Blog Top Society - Karla Cruz

Mouts TI anuncia novo diretor com foco em expansão internacional

12/03/2024    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/14079_post_4324.jpg
A Mouts TI deu um passo importante no investimento em internacionalização e reforçou o time com a contratação de um novo executivo que vai atuar diretamente na estratégia de expansão da empresa no mercado norte-americano. Allan Freire, o novo “board member” da Mouts TI USA, é um profissional com especialização em tecnologia e gestão e longas passagens por grandes empresas globais, como Pepsico e AB-InBev, que agora empresta seu know-how para impulsionar a tech brasileira no exterior. 
 
Freire terá uma posição de “diretor não-executivo”, que atua como um conselheiro, auxiliando no desenvolvimento e implementação da estratégia, abrindo portas para mercados não existentes e fazendo networking junto a profissionais do mercado com perfis interessantes, num conjunto de medidas pensado para resultar em mais vendas e expansão dos negócios - nesse caso, voltado aos Estados Unidos. Na prática, Freire vai atuar na definição e implementação de ações que ampliam a presença da Mouts TI no país. 
img/topsocie_blog/14079_post_9257.jpg
 
“É uma atuação estratégica, para definirmos questões como a penetração no mercado americano, a contratação de pessoas chave e a abertura de novos clientes que vão nos levar a expansão nos Estados Unidos, enfim, discussões e movimentações estratégicas onde agrego valor e direcionamento”, aponta, ressaltando que, ainda neste primeiro momento, a maior parte do trabalho operacional segue ocorrendo a partir da sede brasileira da empresa, localizada em Blumenau (Santa Catarina). “Eu ficarei mais orquestrando esse trabalho estratégico”, complementa. 
 
Ampla bagagem 
 
Allan Freire acumula mais de 20 anos de experiência atuando na transformação de negócios por meio da Tecnologia. Iniciou a carreira na indústria na área de automação industrial, trabalhando na transformação “física e digital” das empresas, quando teve a oportunidade de estudar na Purdue University, uma das mais renomadas universidades norte-americanas e alma mater de personalidades como Neil Armstrong e Eugene Cernan, respectivamente o primeiro e o último homens a pisarem na lua, além de personalidades da engenharia, das ciências e da política, entre outras áreas. 
 
Após os dois anos na Purdue, Freire foi selecionado pela Pepsico para uma posição de gerência corporativa para a América Latina. “Eu estava focado em meu full-time MBA na Purdue University, quando tive a oportunidade de ser um consultor para a PepsiCo sobre a aquisição que eles tinham realizado da Mabel, e neste momento eu conheci o VP de Operações & Produtividade da PepsiCo que durante o projeto afirmou que eu seria a pessoa ideal para liderar a nova divisão de Produtividade por meio de Tecnologia para a PepsiCo LATAM, o que confirmou ser verdade, pois no primeiro ano conseguimos aprovar um Projeto de 5 anos de mais de 1 bilhão de reais para LATAM”, afirma Freire. 
 
Com a experiência adquirida na Pepsico, Freire abriu suas portas para outra oportunidade global, desta vez na Anheuser-Busch InBev - também conhecida como AB-InBev ou ABI. “Fui o primeiro diretor ‘externo’ da Anheuser-Busch na história em Supply Chain, até então ninguém havia sido contratado externamente para uma posição de liderança nesta área. Eu assumi a área de supply chain para liderar a parte de tecnologia mas também atuando com foco em produtividade”. 
 
Parceria
 
A partir da atuação na AB InBev, Freire conheceu o trabalho da Mouts TI enquanto buscava fornecedores para ações de desenvolvimento tecnológico. Recentemente, ele deixou a organização em busca de novas experiências e encontrou na empresa brasileira a possibilidade de alçar novos voos - para ambos. 
 
“Percebi que temos os mesmo objetivos, de criar valores por meio do fornecimento de expertise em tecnologia a um custo acessível para o mercado americano. Então decidimos unir essas forças; eu já tinha excelentes contatos, eles têm a mão de obra, para criar esse modelo de atuação que vai contribuir para o desenvolvimento de todos”, avalia. 
 
Para o co-founder da Mouts TI, Rogério Moutinho, a parceria tem tudo para render bons frutos e consolidar o processo de internacionalização da Mouts TI. “O mercado norte-americano é diferente do nosso e, mesmo com clientes que atuam nos dois países, entendemos que a operação precisava desse impulso. Acreditamos que essa nova configuração  vai trazer os resultados que buscamos com esse passo em direção ao mercado internacional”, finaliza. 
 
Sobre a Mouts TI
 
A Mouts TI, que completou sete anos em outubro de 2023, acumula números expressivos na atuação em Tecnologia da Informação. Neste período, são 800 projetos concluídos, 20 países atendidos e 2 milhões de pessoas impactadas. Hoje, a sede da empresa está em Blumenau (SC), contando ainda com um escritório em Florianópolis (SC) e outro nos Estados Unidos, além de profissionais que atuam em projetos no mundo inteiro.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página