Desenvolve a musculatura, trabalha a concentração e estimula o sistema imunológico. O beach tennis - ou tênis de praia, como é conhecido - não precisa necessariamente ser realizado em cidades litorâneas. Basta uma quadra de areia e raquetes específicas para começar a jogar. A modalidade se populariza a cada ano no país e, com dedicação, tem uma curva rápida de aprendizado. Para incentivar ainda mais sua prática, a
Federação Catarinense de Tênis (FCT) desenvolve torneios pelo estado. Entre os dias 6 e 8 de março, Florianópolis, Criciúma e Brusque sediam a primeira etapa dos jogos. As inscrições podem ser feitas até 27 de fevereiro através
deste link.
A técnica, que mistura o tênis tradicional com o vôlei de praia, chegou no Brasil em 2008. De lá pra cá, praticamente todos os estados adotaram o beach tennis. “Santa Catarina tem muitas praias, o que colaborou inicialmente para que a adesão à modalidade fosse grande. Hoje, praticado em clubes de todas as regiões, ela atrai pessoas de diferentes idades que querem jogar apenas por diversão e também os que optam pelas competições. É um esporte divertido que tem tudo para ganhar ainda mais adeptos”, destaca o presidente da FCT, Alexandre Farias.
O torneio poderá ser realizado em duplas masculinas, femininas ou mistas que vão do sub12 ao pró. Os valores das inscrições variam de R$ 50,00 a R$ 70,00. Atletas filiados à FCT e com a mensalidade em dia terão a pontuação computada no ranking microrregional.
Etapa estadual
Outro torneio do calendário da modalidade em Santa Catarina é o Estadual de Beach Tennis. Serão quatro etapas ao longo do ano realizadas, respectivamente, nas cidades de Criciúma, Brusque, Florianópolis e Blumenau. A primeira, no Sul do estado, será de 28 de fevereiro a 1º de março e recebe inscrições até o dia 17.
Sobre a FCT
Responsável pela realização de eventos que disseminam informações sobre o esporte e impulsionam a prática no estado, a Federação Catarinense de Tênis (FCT) tem 65 anos de apoio à cultura da modalidade nas cidades catarinenses. Além disso, incentiva tenistas a se desenvolverem e destacarem a nível nacional e internacional. Somente em 2019, a entidade organizou mais de 30 eventos em 15 cidades catarinenses, com a participação de mais de 8 mil atletas.