Com o novo cenário delineado com a proliferação do Covid-19, todos os segmentos da sociedade foram afetados pela pandemia. A mudança dos hábitos, em todos os setores, tem sido uma constante. E no varejo, além da adaptação dos lojistas, com novos cenários e formas de se relacionar com os consumidores, o que vem se potencializando é a necessidade da mudança na etiqueta comportamental da sociedade.
Os lojistas rapidamente perceberam que, para se adaptar ao novo cenário, seria necessário pensar em formas diferentes de se relacionar com os consumidores e implementar uma etiqueta comportamental na hora da venda. Para enfrentar esse momento de pandemia com segurança, sem perder a eficiência, as marcas adaptaram seus processos e, assim, garantir a saúde de clientes e colaboradores. Em Santa Catarina, o Koerich vem se destacando pela preocupação em continuar a atender de forma cuidadosa.
Medidas de sanitização em lojas físicas
Nas cidades onde já existe a flexibilização das atividades comerciais, já há uma nova realidade no comércio local. O Koerich, por exemplo, transformou seus processos para seguir com rigor as orientações de segurança para prevenção do novo coronavírus. O objetivo é conter a disseminação da doença tanto entre seus colaboradores quanto entre o público final.
— Estamos frente a uma nova etiqueta de circulação pública. Temos que reforçar a mensagem da imprescindibilidade do uso de máscara, de mantermos distância segura entre as pessoas, de evitar contato físico, evitar tocar nos produtos e da importância de utilizar álcool gel antes e depois da compra — explica Rafael Koerich, gestor de inovação.
O Koerich implementou protocolos de segurança em todas as lojas da empresa, que passou a seguir rigorosamente as orientações do Ministério da Saúde, distribuindo álcool gel nas entradas, demarcando o distanciamento de dois metros entre cada pessoa, exigindo a utilização de máscaras e restringindo a quantidade de pessoas dentro das lojas para não gerar aglomeração.
Proteção aos colaboradores
Além disso, a empresa adotou medidas extras para proteger seus colaboradores e clientes, como a higienização de todos os produtos manipulados na área de logística, a redução de produtos dentro dos caminhões e o uso de máscaras e luvas e álcool gel na hora da entrega da mercadoria, visando evitar a contaminação.
Neste cenário desafiador, as lojas de bairros tornaram-se grande aliadas. Com o isolamento social, os atendimentos nos bairros permitem que os clientes façam compras sem precisar fazer grandes deslocamentos. Assim, quem precisa adquirir algum produto pode acessá-lo de forma segura.
A vez do e-commerce
Se as vendas online já vinham crescendo em todos os cantos do mundo, hoje, com a impossibilidade de sair de casa, de aumento sem precedente. Além da entrega direto na casa do cliente, que passou a ser feita pelo Koerich seguindo todas as medidas de higienização de produtos e com entregadores que respeitam as orientações de saúde, outra opção vem crescendo na empresa.
O sistema de retirada na loja, lançado no final de 2019, permite que o consumidor compre o produto pelo site e retire a mercadoria em loja, medida eficiente para diminuir o tempo fora de casa e o contato com pessoas e ambientes externos.
As medidas implementadas pelo Koerich para contar a disseminação do novo coronavírus não foram definidas apenas por uma questão de orientação do Ministério da Saúde, mas, sim, porque a empresa, desde sempre, manifesta sua preocupação com a saúde e o bem-estar dos catarinenses e de quem vive em Santa Catarina.