Híbrido Unicesumar
nasce com o desafio de reduzir evasão acadêmica, melhorar a qualificação
profissional e impulsionar a inovação nacional
Laboratório físico com tecnologia de ponta
Lagesé uma das primeiras cidades brasileiras
a receber o ensino Híbrido da Unicesumar. A instituição uniu o melhor da
educação a distância e o melhor da formação presencial para criar o primeiro
modelo híbrido de ensino de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo do Brasil. O
Híbrido Unicesumar já é apontado por especialistas como uma das maiores
inovações do ensino superior no país. Os interessados nesse modelo podem fazer
a pré-inscrição no site www.unicesumar.edu.br/hibrido.
As aulas se iniciam em fevereiro de 2018.
Serão oferecidos cursos de Engenharia
Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Mecânica,
Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo, todos com cinco anos de
duração.
O reitor
da Unicesumar, Wilson Matos da Silva, afirma que este é um investimento no
futuro do Brasil, especialmente nos setores que mais demandam por profissionais
qualificados para o desenvolvimento do país: energia, telecomunicações e
tecnologia. “Reinventamos a forma de ensinar Engenharia e Arquitetura e
Urbanismo porque temos tradição em educação e qualidade de ensino”, destaca.
O novo
modelo nasceu da troca de experiências de professores renomados de Engenharia
no Brasil que, juntos, descobriram um novo significado para o ensino oferecido
até hoje no país, seja no modelo presencial, como na educação a distância.
“Nossa inquietação inicial foi a alta evasão escolar, a má qualidade da maioria
dos cursos existentes – uma calamidade –, a baixa empregabilidade dos
recém-formados e o comprometimento da indústria nacional num futuro bem
próximo”, conta o professor Aécio Lira, coordenador do projeto Híbrido
Unicesumar.
De
acordo com o pró-reitor de EAD da Unicesumar, William de Matos Silva, o Híbrido
Unicesumar é uma metodologia inovadora que oferece “qualidade de ensino,
tecnologia educacional de ponta, garantia de aprendizagem, material didático
próprio e estrutura física nos polos escolhidos para receber o modelo Híbrido,
que oferecerão salas de aulas modernas e laboratórios físicos e virtuais, com
recursos em realidade aumentada e práticas programadas”, ressalta.
Entre
os profissionais que participaram da construção do Híbrido Unicesumar e de seus
conteúdos estão os professores José Roberto Castilho Piqueira (POLI/USP), Luis
Ricardo Arruda de Andrade (POLI/USP), Ricardo Fragelli (UNB / Universidade de
Brasília), Abdias Magalhães Gomes (UFMG), Gal. Barroso Magno (IME), Cláudio
Pessoa (FUMEC), George Jamil (FUMEC), Jorge Van Dal (Unicesumar) e Cláudia
Herrero Martins Menegassi (Unicesumar).
Como funciona
A
semana de aula está estruturada para seis dias de atividades, sendo três dias
de auto estudo, um dia de aula ao vivo (transmitidas via ambiente on-line),
dois dias de encontro presencial no polo e/ou de prática laboratorial, também
no polo. Todas as atividades presenciais terão controle de frequência de no
mínimo 60% de presença. A sala de aula no modelo Híbrido é invertida. Antes das
aulas, o aluno prepara-se sobre o tema. Durante as aulas, o aluno pratica os
conceitos aprendidos. Depois das aulas, o aluno revisa o conteúdo e estende seu
aprendizado.
Idealizada
em 1990 para oferecer ensino de qualidade, a Unicesumar vem ampliando a
estrutura física e aperfeiçoando a qualidade no atendimento. Em 2017, possui
quatro campi de ensino presencial nas cidades de Maringá, Curitiba, Londrina e
Ponta Grossa/PR, e mais de 200 polos de educação a distância por todo o Brasil.
Seu corpo docente é formado por mais de 800
professores, sendo 80%
mestres e/ou doutores. A Unicesumar obteve nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) pelo sexto ano
consecutivo, em uma escala de avaliação de 1 a 5. No ranking dos 149 centros
universitários públicos e privados do Brasil, a Unicesumar está
na 7ª posição. A instituição também está entre os 10 maiores
grupos educacionais privados do país.
Danieli Crevelaro
Assessoria de Imprensa Unicesumar