Blog Top Society - Karla Cruz

Núcleo da Mulher da ACIL participa do Dia Estadual da Mulher Empresária em Florianópolis?

23/08/2015    Karla Cruz

cleo da Mulher da ACIL participa do Dia Estadual da Mulher E

O Dia Estadual da Mulher Empresária em Santa Catarina, comemorado no dia 17 de agosto, foi marcado por um grande evento que reuniu mais de 500 mulheres na Assembléia Legislativa (ALESC), em Florianópolis. O primeiro “Empreende Mulher Catarinense” foi promovido pelo Conselho Estadual da Mulher, (CEME), com o apoio da Assembleia Legislativa, Sebrae Nacional, Confederação das Associação Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC), Conselho Regional de Administração (CRA/SC), Correios, Comissão da Mulher Advogada da OAB-SC e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de São José.A cidade de Lages esteve representada pelo Núcleo de Mulheres da ACIL. A Deputada Federal Carmen Zanotto e a Secretária Regional de São Joaquim, Solange Pagani, também prestigiaram o evento que reuniu cases, palestras e muita informação sobre o universo feminino empreendedor.A mulher já está envolvida e ocupando vários espaços e papeis na sociedade. Por isso é sempre importante essa interação, essa troca de energia e de conhecimentos para aumentar nossa autoestima, autonomia financeira e contribuir para o desenvolvimento da nossa sociedade”, destacou a empresária Janelise Royer dos Santos. Será dela o desafio, a partir de setembro, de comandar o CEME, considerado o “braço feminino da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, FACISC, e que possui mais de 900 mulheres associadas.
Força Empreendedora Feminina
E a força da mulher empresária catarinense pode traduzida em números. Conforme apontou uma pesquisa do Sebrae, atualmente as mulheres são maioria no mundo empresarial, com 51% de atuação feminina. Em Santa Catarina representam a maioria do eleitorado, com mais de 51% da população votante. A pesquisa Tendências e Cenários sobre Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) também aponta evolução da participação da mulher em atividades empreendedoras. Em 2000, 42% da população economicamente ativa era formada por mulheres. Atualmente, são 45% e a expectativa é de que cheguem a 49% em 2020. O número de empreendedoras cresceu 21,4% no período de dez anos. A participação dos homens à frente dos micro e pequenos negócios, por sua vez, subiu 9,8% no mesmo período, de acordo com estudo do Dieese e Sebrae. A pesquisa mostra ainda que as empresas comandadas por mulheres estão se mantendo mais no mercado. Na última década, subiu de 48% para 54% a taxa de empreendedoras com negócios em atividade há mais de cinco anos.
 Foco na solução e não nos problemas
Mas as mulheres podem ir bem mais longe e potencializar suas conquistas. Foi o que demonstrou a coaching Richelli Sachetti. Durante a palestra “Mulheres que sustentam o Sucesso”, ela interagiu com a plateia que participou de uma pesquisa on line sobre comportamentos. “Nossa mente é produtiva de 2% a 10% do tempo, por isso temos que otimizar nossos pensamentos, que se transformam em sentimentos e ações”, afirmou Sachetti. Ela mostrou ferramentas psíquicas e comportamentais de como focar na solução e não nos problemas.
Grandes exemplos
O painel “O Poder do Associativismo no Desenvolvimento Empresarial Feminino”,  com as empresárias Luciana Heidt, da Floricultura Ki Amor em Cunha Porã,, Lorena Sotopietra psicopedagoga do Centro de Ensino Guroo em Florianópolis e Ana Peruchi Milanez  da Milane Indústria e Comércio de Confecções, de Criciúma, revelou cases de sucesso, otimismo e de superação. Elas falaram sobre suas trajetórias, conquistas e mudanças de paradigmas.
 Felicidade
A antropóloga e colunista do jornal Folha de São Paulo, Mirian Goldenberg, mostrou como os estereótipos femininos atuam no imaginário das mulheres. Pesquisadora e escritora, ela mostrou como as mulheres andam insatisfeitas com a própria imagem. Atualmente as brasileiras lideram o ranking mundial de cirurgias estéticas e no consumo de remédios para emagrecer e moderadores de apetite. Com bom humor e exemplos, a palestrante mostrou como incorporar novos pensamentos e atitudes em todas as fases da vida." O importante ainda é ser feliz!", reforçou!

 MULHERES NÚCLEO DA ACIL COM A DEPUTADA CARMEN ZANOTTO


JANELISE ROYER DOS SANTOS (PRIM. Á DIREITA) COM A DEPUTADA CARMEN ZANOTTO


 MULHERES DO NÚCLEO DA ACIL

 MULHERES DO NÚCLEO DA ACIL


 DIRETORIA DO CEME


MIRIAN GOLDENBERG PALESTRANTE


 RICHELLI SACHETTI COACHING


PLENÁRIA- SIMONE SCHRAM A DIREITA, DEP ANA PAULA LIMA


 PLENÁRIA MULHERES

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página