Período de
quarentena evidencia a importância da tecnologia para a arquitetura
Nos
últimos dias, milhares de arquitetos viram-se obrigados a adotar o sistema de
home office por conta das medidas de contenção da proliferação do coronavírus
no país.
Ainda
que muitos profissionais autônomos já utilizassem essa forma de trabalho, os
médios e grandes escritórios tiveram de adaptar rotinas e procedimentos para
permitir o trabalho remoto de suas equipes.
A
transição foi mais fácil para os que já tinham a tecnologia como aliada para o
desenvolvimento de projetos e organização de processos. Na ArqTec
(Florianópolis/SC), as equipes estão valendo-se de toda a tecnologia que já
costumam utilizar no desenvolvimento dos projetos nesse momento.
“Estamos
com toda a equipe trabalhando em home office. É a opção mais sensata neste
momento. Desta forma não ficamos com o andamento dos trabalhos atrasados e
seguimos unidos pela ferramenta BIM (Building Information Modeling)
trabalhando juntos em locais diferentes. Além disso, estamos todos on-line nos
grupos de WhatsApp e demais softwares de comunicação”, explica o arquiteto
Ronaldo Martins, um dos titulares da ATO 9 Arquitetura e idealizador da ArqTec,
espaço de cocriação de Florianópolis.
No
total, 18 empresas do setor da construção civil interagem entre si para o
desenvolvimento conjunto de projetos, das mais diferentes complexidades e
tipologias. Atualmente, 40 profissionais atuam na ArqTec, entre arquitetos,
engenheiros civis, engenheiros mecânicos, engenheiros eletricistas, topógrafos,
designers gráficos, designers de interiores e paisagistas.
Ronaldo
explica que o acesso remoto da equipe acontece por meio da tecnologia VPN
(Virtual Private Network), que oferece um canal de comunicação privado entre
dois computadores. Assim, os colaboradores conseguem acessar, de casa, o
computador que utilizam no escritório, onde estão as licenças e softwares
instalados.
“O
colaborador consegue acessar a nossa rede e o nosso servidor com todos os
modelos BIM”, complementa. O processo de transição foi vivenciado com
tranquilidade pelas empresas da ArqTec porque já atuavam em sistemas
colaborativos a partir da engenharia integrada, em que todos os envolvidos
trocam informações de forma simultânea desde os estudos iniciais dos projetos.
E
essa engenharia integrada está fortemente apoiada nos recursos tecnológicos
disponíveis. “Junto com REVIT – software BIM e outras ferramentas digitais com
OFFICE 365, DYNAMO, NAVIS está cada vez mais seguro o armazenamento e a troca
de informações entre os atores do projeto deste as etapas iniciais”, reforça
Ronaldo Martins. Assim, o projeto já nasce bem formatado e compatibilizado,
pontua Ronaldo.