Blog Top Society - Karla Cruz

Mobitec apresenta Cozinha Carême

02/02/2020    Maristela Brites

img/topsocie_blog/2470_post_11944.jpg
img/topsocie_blog/2470_post_1870.jpg
img/topsocie_blog/2470_post_9190.jpg
 
Projeto leva assinatura do Arquiteto Ivan Wodzinsky e foi inspirada no Chef Francês Marie Antoine Carême
 
A arte costuma servir de inspiração para muitos projetos e, embora não seja considerada oficialmente uma, a gastronomia poderia facilmente abranger algumas delas em uma única criação. Pratos podem ser arquitetados, esculpidos e coloridos para conquistar os olhos e claro, o paladar e como já dizia o famoso chef francês Marie Antoine Carême, "as finas artes são cinco em número: pintura, escultura, poesia, música e arquitetura, o principal ramo da patisserie."
O chef, que viveu entre 1784-1833 confeitou para a alta sociedade parisiense, incluindo Napoleão Bonaparte, além de ter trabalhado par o rei George IV por 3 anos.
Carême é referência e objeto de homenagens de grandes chefs até hoje e não apenas no ramo gastronômico.
Quem buscou inspiração no chef francês foi o Arquiteto de Curitiba Ivan Wodzinsky, que trouxe para a sua Cozinha Carême simplicidade e praticidade, sem perder a elegância e estilo. “Carême foi sobretudo um grande pâtissier e inventou as "pièces montés", sobremesas sobrepostas, as quais podiam ter grandes alturas e se inspiravam na arquitetura”, disse Ivan, explicando que seu gosto pelo estilo clássico revisitado, sempre é um sucesso e agrada as pessoas de bom gosto, elegantes e refinadas.
O Arquiteto, inclusive fez sucesso recentemente na mostra Artefacto de Curitiba, ao apresentar uma cozinha funcional, também com mobiliário Mobitec, onde em quase 100 m² demonstrou seu talento ao assinar um terraço aberto, mas não fechado, com living e área de jantar anexo à cozinha.
Já na Cozinha Carême, de 80 m², exposta na loja Mobitec, em Curitiba Ivan criou um ambiente moderno para a cozinha, com design fundamentalmente clássico, apostando nos tons preto e branco para compor o projeto, trazendo além de beleza, um local onde as pessoas queiram estar.
Esta, aliás é a tendência para as cozinhas em 2020, espaços onde as pessoas tenham o prazer de ficar. Prazer de cozinhar. Não importando qual estilo de design. “Mas elegância, conforto e praticidade com bom design é fundamental”, pontuou.

Sobre o Arquiteto
Ivan Wodzinsky é daqueles arquitetos que apostam totalmente nos materiais nobres para atribuir a tríade sobriedade + atemporalidade + elegância a seus trabalhos. Com mais de 20 anos de experiência, já participou de diversas mostras de decoração, entre elas, edições da Casa Cor PR. Ivan define decoração como "o charme e a personalidade que se dá ao modo de viver".
Após se formar, Wodzinsky fez do conhecimento adquirido nas muitas viagens que fez um poderoso recurso. Observador, sempre procurou estar atento aos detalhes das decorações de hotéis, restaurantes, lojas, e museus por onde passou. O período em que morou na Rússia, em particular, o influenciou profundamente – fato que pode ser notado em estátuas de mármore, ornamentos revestidos de ouro, seda e outros elementos existentes em seus projetos. "Adoro a cultura do tempo dos Czaristas. Eles tinham um modo muito especial de fazer seus interiores, basta ver o que existe lá em seus palácios. Conheci muita coisa com a minha estada lá e com certeza há muito deste estilo em meus trabalhos", confessa.

Fotos: Samuel Berger

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página