Blog Top Society - Karla Cruz

Projeto prevê ampliação do número de leitos em Blumenau

11/09/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/12741_post_9198.jpg
As regiões Sul e Sudeste foram as principais responsáveis pelo crescimento populacional do Brasil na última década, de acordo com o último Censo. Santa Catarina, inclusive, está entre os três Estados que mais tiveram aumento da população.
 
Porém, o número de leitos hospitalares não acompanha essa projeção. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a média ideal de leitos para cada mil habitantes é de 3,2. Santa Catarina registra a média de 2,3, quase 20% a menos do recomendado.
 
Analisando apenas os números de Blumenau, observamos que a população aumentou 16,93% em comparação com o Censo de 2010, mas o número de leitos não foi alterado. Em 2018, a média de Blumenau era de 1,93, com 681 leitos hospitalares, incluindo UTI e enfermaria. Hoje está em 1,84, com 665 leitos hospitalares (152 no Hospital Santa Catarina, 263 no Hospital Santa Isabel, 203 no Hospital Santo Antônio e 47 no Hospital Misericórdia).
 
O diretor-executivo da Unimed, Vítor Hellmann, acrescenta:
 
“Podemos dizer que Blumenau tem um déficit de vagas que já se prolonga há vários anos. Se comparado a outras regiões do Estado, isso fica ainda mais evidente. Temos potencial para nos tornarmos uma referência na área da saúde e oferecer um tratamento de excelência para a cidade e também para as cidades vizinhas”.
 
“A Unimed tem um projeto que prevê a instalação, em cinco anos, de mais 226 leitos (30 UTI adulto, cinco UTI pediátrica, 165 enfermaria, oito UTI neonatal e 13 maternidade) para atender clientes e também particulares. Assim, o índice de leitos hospitalares por mil habitantes da cidade passaria para 2,04, ficando mais próximo ao índice do Estado. Lembrando que mesmo assim ainda estaríamos abaixo da média indicada pela OMS, por isso temos que ter um plano a longo prazo também”.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página