Blog Top Society - Karla Cruz

VILLA FRANCIONI PROMETE AGITO CULTURAL NA SERRA EM JULHO

01/07/2024    Karla Cruz

img/topsocie_blog/14496_post_13880.jpg
A Galeria de Arte da Villa Francioni vai viver um dia histórico na tarde do dia 13 de julho graças à realização de três eventos simultâneos: o lançamento em São Joaquim do livro “Quem tem Medo da Cultura?”, de Edson Busch Machado; a abertura da exposição “A natureza de nós duas”, de Celaine Refosco e Giovana Casagrande; e a apresentação de tango dos bailarinos Fabiano Silveira e Juliana Figueredo. O super evento cultural, que promete agitar e esquentar o inverno na Serra Catarinense, é aberto ao público e está agendado para começar às 15h.
img/topsocie_blog/14496_post_7080.jpg

“Sendo a arte um dos pilares da Villa Francioni, é uma honra abrir espaço para que artistas possam interagir com nossos clientes e com a comunidade regional”, ressalta a presidente do Conselho da vinícola, Daniela Freitas.


“QUEM TEM MEDO DA CULTURA?”


Durante toda sua trajetória profissional, Edson Busch Machado, artista visual, curador de exposições, jornalista, gestor cultural e operário da cultura, foi um grande observador e provocador das diferentes facetas da arte catarinense. Agora, aos 71 anos, o autor presenteia a todos os leitores com esta obra icônica que marcará a história do Estado.

img/topsocie_blog/14496_post_8989.jpg
O livro reúne milhares de textos escritos por Edson Machado. São preciosos registros de cinco décadas de história da arte de Santa Catarina, seus respectivos artistas e movimentos. Sem dúvida, um livro que se tornará referência em todos os cursos de artes e de ciências humanas do país. Afinal, são cerca de 600 páginas e 2 mil citações entre artistas, museus e instituições de cultura, a maioria catarinense.


O processo de criação da obra “Quem tem Medo da Cultura?” foi realizado enquanto o autor estava isolado socialmente por conta da recente pandemia de Covid-19 que assolou o mundo. O irmão mais novo de Juarez Machado aproveitou este período para mergulhar no seu acervo pessoal presente na sua casa/museu, a partir de 2020. 


Todos os textos do livro foram publicados originalmente em jornais, revistas, catálogos e livros. Após todo material ser selecionado pelo próprio autor, a produtora cultural Eula Regina Maciel elaborou minucioso projeto e encaminhou ao PIC (Programa de Incentivo à Cultura) para aprovação do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Por isso, o livro está sendo distribuído gratuitamente em eventos de lançamento no Sul do Brasil. Depois de São Joaquim, a próxima parada será em Jaraguá do Sul. 


Publicado pela Manuscritos Editora, o livro conta com o patrocínio cultural da C-Pack, empresa do ramo de embalagens sediada em São José, na Grande Florianópolis.


NOVA EXPOSIÇÃO


A exposição “A natureza de nós duas” mostra as pesquisas individuais em pinturas de Celaine Refosco e cerâmicas de Giovana Casagrande, aproximadas e reunidas pelo interesse das artistas, que convergem em percepções sobre a vida e no relacionamento que ambas mantêm, e manifestam, com expressão e estética. Também presente no trabalho das duas, o interesse pelas matérias e a certeza de que naturezas individuais e subjetivas definem os sujeitos. A exposição permanecerá aberta ao público até o dia 13 de outubro e poderá ser visitada diariamente das 10h às 17h.


Artista visual que vive e trabalha em Curitiba, Giovana Casagrande é pintora e ceramista e pratica a cerâmica a partir de lógicas pictóricas, ciente de que suas matérias, terras, sais e metais, submetidas ao fogo, pertencem ao domínio do mágico, no qual ela, mesmo artista atenta e estudiosa, manda pouco. Primitiva, intensa, colorida, irregular, imperfeita e acidentada é a cerâmica de Giovana, frequentemente complementada por procedimentos têxteis.


Natural de Joaçaba e graduada em Pintura, Celaine Refosco vive atualmente em Pomerode e diz preferir a pintura à figura. Sua produção trafega entre a figuração e a abstração, mais atenta aos aspectos pictóricos do que aos temas pelos quais trafega. De alguma forma a artista busca conhecer-se através da pintura, concentrando-se na prática diária no atelier e no estudo teórico dos seus interesses: geografia, história, geopolítica e sobretudo natureza, ou melhor, a natureza como o lugar dos acontecimentos humanos. 


TANGO NA SERRA


Um presente especial para o público será a apresentação de tango de Fabiano Silveira e Juliana Figueredo. Fabiano, professor, bailarino, coreógrafo e produtor com mais de 25 anos de dança, realizando mais de 30 espetáculos, é o criador da Bienal de Tango de Florianópolis, The Weekend Tango São Paulo, The Weekend Tango Buenos Aires e o Filme na categoria Curta Metragem “Tejiendo El Tango”.


Com sua escola formando vários profissionais para o mundo da dança, ele se destaca por sua paixão pelo tango, ministrando cursos e coreografando espetáculos pelo país afora, junto com sua partner Juliana Figueredo, que é formada pela escola de teatro do Balé Guaíra. Com mais de 30 anos de carreira, Juliana dançou nas principais companhias de dança do país. Venceu vários prêmios e é jurada nos principais festivais do país e no exterior. Juntos há 11 anos, Fabiano e Juliana formam uns dos casais mais importantes na dança no país.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página