Hoje tive o prazer de conversar com
Bettina Mesquita, natural de Florianópolis, esposa e mãe. Bettina possui uma formação acadêmica diversificada, com graduações em Educação Física e Direito, além de pós-graduação na área jurídica, onde estudou disciplinas como matemática financeira, contabilidade e economia.
Além de sua carreira acadêmica,
Bettina é mentora, escritora, palestrante e criadora do Método da Prosperidade. Desde 2012, também atua como servidora pública no judiciário federal, trazendo sua expertise de oito anos como bancária para enriquecer ainda mais sua jornada profissional e pessoal.
Como você começou sua jornada como mentora de finanças? O que a inspirou a se tornar uma especialista em educação financeira?
Minha busca por aprendizado e desenvolvimento contínuos, através de livros, cursos, mentorias, coach e, sobretudo, minha vivência me levou a tomar a decisão de criar um método e ensinar os resultados que tenho, dentre eles a organização e a liberdade financeira. Sou grata pelas minhas conquistas e entendi minha missão de contribuir na vida das pessoas com a educação financeira, transbordando meus conhecimentos e vivência, porque percebi a carência dessa educação no nosso País.
Você pode nos contar mais sobre o Método da Prosperidade? Quais são os princípios fundamentais e como ele ajuda as pessoas a construir uma vida financeiramente próspera?
No Método da Prosperidade trabalho com 8 pilares, que entendo relevantes para construir uma vida equilibrada entre as finanças, os relacionamentos, a saúde, lazer e a espiritualidade. Os 8 pilares são: autoperformance, autorreponsabilidade, ambiência, mentalidade, organização e planejamento financeiros, tornar-se rico, investimentos, altaperformance e inteligência emocional. Esses pilares seguem uma sequência lógica de desenvolvimento e conscientização pessoal. A educação financeira é ampla e envolve diversos conhecimentos. Perceba que todas as pessoas sabem que devem gastar menos do que ganham, mas porque não o fazem? Porque falta ter acesso a certos conhecimentos e práticas para, de fato, passarem a agir da forma mais acertada. E é por isso que os mentorados conseguem construir uma vida mais próspera financeiramente e nas outras áreas também, porque prosperidade significa ser bem-sucedido na vida como um todo
Qual é a importância da educação financeira na vida das pessoas hoje? Como sua mentoria ajuda os indivíduos a melhorarem sua relação com o dinheiro?
A educação financeira é de fundamental importância para todos nós porque o dinheiro impacta em todas as áreas da vida. Pode-se pensar no momento mais singelo de felicidade, ele depende de dinheiro. Sabe por quê? Porque para estarmos vivos precisamos de dinheiro. Precisamos de dinheiro para comer, beber, vestir, ter filhos.
Um dos impactos grandes nos mentorados é a mudança em relação ao dinheiro. A ampliação de visão de sucesso e alteração de crenças é trabalhada desde o início das aulas.
Quais são os principais desafios que seus clientes enfrentam ao lidar com suas finanças pessoais? Como você os ajuda a superar esses desafios?
Percebo que os maiores desafios são gastar menos que ganham, sair da ‘roda dos ratos’ de trabalhar apenas para pagar contas e saber investir. Eles conseguem superar todos esses desafios com o acesso a novos conhecimentos e, sobretudo, com a prática dos exercícios propostos. Porque todo novo conhecimento precisa ser colocado em prática para surtir resultados. E eu criei sugestões para cada aula de como eles podem praticar todos os aprendizados.
Quais são os benefícios específicos que seus clientes relatam depois de passar pela mentoria financeira com você?
Os benefícios relatados foram, de forma geral, a mudança de mentalidade e crenças em relação ao dinheiro, a riqueza e ao sucesso, saber lidar com seus problemas pessoais e financeiros, estabelecimento de prioridades e clareza de objetivos, criação de novas ideias e a prática delas para seus negócios, melhora da organização financeira e pessoal, mudanças de hábitos financeiros e pessoais.
Quais são algumas dicas práticas que você poderia compartilhar com nossos leitores para começar a melhorar suas finanças pessoais hoje mesmo?
O ponto de partida da organização financeira é saber exatamente qual o gasto mensal familiar e, para isso, é necessário anotar todos os gastos, diariamente.
Como você enxerga o futuro da educação financeira? Quais são suas expectativas para o impacto do ensino financeiro na sociedade nos próximos anos?
Eu percebo um movimento muito forte de vários profissionais na área de educação financeira, principalmente na última década. Até há alguns anos as pessoas não se preocupavam em criar reservas para o futuro porque a expectativa de vida não ia muito além da idade média de aposentadoria. Realidade que vem sendo mudada e, com isso, a visão da necessidade de ser mais organizado.
Acredito que o impacto do ensino financeiro vai gerar uma sociedade mais feliz, menos angustiada e estressada, quando as pessoas entenderem que podem viver de forma a ter mais recursos, porque todos nós somos capazes de ganhar mais, e entenderem que o dinheiro não se esgota, porque não é um sistema de ganha-perde, que para um ganhar o outro tem que perder. O mesmo dinheiro pode circular nas mãos de várias pessoas, gerando renda e ganhos para todos. Umas das melhores sensações que sinto é saber que não devo nada a ninguém e que tenho patrimônio suficiente para trabalhar por propósito e não por necessidade de pagar contas.
Quais são os benefícios específicos que seus clientes relatam depois de passar pela mentoria financeira com você?
Os benefícios relatados foram, de forma geral, a mudança de mentalidade e crenças em relação ao dinheiro, a riqueza e ao sucesso, dentro da mudança de mentalidade, ainda, a importância de vencer o medo que os paralisa e bloqueia, autoconfiança para administrar e criar mais dinheiro, saber lidar com seus problemas pessoais e financeiros, estabelecimento de prioridades e clareza de objetivos, criação de novas ideias e a prática delas para seus negócios, melhora da organização financeira e pessoal, mudanças de hábitos financeiros e pessoais.
Como os interessados podem ter acesso à sua mentoria? Quais são os programas ou recursos disponíveis para quem deseja aprender mais com você?
Os interessados podem me contatar pelo WhatsApp (link no Instagran) ou pelo Direct do Instagran. Importante ressaltar que trabalho com uma turma de mentoria por vez, ou seja, quando uma turma inicia o interessado terá que aguardar a abertura da próxima turma. As turmas são abertas a cada 10 semanas, que é o tempo de duração da mentoria.
Atualmente trabalho com recursos de conteúdos gratuitos no Instagran e Youtube no @bettina.enriquecevoce, mas para quem deseja aprender por uma sequência lógica, comigo ensinando ao vivo, com grupo de whatsapp onde eu estou presente, é atráves da mentoria em grupo.
Estou trabalhando na criação de outros programas, como mini-cursos e assessoria individual.