-commerce
Se as vendas online já vinham crescendo em todos os cantos do mundo, hoje, com a impossibilidade de sair de casa, de aumento sem precedente. Além da entrega direto na casa do cliente, que passou a ser feita pelo Koerich seguindo todas as medidas de higienização de produtos e com entregadores que respeitam as orientações de saúde, outra opção vem crescendo na empresa.
O sistema de retirada na loja, lançado no final de 2019, permite que o consumidor compre o produto pelo site e retire a mercadoria em loja, medida eficiente para diminuir o tempo fora de casa e o contato com pessoas e ambientes externos.
 
As medidas implementadas pelo Koerich para contar a disseminação do novo coronavírus não foram definidas apenas por uma questão de orientação do Ministério da Saúde, mas, sim, porque a empresa, desde sempre, manifesta sua preocupação com a saúde e o bem-estar dos catarinenses e de quem vive em Santa Catarina.
 
Segue vídeo desenvolvido pela empresa, mostrando as medidas implementadas pela marca para cuidar da nossa gente, prezando pela saúde e pela segurança: https://www.youtube.com/watch?v=WC5MUw2v6q4&feature=emb_title

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