Uma das principais inovações do 12º Concurso Brasileiro de Cervejas
(CBC), lançada neste ano para o mercado brasileiro das cervejas independentes,
já é requisitada por outras competições latino-americanas. A Nota Comercial,
que confere pontuação às primeiras colocadas em sua categoria, é mais uma forma
de atestar a qualidade da bebida, cujo fabricante pode agregá-lo ao seu rótulo,
chamando atenção do consumidor ao sucesso de seu produto.
“Lançamos uma novidade nas Américas, já que até então era um
reconhecimento restrito apenas ao mundo do vinho”, explica Develon da Rocha,
presidente da Semana da Cerveja Brasileira, organizadora do CBC.
“Várias outras competições da América Latina nos procuram sobre como
incluir a Nota Comercial em seus certames. Estamos dividindo nosso know-how junto
aos membros da Federação Internacional de Concursos Cervejeiros (ou International
Beer Cometition Federation), lançada na última Semana da Cerveja
Brasileira”, afirma Rocha, reforçando que o CBC é membro-fundador da entidade.
Por enquanto, fazem parte da Federação eventos do Brasil, Paraguai, Argentina,
México, Colômbia e Uruguai.
“O Concurso é um dos maiores do mundo, reunindo mais de uma centena dos
melhores especialistas da bebida como jurados, em total consonância com os mais
rígidos padrões europeus”, enfatiza Douglas Merlo, coordenador técnico do CBC.
Inscrições para 2025 – O fruto desta inovação está nas primeiras
inscrições de amostras para o 13º CBC, realizadas em lote promocional entre 09
e 12 de abril. Elas superaram as expectativas, registrando aumento de 9% em
relação à mesma ação realizada no ano passado.
“Trata-se do fruto de um trabalho de renovação incessante, com inovações
que consolidam o CBC como um dos maiores do setor no mundo. Uma prova de
credibilidade”, afirma Rocha. A edição de2025 será entre 08 e 10 de março, com
premiação no dia 11.