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O Negócio da Moda" já tem data marcada para 2024

07/10/2023    Karla Cruz

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O evento "O Negócio da Moda - ONDM" teve mais uma bem-sucedida edição realizada na última semana, com duração de três dias, no Expocentro BC em Balneário Camboriú. Desde sua criação em 2015, o ONDM passou por várias transformações e, em 2023, chegou com um novo formato ainda maior e mais abrangente.
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Além da já tradicional programação de conteúdo, que incluiu talks e palestras com diversos profissionais atuantes no segmento da moda brasileira, o ONDM 2023 trouxe uma novidade emocionante: uma feira de negócios voltada para os profissionais da indústria têxtil e confecção. Esta feira ocupou um espaço significativo de 8,5 mil metros quadrados e contou com a participação de mais de 90 marcas voltadas para o segmento da confecção.
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O idealizador e figura central do evento, Ivan Jasper, que é natural de Brusque (SC), expressou sua satisfação com os resultados positivos obtidos nesta edição do ONDM. Além disso, ele revelou algumas novidades emocionantes sobre os próximos passos do projeto, incluindo a confirmação de duas edições do ONDM para o ano de 2024.
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O ONDM tem se consolidado como um importante encontro para profissionais e entusiastas da moda, não apenas em Santa Catarina, mas também em nível nacional. Com suas inovações constantes e uma visão arrojada, o evento promete continuar a ser um marco no calendário da indústria da moda brasileira.
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Confira na entrevista abaixo

Como aconteceu a ida do ONDM para outros estados? 
Começou com uma amizade, muito tempo atrás, com Lucas Franzato, que hoje é CEO do Grupo Morena Rosa. Na época, ele atuava no marketing do Grupo Morena Rosa e, conversando sobre o evento, ele deu a ideia de fazermos uma edição em Cianorte, uma cidade de cerca de 80 mil habitantes no noroeste do Paraná. A princípio a ideia não me pareceu viável, já que Cianorte fica próxima de Maringá, porém muito menor em tamanho. No entanto, percebemos que o setor da confecção, de fato, estava em Cianorte. A partir daí decidimos fazer uma edição na cidade em 2020, porém os planos tiveram que ser adiados (por conta da pandemia de Covid-19) e realizamos a edição em 2022; foi uma experiência tão incrível que nos deu coragem para alçar novos voos e entender novos mercados.
Então agora o evento passa a ter mais de uma edição por ano? Será itinerante?
Nós vamos realizar duas edições por ano, uma a cada semestre. Neste ano, estivemos no dia 9 e 10 de agosto em Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco, e agora realizamos uma grande e exitosa edição em Balneário Camboriú. Em 2024, nos dias 15 e 16 de maio estaremos realizando uma edição em Goiânia, que é outro pólo têxtil fantástico, e nos dias 22, 23 e 24 de outubro, estaremos novamente aqui no Expocentro BC. 
Qual critério é levado em consideração para a escolha da região? 
Como nós recebemos várias sugestões de pólos têxteis, realizamos um estudo de campo, mas além dessa avaliação eu quero a benção das pessoas que lá estão, não somente levar o evento. Eu não quero chegar “invadindo”, pois podem ter eventos similares, podem ter outras coisas, então a gente sempre tem um diálogo muito bom. 
Existem eventos similares ao ONDM?
Existem eventos similares, mas não tão completos como o nosso. E isso não é prepotência; são os anos de trabalho que permitem ir entendendo o mercado precisa. Nós começamos só com o compartilhamento de inteligência, então as edições anteriores tinham apenas um ou outro expositor. Hoje nós temos 93 expositores, que são a alma do evento, que fazem o evento de verdade. Por isso chamamos de “O Negócio”. A palavra “negócio” vem antes da moda, as duas coisas têm que estar conectadas.
Qual é o futuro do ONDM? O evento vai ter mais formato de feira daqui para frente? 
Sim. Já era um sonho quando nós começamos em 2015 em um formato menor. Nós fizemos um planejamento de 5 anos naquele formato porque entendemos que precisávamos criar o conceito da marca, credibilidade no mercado, ter algo para entregar aos expositores e gerar negócio, caso contrário o evento não faria sentido. Não é somente pelo branding, tem que gerar negócio. E o formato que alcançamos agora é o que queremos para o futuro.
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