Principal parceiro comercial do
Paraguai, somente em 2022, o Brasil foi o responsável por 28,5% das transações
de exportação e importação do país, segundo a Câmara de Comércio
Paraguai-Brasil (CCPB). No primeiro trimestre deste ano, o volume comercial
entre eles foi de US$ 1,9 bilhões – o equivalente a R$ 9,8 bilhões) –, sendo
Santa Catarina responsável por US$ 164,7 milhões das exportações no período. E
para potencializar a conexão que já é bem estruturada, o ministro da Indústria
e Comércio do Paraguai, Javier Giménez, convidou o diretor da Father &
Company Brasil, Thiago Raitez, para uma conversa no gabinete. A atuação das
empresas catarinenses no mercado paraguaio e as possibilidades de novos
negócios foram alguns dos temas abordados.
O encontro também contou com a
presença do vice-ministro da pasta e diretor da Rediex, agência de promoção de
exportação do Paraguai, Rodrigo Maluff. “Santa Catarina e o Paraguai já têm uma
relação comercial mútua e estratégica, que pode facilitar novas oportunidades
de operações. Somos um berço de empreendimentos inovadores e que têm total
capacidade de atender as demandas do país vizinho. Essa conversa foi bastante
importante nesse sentido, de mostrar o quanto as empresas catarinenses têm
muito a oferecer ao mercado paraguaio”, comenta Thiago.
A reunião serviu como uma porta de
entrada para que os negócios catarinenses ganhem ainda mais espaço na economia
vizinha. “É o tipo de relacionamento que direciona para uma parceria comercial
mais sólida. Quando se tem o aval de um ministro de estado que vislumbra o
potencial do que é produzido nas empresas locais, temos um leque de
oportunidades se abrindo em termos de competitividade interna e externa”,
completa o diretor da Father, que também atua no Paraguai e presta serviços de consultoria
e de suporte no processo de internacionalização de empresas brasileiras, além
de respaldo a operações de empresários paraguaios.
Sobre a Father & Company Brasil
Com mais de 25 anos
de experiência em comércio exterior, a Father Estratégias Internacionais é
especializada em projetos de internacionalização de empresas, com serviços como
consultoria, planejamento estratégico internacional, expansão para o mercado
externo, além de operações efetivas como exportação e importação, com
metodologia própria e patenteada. Com escritórios próprios no Brasil e nos EUA,
tem parceiros no Paraguai, Bolívia, Itália, Japão e Equador. Atua em mais de 30
países e é responsável por mais de 40 mil processos de negócios globais, além
de ter participação na abertura de mais de 50 franquias internacionais.