Para o setor hoteleiro de alto padrão, investimentos com viagens devem ser direcionados para o Brasil em função da alta do dólar e altos custos com passagens aéreas. Localizado na Praia Brava, em Itajaí, o Villa d’Ozio registra alta ocupação no fim de ano, especialmente de público que viaja de carro procedente de outras regiões do estado e do Paraná.
A desvalorização da moeda deve impulsionar o turismo doméstico, inclusive, de alto padrão, já que muitas pessoas que planejavam viajar para o exterior, têm direcionado recursos para aproveitar as férias em hotéis de luxo no Brasil, com preferência para viagens de carro, reflexo dos altos custos de passagens aéreas. “Apesar de vivermos em um momento crítico na economia, a alta do dólar está incentivando o turismo interno de alto padrão. A moeda não é necessariamente um empecilho nas viagens para as pessoas da classe mais alta, comparado com classes média e baixa, porém, o cenário demonstra que muitos optam por direcionar seus recursos para experiências de alto nível dentro do país. O público brasileiro deve também optar por viagens de carro diante dos elevados preços das passagens aéreas. Por outro lado, também acreditamos que o público de outros países do Mercosul tende a viajar mais para o Brasil diante da atratividades dos preços mesmo arcando com custos de passagens. Nesse caso, a ampliação de voos diretos vindos de países como Chile e Argentina, reforça a entrada de turistas estrangeiros”, comenta Andrea Santos, gerente do Villa d’Ozio, hotel ao estilo casa de praia localizado na Praia Brava de Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina.
Localizado na Praia Brava, em Itajaí (SC), o Villa d’Ozio surge como um destino estratégico tanto para turistas brasileiros quanto para estrangeiros. O hotel combina sofisticação, exclusividade e reflete a tendência de crescimento do setor ao oferecer uma experiência única para quem busca descanso e contato com a natureza. A proximidade com grandes centros turísticos e a conectividade da região com rodovias, aeroportos nacionais e internacionais tornam o Villa d’Ozio ótima escolha para quem deseja aproveitar o melhor da hotelaria nacional.
Com estrutura de alto padrão, o hotel é direcionado exclusivamente para adultos e destaca-se por seus 25 apartamentos com vistas privilegiadas, piscina aquecida, espaço de spa e fitness, além de um restaurante que proporciona experiências gastronômicas autorais. “Seja para brasileiros explorando o Sul de carro ou para estrangeiros que desejam aproveitar o câmbio favorável, o Villa d’Ozio é um refúgio que une o charme da colonização europeia com a hospitalidade e a beleza catarinense”, comenta Andrea.
Turismo doméstico em SC
Santa Catarina tem se consolidado como um dos destinos preferidos para o turismo doméstico no Brasil, registrando 1,025 milhão de viagens em 2023, um aumento expressivo de 60% em relação a 2021, segundo dados da PNAD Contínua, pesquisa do IBGE, em parceria com o Ministério do Turismo divulgados recentemente. Com média de gasto de R$ 2.108 por pernoite, os visitantes injetaram cerca de R$ 2,1 bilhões na economia estadual, fortalecendo o setor e promovendo a geração de emprego e renda. A diversidade de atrativos naturais e culturais do estado, aliada à sua infraestrutura turística, tem atraído principalmente turistas que viajam a lazer (45,1%), seguidos por aqueles que visitam familiares ou participam de eventos sociais (37,8%).