Acredite se quiser: a bagunça atrapalha (e muito) a produtividade no trabalho, nos relacionamentos e, sem você se dar conta, pode transformar sua vida em um verdadeiro caos.
A procrastinação, a falta de ânimo e o tempo são os grandes vilões da organização. Desse modo, é preciso criar certos hábitos para ter uma vida organizada, produtiva e feliz.
Tenha uma agenda e anote tudo!
A agenda é um item indispensável e ajuda muito. Sendo assim, anote:
Compromissos
Datas importantes
Metas e tarefas
Dessa forma, ficará mais fácil para que você não se esqueça de absolutamente nada. Ademais, se preferir, recorra a aplicativos de organização no celular, como o Evernote, Trello, entre outros. Eles podem ser ferramentas essenciais para que você tenha uma boa organização.
Faça listas de tarefas ou mapas mentais.
A lista é o grande remédio para evitar a procrastinação e ajudar você a se organizar melhor.
Monte uma lista simples, contendo apenas as tarefas que poderá cumprir ao longo do dia. Além disso, faça a priorização, ou seja, coloque as tarefas mais importantes no topo da lista e marque as completadas no final do dia.
Os mapas mentais são outra maneira de se manter organizado, mas podem ser mais difíceis para algumas pessoas. Sendo assim, priorize as listas inicialmente. Após algum tempo, comece a testar outros métodos. Assim, é possível identificar qual você se adapta melhor.
Começou, terminou...
Se começar qualquer tarefa, execute-a até o final. Não pare no meio, pois ficará mais difícil voltar depois. Diga não à procrastinação!
Cada objeto tem sua casa.
Se tirou qualquer objeto do lugar, guarde-o imediatamente. Esse simples hábito evita que a bagunça se instale no ambiente.
Não abrace o mundo.
Para quem tem arrepios só de escutar as palavras “limpar” e “organizar”, o jeito é dividir as tarefas em etapas.
Limpe um cômodo hoje, organize uma gaveta amanhã e assim por diante. Se decidir organizar e limpar a casa toda em um único dia, ficará ainda mais cansado.
Mesa organizada x tempo extra.
Para ganhar mais tempo e melhorar a produtividade no trabalho, mantenha a mesa e o seu local de trabalho em ordem.
Você levará menos tempo procurando algo e não se distrairá com os milhares de objetos espalhados. Antes de ir embora do trabalho, deixe a mesa organizada e limpa. Isso dará um verdadeiro “up” para começar bem o dia seguinte.
Tenha produtos organizadores num cantinho de cada ambiente.
No final do dia, coloque os itens que não pertencem ao ambiente nos seus devidos lugares.
Crie hábitos.
Segundo estudos, para criar novos hábitos, é preciso repetir a mesma tarefa durante 21 dias. Depois, ela entrará na sua rotina de forma automática.
Arrumar a cama ao acordar e lavar a louça antes de dormir são excelentes exercícios. Vale a pena criar esses hábitos, pois podem ser positivos para a sua qualidade de vida.
Organizadores na entrada.
Sapatos espalhados pela casa não dá, né? Deixe uma cesta na área de serviço para acomodá-los. Aproveite que estão ali para passar um pano no solado antes de guardá-los no armário.
Não acumule.
Acumular roupas ou objetos sem uso é roubar espaços preciosos no armário ou em algum cantinho de casa.
Coloque todos os itens que você não usa em uma caixa. Se não os utilizar durante seis meses, é bem provável que eles não façam falta.