A designer de moda Isadora Dourado celebra o sucesso de sua marca Dorgas, que nasceu em Joinville, e já vestiu grandes artistas do cenário pop brasileiro com muita criatividade e sustentabilidade.
No dia 15 de fevereiro, sábado, a partir das 22h, no Hideout, em Joinville, no norte catarinense, a marca Dorgas, que utiliza-se da técnica de upcycling, para dar um novo e melhor propósito para tecidos que seriam descartados, celebra quatro anos de muito sucesso e parcerias criativas, que extrapolaram o território catarinense.
Segundo a idealizadora da marca Isadora Dourado, tudo começou durante a faculdade de moda, a mesma, é formada em design de moda, pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, que nesta época não conhecia o termo upcycle ainda, mas já fazia customização, que era algo bem presente na sua vida desde cedo. Durante esse período conheceu outras possibilidades de trabalho dentro do mercado da moda e enxergou a moda pelo viés da sustentabilidade, algo que entendeu como necessário e isso foi lhe guiando desde então.
Nesta fase de universitária foi bolsista no projeto EcoModa onde participou e auxiliou em inúmeras oficinas sobre moda e sustentabilidade.
Durante o desenvolvimento da coleção final do curso entendeu que para encerrar o ciclo e já me preparar para um novo inicio precisava aproveitar todo o suporte que a faculdade dava naquele momento, sendo assim, criou todas as peças reaproveitando jeans e malha branca que garimpou em brechós.
Foram muitos meses de trabalho e a coleção “Resgate” foi apresentada, despertando nela uma vontade ainda maior de seguir trabalhando com o upcycling pós faculdade.
Em 2020 iniciou os primeiros experimentos com a marca em meio a pandemia, aproveitando as roupas do seu próprio brechó e uma máquina de costura emprestada.
Foi percebendo que ter brechó, iniciado em 2017, já não era mais o que fazia seus olhos brilharem e a ideia de ter uma marca especializada em reaproveitamento de materiais era cada vez mais animadora.
Pelas redes sociais foi mostrando o que estava criando e começou a receber muitos incentivos para continuar, foi onde decidiu comprar sua própria máquina de costura e iniciar de vez a marca em 2021.
Na marca Isadora resgata roupas encontradas em brechós, descostura e remodela, transformando em novas peças de roupas.
Seu diferencial é oferecer um upcycle de modelagem atualizada e com costuras de qualidade, garantindo uma boa usabilidade e durabilidade das peças, mostrando que é possível sim alinhar design atualizado, sustentabilidade de verdade e exclusividade.
Também chamado de “movimento slow fashion”, ou “movimento maker”, o upcycling é uma tendência que surgiu nos anos 90, por uma necessidade de inovação e mudança de comportamento. Apesar da origem antiga, o conceito chegou ao Brasil recentemente, e já chegou para ficar.
O upclyncling não é o mesmo que reciclagem, é na verdade algo como uma evolução em cima do conceito de reaproveitamento, da continuidade de ciclo de vida do produto.
Alguns materiais tem no upclycling a única opção de sustentabilidade.
É o caso do BOPP, um tipo de plástico encontrado em embalagens de salgadinhos, biscoitos, barras de cereais, rótulos de garrafas pet, ovos de páscoa, batata palha, entre outros.
Devido a dificuldade de reciclagem deste material, o upcycling pode ser a melhor forma de reuso.
Nesses 4 anos de atividades da marca, algumas personalidades do pop nacional, se identificaram com a mesma, dando a possibilidade para Isadora vestir Valesca Popozuda, Marina Sena, Blogueirinha, Linn da Quebrada, Teto
, entre outros tantos, além de acumular muitos clientes e amigos, incentivadores diários do seu trabalho.
Para o futuro, as expectativas são muito boas.
Isadora diz não ter pressa, gosta de ir aproveitando cada momento e deixando o terreno bem solidificado conforme avanço.
Até 2022 se fortaleceu emocionalmente porque as expectativas e frustrações são inevitáveis, 2023 a meta era atingir mais artistas e conseguiu nomes que nunca pode imaginar, em 2024 a intenção era que Joinville reconhecesse seu trabalho e a moção na Câmara de Vereadores da cidade em que nasceu, lhe convenceu disso.
Para 2025 e próximos anos pretende formar boas parcerias com marcas e artistas de outras áreas, na intenção de expandir as possibilidades do upcycle para novos públicos.
Pensar sustentabilidade é urgente em todas as áreas.
Novas peças e Festa de 4 anos
Além de movimentar a cena joinvilense com intercâmbio de djs locais e de outras cidades, a festa DAMN - edição de aniversário, tem intenção de celebrar mais um ano da marca Dorgas reunindo clientes e amigos dia 15/02 a partir das 22h na Hideout Bar, bem no centro de Joinville.
Os ingressos já estão disponíveis na plataforma Pensa no Evento.
Para aproveitar o momento, dia 8 deste mês, chega no site as primeiras peças desse ano em um Drop que mistura cores, texturas e brilho, em uma estética bem voltada a festivais de música, afinal moda e música sempre andaram lado a lado em prol da liberdade de ser o que quiser.
Atrações
Pela primeira vez em SC, do palco do CENA Festival diretamente para Joinville IAMLOPE$$.
DJ e beatmaker da zona leste de São Paulo, carrega na sua bagagem o melhor do underground ao mainstream e você pode esperar um set que vai do hip hop, trap, plug, drill, Jersey ao funk consciente.
Foi DJ nas duas últimas edições do Festival Cena e na edição de 2023 fez o set de abertura do show do rapper headliner norte americano Sheck Wes. Produziu diversos hits em colaboração com a artista AJuliaCosta sendo a faixa "SET AJC 2" com AJuliaCosta feat. Mc Luanna, Duquesa e Lai$Rosa o mais conhecido, que conta com mais de 9 milhões de plays nas plataformas digitais. Instagram: @iamlopess
Compondo o line desta noite DJ LHB fundador do projeto LOFIHOUSEBOY. Com uma proposta inovadora e experimental no funk o DJ traz uma performance marcada pela conexão com o público e pela constante busca por novas sonoridades, entregando experiências imersivas e criativas com influências regionais e globais. Instagram: @lofihouseboy
Victor Castilho, popularmente conhecido como Dj C4stilho atualmente reside em Joinville e vêm ganhando espaço na cena da discotecagem de Santa Catarina, tocando em casas e festas renomadas da região. Instagram: @c4stilho
DJ Tassy chega com uma curadoria musical afiada celebrando a força feminina, destacando artistas e rappers mulheres que estão moldando o cenário musical atual.
Transitando por gêneros como boombap, trap, plug, dancehall entre outros subgêneros. Instagram: @fukksleeptassy
SERVIÇO
O Quê: Festa de 4 anos da marca Dorgas
Onde: Hideout - Travessa Sergipe, 46, Centro, Joinville - SC
Quando: 15 de fevereiro, sábado
Horário: a partir das 23h
Quanto: a partir de R$ 20,00 - Os ingressos já estão disponíveis na plataforma Pensa no Evento
Horários das apresentações
23h Dj C4stilho (house/ afrobeat)
0h DJ Tassy (trap, drill)
1h iamlopess (trap, drill,plug, funk)
2h LOFIHOUSEBOY (funk)
INFORMAÇÕES
Dorgas – upcycling e rework
Telefone: 47 99645 6225
Instagram: @dorgas
Dom Comunica - assessoria de comunicação
Telefone: 47 99612 3517
Instagram: @domcomunica