Blog Top Society - Karla Cruz

Especialista alerta para o cuidado com os olhos no Carnaval

19/02/2020    Gustavo Siqueira

A festa mais animada está chegando, porém para não ficar no meio do caminho nessa maratona festiva, é muito importante não esquecer dos cuidados básicos com a saúde. Hidratação e alimentação leve são fundamentais para aguentar o pique, mas devemos cuidar especialmente dos olhos que estão expostos ao suor, sol, maquiagens, glíter e grandes aglomerações de pessoas. O Dr. Angelino Julio Cariello, Oftalmologista do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanen, destaca algumas dicas para que incidentes não atrapalhem a folia e nem traga prejuízos após a quarta-feira de cinzas:

Maquiagens e cílios – No carnaval, a maquiagem tem que ser obrigatoriamente divertida e colorida. Para um look perfeito, um dos alertas é verificar se os produtos estão dentro do prazo de validade e são de procedência conhecida. As falsificações estão cada vez mais sofisticadas e pagar mais barato por algo que pode trazer alergias e infeccionar os olhos não vale a pena!

Escolhida a maquiagem, lembre-se que tudo é de uso individual. “Ao compartilhar produtos e objetos que entram em contato com os olhos, como pinceis e máscaras de cílios, se alguém estiver com alguma infecção ocular, seja por  bactéria ou principalmente por vírus, todo o grupo que usar a maquiagem poderá se contaminar”, explica o oftalmologista do Sadalla.

img/topsocie_blog/2624_post_12451.jpg
As sombras brilhantes e produções com glíter são as preferidas nessa época do ano, mas inspiram cuidados. O glíter convencional é composto por pedacinhos de plástico, não somente inimigo da natureza, mas também com potencial para arranhar a córnea. Menos nocivas, as opções ecológicas igualmente merecem atenção. “São partículas muito pequenas que, em contato com os olhos, podem causar alguma irritação, alergia ou lesionar os olhos. O mesmo pode ocorrer com as chamadas pinturas artísticas, que se estendem por todo o rosto. Devemos lembrar que, sob o sol e com o suor, as substâncias da tinta podem escorrer. Especialmente em crianças, recomendo não pintar a região dos olhos, pois é mais sensível nos pequenos foliões”, diz. Escolher substâncias neutras e lembre-se de se em contato com o olho, lavar abundantemente com água corrente.

O especialista também chama a atenção para o uso de cílios postiços, que, nessa época do ano, ganham cores e ficam ainda maiores. “As alergias e problemas normalmente são causados pela cola. Preste máxima atenção para não utilizar a conhecida supercola, o que pode levar, inclusive, à perda dos cílios. Ao sentir mínimo desconforto, retire-os e aproveite o seu carnaval sem eles”.

Proteja-se do sol – Em vários blocos de rua a folia acontece durante horários com alta incidência de raios ultravioleta. Por isso, além do protetor no rosto e no corpo, é fundamental utilizar óculos escuros (de boa qualidade e com garantia que apresentam proteção contra os raios ultravioleta) e bonés ou chapéus para resguardar os olhos dos raios solares, capazes de causar queimaduras iguais às observadas na pele, além de pterigio. “Mesmo nos dias nublados, os raios UVA e UVB podem causar problemas à visão”, reforça Dr. Angelino.

Em época de carnaval, os óculos de sol também ganham outra função: proteger os olhos de confetes, serpentinas, espumas e sprays, que possuem substâncias químicas capazes de causar vermelhidão e até dor intensa. “Em contato com esses produtos, lave os olhos imediatamente, com água corrente ou soro fisiológico fechado, e não esfregue a região. Se isso não aliviar os sintomas, procure um atendimento médico o mais rápido possível”, orienta o médico.

No burburinho – Produção à parte, no meio da aglomeração, a preocupação deve ser com duas possibilidades: conjuntivites e traumas. Nas estações mais quentes do ano, o risco de conjuntivite infecciosa (viral ou bacteriana) é maior – e é potencializado com a concentração de muitas pessoas no mesmo local, como em bloquinhos de Carnaval. Nessas ocasiões, para impedir possíveis contágios, não coce os olhos nem compartilhe acessórios como óculos e máscaras. Além disso, cuidado com o trauma direto. Evite o empurra-empurra e os espaços mais lotados.

Higiene sempre – Por último, mas não menos importante, não deixe o cansaço lhe abater! É comum se esquecer de tirar as lentes de contato antes de dormir ou deixar de lado os cuidados básicos com a higiene nessa época do ano. “O ritual diário de limpeza das lentes de contato precisa ser mantido, colocando-as em local e solução adequados. Lave as mãos antes de manuseá-las e evite o contato com a água do mar e da piscina”, explica o especialista. Para quem já sabe que vai perder pontos nesse quesito, a dica é optar por lentes de descarte diário.

Da mesma forma, o oftalmologista reforça que a limpeza com produtos específicos para remover maquiagem é necessária para retirar qualquer resquício de produto e evitar irritações. Portanto, nada de dormir antes de lavar bem o rosto. E mantenha o pique durante todo o carnaval!
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página