Blog Top Society - Karla Cruz

Concurso irá escolher cervejas que irão representar região Sul em disputa nacional

07/11/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/13367_post_9517.jpg
A etapa Sul da 3ª Copa Cerveja Brasil, concurso nacional promovido e organizado pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), será realizada de 22 a 24 de novembro, em Curitiba (PR). A competição que já rodou o país e avaliou mais de 730 rótulos irá premiar as melhores cervejas produzidas nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Pela primeira vez um concurso nacional está percorrendo o Brasil, avaliando e premiando os melhores rótulos produzidos em cada uma das cinco regiões. Cervejas que recebem medalhas nas etapas regionais, como a de Curitiba, participam da final nacional, que vale vaga para concursos internacionais da bebida.

"As etapas regionais ajudam a democratizar o concurso ao reduzir custos de inscrições e de logística ao mesmo tempo que valorizam as características de cada região, responsáveis por formar a identidade brasileira", avalia o presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino.
img/topsocie_blog/13367_post_12779.jpg
Também com o objetivo de valorizar a cerveja brasileira, entidade incluiu no regulamento e irá premiar cervejas que utilizam técnicas, madeiras e ingredientes nacionais.

Já foram realizadas etapas Sudeste, em Vitória (ES); Nordeste, em Salvador (BA); Centro-Oeste, em Brasília (DF), e Norte, em Belém (PA) durante as quais foram distribuídas 230 medalhas. Em dezembro a Abracerva promoverá a grande final em São Paulo.

Cervejarias que receberem medalha de ouro na final nacional ganharão inscrição para o concurso internacional World Beer Cup. Além disso, todas as cervejas premiadas na categoria Best of Show regional recebem inscrições para a Copa Cervezas de America. Todas as inscritas recebem um relatório com as análises técnicas de suas amostras que serão avaliadas por dezenas de jurados e especialistas na bebida.

Dados da região

A região Sul reúne 39,7% de todas as cervejarias do Brasil, segundo dados oficiais do Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA). Em números absolutos, são 686 fábricas, um aumento de 7,5% em 2022 na comparação com 2021. São 310 cervejarias no Rio Grande do Sul, 215 em santa Catarina e 161 no Paraná. Segundo dados do MAPA, Curitiba é a terceira cidade com mais cervejarias no Brasil, com 26 fábricas. Atrás apenas de Porto Alegre, com 42 cervejarias, e São Paulo, com 59.

Congresso

Além da 3ª Copa Cerveja Brasil, Curitiba também recebe na mesma época o Congresso Cerveja Brasil. O encontro reunirá empresários e lideranças do setor para mesas redondas e palestras sobre temas como tributação, sustentabilidade, competitividade, além de uma rodada de negócios.

“O Congresso compõe o road show Conexão Cerveja Brasil com o qual temos conseguido aproximar as cervejarias das entidades e associações nacionais e regionais do setor de bebidas e do segmento de cervejas artesanais. O objetivo é conseguir a união para melhorar o ambiente de negócios reduzindo impostos e simplificando o dia a dia do empresário”, explica o presidente da Abracerva.

ABRACERVA

A Abracerva, Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de proteger, desenvolver e democratizar a cerveja artesanal brasileira. É a maior entidade do setor e representa diretamente 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais que trabalham no segmento. A Abracerva acredita na máxima “beba menos, beba melhor”. Conheça https://abracerva.com.br.

Link para inscrições na etapas Sul da 3ª Copa Cerveja Brasil: https://beerawardsplatform.com/copa-cerveja-brasil-2023-regiao-sul

Agenda do Conexão Cerveja Brasil 2023:
Sul - Curitiba (PR): 22 - 24 de novembro
Final em São Paulo: dezembro
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página