Uma
inovação em um evento que já tem 15 edições. O público escolherá as cinco
melhores cervejas participantes do 16º FBC - Festival Brasileiro da Cerveja,
entre 12 e 15 de março, no Expocentro de Balneário Camboriú. A ideia é divulgar
o que a cerveja artesanal brasileira tem de melhor e aquelas que cairão no
gosto das milhares de pessoas aguardadas.
As
cervejarias próximas são as primeiras a comemorar. Leonardo Teixeira, sócio da
Faroeste Beer, de Itajaí, considera a iniciativa vital para seu mercado.
“A
avaliação do público é determinante, pois trata-se de nosso consumidor final e
levamos muito em conta esta opinião para direcionarmos nossa produção”, avalia,
destacando a importância da próxima sede do FBC. “Além de ser ‘perto de casa’, Balneário
Camboriú é um polo turístico que divulgará ainda mais cervejas de outras
regiões catarinenses, como o Sul, Chapecó e Joinville, por exemplo”, destaca
Teixeira.
Para
William Missen, sócio da Marchand Beer Co., de Balneário Camboriú, a escolha do
público provoca as cervejarias a divulgarem novos produtos pensando no motivo
principal de sua produção, que são os apreciadores de cerveja. Segundo ele, a
escolha por Balneário Camboriú tornará a cidade conhecida por mais um atrativo.
“É
uma vitrine mundial no turismo que agora se destaca com a cerveja. A decisão é
uma virada de chave na divulgação da cerveja brasileira”, explica.
De
acordo com a Ablutec, que organiza o Festival, a realização em Balneário
Camboriú é emblemática: a cidade é um eixo estratégico, unindo as três capitais
do sul do país, região que reúne um terço das cervejarias artesanais do Brasil,
próxima a três aeroportos, cheia da atrativos e grande infraestrutura
turística.