Blog Top Society - Karla Cruz

Sebrae/SC inaugura projeto Tá na Mesa em Blumenau e região

20/05/2024    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/14329_post_12732.jpg
O Sebrae/SC lançou a programação do projeto Tá na Mesa de Alimentos e Bebidas neste mês, com a participação de empresários de Blumenau e região. O encontro ocorreu em 14 de maio, na sede do Sebrae em Blumenau. Os empreendedores se conectaram com o propósito de desenvolverem gestão, captação de clientes, vendas, posicionamento de mercado físico e digital entre outros segmentos dos negócios.
“É a primeira vez que trazemos esse projeto para a nossa região. Nosso objetivo é movimentar e auxiliar o setor, dar apoio e direcionar o caminho desses empresários. Estamos apenas começando uma jornada que certamente será vitoriosa”, afirma Ionita Lunelli, gerente regional do Sebrae/SC.
O programa acontece de maio a novembro de 2024, e promove consultorias com profissionais experientes do setor, capacitações, participação em feiras, sessão de negócios e outros benefícios em programas do Sebrae. “É importante lembrar que esse projeto é para a empresa, ou seja, os empresários podem trazer colaboradores para participar das capacitações de acordo com a função que exercem ou da maneira que fizer mais sentido para cada um”, comenta Fernanda Rosa, analista de negócios do Sebrae.
Os irmãos Luciane Perin Fiamoncini e Jonas Eduardo Perin embarcaram na iniciativa para alavancar os negócios após adquirirem a Nectare, marca de geleias e antepastos. Os dois possuem uma trajetória parecida no empreendedorismo: ambos trabalharam durante vários anos em empresas privadas e do setor público, e por fim decidiram abrir mão da segurança da CLT e iniciar o próprio negócio.
A primeira empresa de Luciane foi uma confeitaria especializada em doces finos, e a de Jonas, atualmente com um sócio, uma charcutaria, que possui também um empório. Eles seguem no comando dos negócios, e agora terão mais esse desafio pela frente. “Nós dois éramos clientes da Nectare. Agora já estamos com expectativa de fazer novos produtos. Depois que você faz uma loucura, o que é mais uma?”, brinca Jonas.
O Tá na Mesa é voltado para empresários do comércio e da indústria do setor de alimentos e bebidas. Durante a consultoria, que é individual e por empresa, o consultor vai até o local que for melhor para o empresário. Já os workshops são híbridos e flexíveis, para garantir que todos possam aproveitar o conteúdo da melhor maneira. O programa possui 50% de subsídio do Sebrae.
Ambos empreendedores, Tahis de Castro Alves, proprietária da Doce Artesan Bakery e Jonathan Garuva, do Madrugão Lanches, reconhecem a importância de buscar conhecimento para o crescimento de seus negócios. Tahis, que assumiu a administração sozinha após a saída dos sócios, busca corrigir erros e alavancar seu empreendimento, influenciada pela experiência de uma colega que expandiu sua visão através de um curso do Sebrae. Da mesma forma, Jonathan, diante do crescimento do Madrugão Lanches, entende a necessidade constante de aprender e buscar auxílio para evoluir o negócio, destacando a importância do conhecimento para acompanhar o desenvolvimento da empresa.
De acordo com dados da Fiesc, o setor de alimentos e bebidas está em segundo lugar com mais vagas de trabalho em Santa Catarina. A área vem crescendo em uma média de 3,4% desde 2010.
A Frauzen Congelados, outra participante do projeto, iniciou as atividades em outubro de 2023 e já embarcou na iniciativa focando na estruturação comercial. “Participamos do SC Gourmet, outro projeto do Sebrae, que foi onde surgiu a admiração por esse trabalho de incentivo para as empresas”, comenta Valquíria Kienen Grahl.
Também participante, a Palmasul Alimentos, que está há mais de 20 anos no mercado e é especializada em palmito de alta qualidade e inovadora no setor, também tem como objetivo estruturar e aprimorar a parte comercial, tanto para participar de eventos quanto para adquirir esse conhecimento para o negócio.
Os interessados em participar do projeto podem buscar mais informações com o Sebrae através do contato (47) 3702-6403, e participar ainda desta edição do Tá na Mesa.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais:

Compartilhe nas redes sociais:

Elo Têxtil NE se destaca na maior imersão em empreendedorismo da América Latina

20/05/2024    Henrique Harmonia

img/topsocie_blog/14328_post_4323.jpg

Empreende Brazil acontecerá nos dia 24 e 25 de maio em Florianópolis (SC)

Nos dias 24 e 25 de maio, a indústria de têxtil pernambucana Elo Têxtil NE, estará presente no Empreende Brazil, um dos maiores eventos de empreendedorismo da América Latina, em Florianópolis, na Arena Opus. Com o objetivo de fortalecer sua marca em nível nacional e atrair novos clientes, a empresa está preparando descontos exclusivos para quem visitar o evento. A Elo Têxtil NE estará localizada no número 3 no setor starter 2.0.

Durante o evento, a indústria oferecerá descontos de 5% a 10% para fechamento de negócios, com a possibilidade de converter esses descontos em quantidades adicionais nos produtos adquiridos, com foco em B2B. Além disso, também estará vendendo camisas com temática de empreendedorismo.

Com um portfólio vasto, a Elo Têxtil NE oferece soluções adaptáveis às necessidades específicas de cada cliente e com entregas em todo o território nacional, com embalagens sustentáveis que garantem a integridade dos produtos até o destino final. Seu carro-chefe são as produções de camisas e fardamentos personalizados, utilizando métodos como sublimação, serigrafia com tintas de alta fixação, transfer, bordado, entre outros.

Sacos, bags, ecobags, porta-objetos, necessaires, pochetes, bolsas térmicas, bandeiras, bandanas, lenços, lixeiras para carro, flanelas e toalhas também fazem parte de seu catálogo.

“Além de impulsionar nossa marca no cenário nacional, nosso objetivo é atrair leads e, consequentemente, estabelecer parcerias sólidas que resultem em novos negócios mutuamente benéficos para ambas as partes. Estaremos prontos para recebê-los”, disse um dos diretores da Elo Têxtil NE, Thalles Harley.

Os ingressos para o Empreende Brazil ainda estão à venda no site https://empreendebrazil.com.br/.

Elo Têxtil NE

A Elo Têxtil NE é uma indústria de diversos produtos têxteis com um perfil jovem, porém com a experiência e vigor de grandes corporações. Com anos dedicados ao mercado têxtil, de impressos e personalizados, decidiu empreender para eliminar os problemas operacionais comuns encontrados em confecções tradicionais.

Para mais informações, acesse nosso site em www.elotextil.com.br,
nossa página no Facebook em www.facebook.com/elotextiloficial e siga-nos no Instagram @elotextiloficial.

(Fonte: Caderno1 Comunicação / Foto: Divulgação)

Compartilhe nas redes sociais:

Maio Laranja: comarcas catarinenses se mobilizam no combate à violência sexual infantil

19/05/2024    Karla Cruz

img/topsocie_blog/14327_post_13284.jpg
Unidades devem distribuir 30 mil cartilhas e 2700 cartazes
 
O Poder Judiciário de Santa Catarina, por meio da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) e com o apoio do Núcleo de Comunicação Institucional (NCI), está engajado no movimento nacional Maio Laranja, mês de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. As comarcas de todo Estado estão mobilizadas para informar, sensibilizar e combater essa forma de violência com a distribuição de 30 mil cartilhas, 2700 cartazes e a promoção de ações educativas.
 
Neste mês, há um esforço conjunto da sociedade na divulgação dos canais de atendimento e de encaminhamento de denúncias e notificações de violações dos direitos da criança e do adolescente. “Temos que estimular a conscientização, sensibilização e informar as pessoas que o abuso e a exploração sexual infantojuvenil consistem em grave violação de direitos. Por isso é tão importante proteger e defender nossas crianças e adolescentes”, destaca a coordenadora da CEIJ, desembargadora Rosane Portella Wolff. A CEIJ também disponibiliza materiais digitais para conscientização, sensibilização e informa da sociedade no portal do TJSC. 
img/topsocie_blog/14327_post_12525.jpg
 
Sobre o dia 18 de maio
O dia 18 foi instituído pela lei federal 9970/00 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data é alusiva à morte da menina Araceli, violentada e morta aos oito anos de idade, em Vitória, no Espírito Santo. O corpo da garota apareceu seis dias depois, carbonizado. Por conta da repercussão do caso houve forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Desde o ano 2000, a população é convidada a se unir e se manifestar contra esse tipo de violência.
img/topsocie_blog/14327_post_6573.jpg
 
Pelas comarcas
As comarcas catarinenses receberam o material informativo e estão em fase de distribuição, orientação e em atividades educativas. Algumas delas registraram as ações:
 
Sul
Na comarca de Araranguá, no extremo sul do Estado, a assistente social Michele das Graças Figueira Nadolny esteve à frente da distribuição dos materiais para os municípios que compõem a comarca. A servidora explica que a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes é um assunto difícil de ser discutido pois existem muitos tabus e estigmas associados a eles. Segundo ela, por isso a importância de um trabalho articulado e integrado para o enfrentamento dessas questões. "A revista 'Os Super Adultos de Confiança' é um material educativo com apresentação da temática tratada de forma lúdica e com um linguagem simples e visual adequada ao público infanto-juvenil, com o intuito do conhecimento da autoproteção e prevenção desses crimes por meio de orientação, não só as crianças e adolescentes, como também pais e responsáveis", afirma.
 
A assistente social fez a entrega de cartazes e de exemplares da cartilha "Super Adultos de Confiança" para a secretaria municipal de educação, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Conselho Tutelar do município de Balneário Arroio do Silva. Os materiais também foram distribuídos ao CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Conselho Tutelar do município de Araranguá e também serão entregues para a secretaria municipal de educação.
 
Serra
Em Correia Pinto as cartilhas e cartazes foram distribuídos pela assistente social Gislaine Neves Maciel em escolas do centro, unidades no interior do município, creches e unidades de saúde. “A receptividade foi boa. Algumas escolas e creches, por meio da direção, verbalizaram que o material de divulgação ia ao encontro da temática abordada por eles anualmente”, conta a servidora.  “Algumas instituições possuíam conhecimento da campanha Maio Amarelo, outras passaram a conhecer por meio da divulgação realizada”, pontua.
 
Gislaine diz que o foco principal foi o contexto educacional por ser um lugar de refúgio para crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e onde é possível estabelecer uma relação de confiança com um adulto protetor em caso de necessidade de revelação de abusos sofridos. “A cartilha, apesar de ser direcionada às crianças, também servirá como fonte de pesquisa para os educadores, pois pode trazer ideias de como trabalhar a temática”, conclui.
 
Oeste
A comarca de Abelardo Luz, no Oeste, concluiu na sexta-feira, 10/5, a entrega de 2500 cartilhas no município-sede e também em Ouro Verde, município abrangido pela comarca. A prioridade foram as escolas. Em Abelardo Luz foram beneficiados alunos do Colégio Geração Futura, da Escola Agrotécnica Municipal Irineu Bornhausen, Escola Municipal Romildo Menegatti, Escola Municipal Vila Esperança, e Escolas Básicas Municipais Professor Hildo Goulart, Professor Ernesto Sirino, José Maria e 25 de Maio.                                                                                                                                  
 
Em Ouro Verde, o material foi entregue na Escola de Educação Básica Celestino José do Nascimento e Escola Municipal Professora Sonia Menta Barreta. Os cartazes da campanha foram distribuídos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ouro Verde e no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) de Abelardo Luz. Outras entidades, escolas e instituições educacionais serão atendidas assim que a comarca receber nova remessa de cartilhas.
 
Médio Vale do Itajaí
Na comarca de Ascurra, no Médio Vale do Itajaí, as ações já iniciaram e devem ser desenvolvidas até a semana que vem com os alunos de escolas públicas. A juíza Francielli Stadtlober Borges Agacci e a assistente social forense Denise Cechinel da Silva fizeram a entrega do material informativo aos representantes das secretarias municipais de educação e dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.
 
“A magistrada fez uma fala sobre a campanha e a importância de abordar esse tema. Também orientamos que os professores utilizem o material em atividades educativas, em sala de aula, com os alunos entre nove e 12 anos”, explica Denise. A escola Estadual Domingos Sávio já iniciou os trabalhos. As demais unidades escolares municipais e estaduais destes três municípios devem realizar as atividades na sexta-feira, dia 18 de maio.
 
NCI/TJSC

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página