Blog Top Society - Karla Cruz

Como serão as profissões no futuro???

05/07/2018    Karla Cruz

img/topsocie_blog/1482_post_4944.jpg

Por Fabricio Haubert 
Coordenador do curso de Administração da IES FASC

Uma análise sobre quais serão características das novas formas de trabalhar dentro de alguns anos Qual a profissão que cursar e escolher para a sua vida? No entanto, com tanta tecnologia, avanços, novidades e mudanças, fica uma dúvida em sua cabeça: como serão as profissões do futuro? Além de todo o fator reflexivo da questão, que até pode ter influência da ficção científica, existe ainda outro questionamento bastante prático, aplicado à nossa realidade. É cada vez mais comum uma preocupação com a existência e a longevidade das profissões. 

Afinal, a carreira em voga hoje existirá no futuro? Existem duas linhas de reflexão sobre esse assunto: uma mais pessimista, relacionada à extinção de vagas, e outra mais focada na adaptação das carreiras, em um cenário em que as tecnologias simplesmente transformariam cargos antigos em novas funções.  Com  base em estudo produzido pelo World Economic Forum (Fórum Econômico Mundial),  há uma relação muito intrínseca entre a atividade laboral e a educação. 
Há uma expectativa que no futuro, de fato, existam trabalhos que hoje não fazem parte das listas das profissões – mas, por outro lado, é importante entender que serão criados novas vagas. Essas lacunas serão preenchidas com novos trabalhadores, empoderados e sob a educação adequada. 

Para muitos desses influenciadores, a capacidade de aprendizagem vai definir, decisivamente, o sucesso no trabalho no futuro. Uma das primeiras questões que surgem quando o tema é futurístico está ligada ao advento da robótica. Será que as profissões serão extintas e completamente substituídas por robôs? As respostas não condizem com esse cenário. Haverá, sim, uma presença maior da automação em vários segmentos com a tendência de um trabalho conjunto entre homem e máquina – e não uma batalha entre as vagas.
 
Uma grande tendência à automação, inclusive, já se desenvolve diante do crescente número de bots presentes em vários campos da economia – no setor de informações e SAC, por exemplo. Dentre tantas previsões e análises, fica uma certeza sobre como será o futuro das profissões: será preciso estar antenado e preparado para as novas tendências.




Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página