Blog Top Society - Karla Cruz

OUTUBRO ROSA

27/10/2018    Karla Cruz

img/topsocie_blog/1615_post_7610.jpg
A médica e especialista em oncologia Dra. Maite de Liz Vassen Schurmann, concedeu ao Blog Top Society esta importante matéria elucidativa sobre o câncer, como mais uma de suas ações no mês outubro rosa.

É uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de outubro dirigida à sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, lançada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente na cidade. Na ocasião, foram distribuídos laços rosas para todos os participantes. De Nova York, a onda rosa invadiu o mundo e o laço virou o símbolo da causa.
No Brasil, a primeira ação do “Outubro Rosa” foi em 2002 , em São Paulo, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com a cor rosa durante todo o mês de outubro. 
Com o intuito de aumentar a conscientização da população sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, ANIMI estará participando de várias atividades educativas e beneficentes nesse mês de outubro.

PANORÂMA ATUAL
Muitas pessoas estão vivendo com câncer. Um em cada 2 homens e uma em cada 3 mulheres terão diagnóstico de câncer durante a vida.
Mas o que é o câncer?
O Câncer é a proliferação (ou multiplicação) desordenada de um grupo de células de determinado órgão. Estas células são tão alteradas que conseguem ter a capacidade de se adaptar e sobreviver em outros órgãos distantes de sua origem. Isso é o que chamamos de metástases.
O câncer pode aparecer em qualquer parte do corpo. Existem mais de 100 tipos de cânceres porque nossas células e órgãos são distintos e por isso podem formar diferentes neoplasias. Nas mulheres o câncer de mama é o mais comum e nos homens o câncer de próstata é o mais frequente. O câncer de pulmão pode afetar homens e mulheres em elevados números.

O câncer é um dos problemas de saúde pública mais complexos que o sistema de saúde brasileiro enfrenta, dada a sua magnitude epidemiológica, social e econômica.
O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

No ano de 2018, no Brasil,temos uma previsão estimada de 59.700casos novos de câncer de mama e aproximadamente 14.400 óbitos, sendo 200 homens e 14.200 mulheres (câncer de mama).

DIAGNÓSTICO PRECOCE
A mamografia é o único exame capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro. Com essa medida o nódulo não pode ser palpado, mas é exatamente quando atinge esse tamanho que ele pode ser curado em até 95% dos casos. É recomendável que a mulher faça a mamografia 1 vez ao ano após os 40 anos como prevenção e o autoexame das mamas, iniciara aos 25 anos.

SINTOMAS
As mamas são regiões sensíveis do corpo e é normal ficarmos preocupadas com qualquer dor ou alteração que surja. Uma boa notícia é que a dor mamária não é um sintoma comum de câncer de mama. Independentemente da causa de suas dores, é quase improvável que se trate de um câncer.Os sintomas do câncer de mama variam conforme o tamanho e estágio do tumor. A maioria dos tumores da mama, quando iniciais, não apresentam sintomas. Caso ele já esteja perceptível ao toque do dedo, é sinal de que tem cerca de 1cm, o que já é considerada uma lesão muito grande. As principais manifestações clínicas são:
- Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor
-Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.
- Alterações no bico do peito (mamilo).
- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.
- Saída de líquido anormal das mamas.

DICAS PARA CONVIVER COM O TRATAMENTO
Se você está se perguntando: “Tenho câncer, e agora?”, separei algumas dicas que podem tornar a sua jornada de luta contra a doença mais leve. Além de se informar sempre sobre o seu tratamento, algumas mudanças na rotina podem ser benéficas.
Quando estiver em casa, reserve um tempo para não pensar na doença;
Converse com seu médico sobre a possibilidade de fazer alguma atividade física;
Vá ao dentista antes de iniciar seu tratamento de quimioterapia;
Alimente-se bem com uma dieta variada e com comida de verdade, menos industrializados possível.

Sabemos quanto o tratamento contra o câncer pode ser desgastante emocionalmente, por isso, cuidar da sua mente e das suas emoções é tão importante quanto cuidar da saúde física durante este período.Com esses cuidados conseguiremos deixar esse período com tantas sobrecargas mais leve e alegre.
Cuidar da sua saúde é um gesto de amor à vida! Cuide-se.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página